Girolando participará de 4 exposições internacionais

Girolando participará de 4 exposições internacionais

PARTILHAR
girolando na expocruz
Julgamento da raça Girolando na Expocruz em 2017

Uma das raças leiteiras que mais vende sêmen no Brasil, a Girolando vem ganhando espaço também no mercado internacional.

Nos próximos meses, quatro exposições na América Latina terão em suas programações dias de campo, visitas técnicas, palestras e julgamentos da raça. A primeira delas será a Expocruz 2018, em Santa Cruz de L Sierra, na Bolívia, que acontecerá de 21 a 30 de setembro, e terá a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, por meio do projeto internacional Brazilian Girolando. Durante toda a feira, o coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, ministrará palestras sobre a raça no estande do Brazilian Girolando.

Já no dia 26 de setembro, o jurado brasileiro, Euclides Prata, conduzirá o julgamento da raça no período da manhã. Devem participar animais de criatórios bolivianos de várias regiões do país. De acordo com Cembranelli, a Bolívia é um dos grandes mercados para o Girolando na América Latina. “Como temos acordo bilateral com a Bolívia, o comércio entre os dois países vem crescendo, tanto de embriões, animais vivos e sêmen. O Girolando, por ser altamente produtivo e rústico, se adaptou bem às condições climáticas e de manejo da Bolívia e muitas propriedades estão conseguindo obter excelentes resultados, atingindo boas produções de leite a baixo custo”, destaca.

O diretor de Relações Internacionais da Girolando, Guilherme Marquez, também participará da Expocruz 2018, juntamente com representantes das empresas integrantes do Brazilian Girolando. Atualmente, o projeto conta com 14 associados, que atuam nas áreas de comércio de animais (MF Rural), fazendas (GBF Global, Nova Terra, Vila Rica, Mutum, Fazenda Floresta, Estância Tamburil, Fazenda Geny, Fazenda São Pedro), centrais de inseminação (Alta e ABS), laboratório (LinkGen), sementes e nutrição animal (Matsuda) e trading (Agroexport). Este é o segundo ano que o Brazilian Girolando participa da Expocruz.

Os próximos países que terão a participação da Girolando em eventos são Equador, Guatemala e Colômbia. A Associação tem convênio de cooperação técnica na área de melhoramento genético com associações de vários países da região, como o Equador. Entre os dias 1º e 12 de outubro, Marcello Cembranelli fará visitas técnicas às fazendas nas regiões de Quito, Guayaquil e Santo Domingo no Equador, fará julgamento de animais na exposição de Guayaquil e ministrará palestras no Seminário Internacional do Equador.

Na Guatemala, ele participará com os associados do Brazilian Girolando da Expoleite, e, na Colômbia, da Feira Nacional de Zebu, ambas agendadas para o mês de novembro.

Megaleite 2018: Destaques, recordes e tríplice coroa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.