Governador de MG anuncia linha especial para compra de touros PO

Governador de MG anuncia linha especial para compra de touros PO

PARTILHAR
ExpoZebu 2018: governador de MG anuncia linha especial para compra de touros PO. Foto: Assessoria de imprensa ABCZ

Condições de financiamento incluem prazo de 60 meses, sendo 12 de carência e juros de 0,33% ao mês

A ExpoZebu 2018 recebeu na manhã desta sexta-feira (27) a visita do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Durante a passagem pela feira, o chefe do executivo mineiro fez dois importantes anúncios para a cadeia produtiva. Um deles, a criação de uma linha de crédito voltada para aquisição de touros PO.

Para apoio ao Pró-Genética, a linha “Geraminas Pecuária” terá recursos de R$7 milhões aportados do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Através dela, a expectativa é que 1.000 pequenos produtores rurais tenham acesso à tecnologia do touro PO melhorador. Cada beneficiário poderá financiar apenas um reprodutor com as condições especiais de 60 meses, sendo 12 de carência, com juros de 0,33% ao mês.

“É um tributo aos produtores rurais”, destacou o governador Fernando Pimentel, ao anunciar a medida. O diretor da ABCZ, responsável pelo Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Júnior, reforçou a importância do apoio que vai estimular ainda mais o melhoramento do rebanho mineiro.

“A ABCZ está preocupada com toda a cadeia pecuária da carne e do leite. Essa ação vai incrementar o desenvolvimento do pequeno produtor, evitar o êxodo rural e aumentar a rentabilidade”, comentou.

Para o presidente da Emater, Glênio Martins, essa é uma das grandes conquistas do setor, possibilitando não só o acesso do pequeno produtor ao touro melhorador com condições facilitadas, como também uma oportunidade para o grande criador de vender sua genética. “Todos os escritórios da Emater estarão capacitados para fornecer mais informações sobre a linha de financiamento”, completou.

Ainda durante o encontro na sede da entidade, foi assinado decreto que institui a comissão de estudos estratégicos para a cadeia produtiva de lácteos do estado. “Minas tem tradição na produção de leite e os produtores trabalham duro para manter essa atividade. Esses anúncios, sem dúvida, vão ser um dos momentos mais impotantes da Expozebu 2018”, comemorou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

A Comissão criada vai trabalhar na elaboração de propostas voltadas à maior competitividade, rentabilidade e sustentabilidade do setor de lácteos. Entre as ações esperadas, conforme explicou o governador, está a instituição de um preço referência para o Leite em Minas Gerais e a instituição de decreto que impeça a importação de leite pelo Estado.

“Não há necessidade de importar leite. Para cada litro de leite consumido em Minas, produzimos três litros. Há um excedente de produção”, comentou Fernando Pimentel.

O Secretário de Agricultura em exercício, Amarildo José Brumano Kalil, explicou que a Comissão vai verificar a lisura desse processo. “Todos os levantamentos necessários para verificar as distorções de mercado serão feitos”, concluiu.

Fonte: ABCZ

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com