
O calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário, com objetivo de reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.
Foi publicada nesta sexta-feira (15) a Portaria nº 886 com a alteração no calendário de semeadura da soja para a safra 2023/2024 nos estados da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. Após diversos pedidos e negociações com o governo federal, os estados do Sul obtiveram a alteração no calendário do plantio da soja para a safra 2023/24. No entanto, as mudanças anunciadas pelo governo não atenderam totalmente às demandas solicitadas, afirmam representantes do agronegócio da região.
Para o estado da Bahia o novo período vai de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2023. Neste caso, o calendário foi reduzido de 100 para 92 dias em atendimento à solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal.
Em Rondônia também foi atendida a solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal no sentido de estabelecer um período único de 100 dias para o estado como um todo, ao invés de períodos diferenciados para duas diferentes regiões como estabelecido anteriormente. O novo período vai de 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023.
Já para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram consideradas as solicitações dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal e demais razões técnicas relativas à necessidade do aumento dos períodos anteriormente estabelecidos. A medida se vale em função de características geoclimáticas e arranjos produtivos em algumas regiões específicas, principalmente para os casos em que a soja é cultivada como segunda safra (após as culturas do milho, feijão, entre outras).
Desta forma, ao invés de um período único para cada unidade Federativa, foram estabelecidos calendários diferenciados para regiões diferentes no âmbito de cada um destes estados.
O Paraná ficou dividido em três regiões. A primeira vai de 20 de setembro a 18 de janeiro de 2024, a segunda de 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023 e a terceira de 17 de setembro a 15 de janeiro de 2024.
No Rio Grande do Sul também são três regiões: a primeira de 1º de outubro a 18 de janeiro de 2024, a segunda de 1º de outubro a 28 de janeiro de 2024 e a terceira de 1º de outubro a 08 de janeiro de 2024.
O estado de Santa Catarina foi dividido em quatro regiões. A primeira vai de 13 de outubro a 10 de fevereiro de 2024, a segunda e a terceira vão de 02 de outubro a 30 de janeiro de 2024, e a quarta de 02 de outubro a 10 de janeiro de 2024.
Rio Grande do Sul
- Sudoeste e Sudeste: 1 de outubro a 18 de janeiro de 2024 – Região 1
- Noroeste, Centro-Oeste e Centro-Leste: 1 de outubro a 28 de janeiro de 2024 – Região 2
- Nordeste e Região Metropolitana: 1 de outubro a 08 de janeiro de 2024 – Região 3
Santa Catarina
- Sul: 13 de outubro a 10 de fevereiro de 2024 – Região 1
- Vale do Itajaí, Norte e Oeste: 02 de outubro a 30 de janeiro de 2024 – Regiões 2 e 3
- Demais regiões do estado: 02 de outubro a 10 de janeiro de 2024 – Região 4
Paraná
- Sudoeste e Centro-Sul: 20 de setembro a 18 de janeiro de 2024 – Região 1
- Oeste, Norte e Noroeste: 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023 – Região 2
- Sudeste, Nordeste, Centro e Região Metropolitana: 17 de setembro a 15 de janeiro de 2024 – Região 3
O calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário, com objetivo de reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática da soja. A medida implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no seu controle.
A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Com novo recorde, produção de grãos na safra 2022/23 chega a 322,8 milhões de toneladas
A safra de grãos no ciclo 2022/23 se encerra e atinge um novo recorde. Segundo o 12º Levantamento divulgado, nesta quarta-feira (6), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção está estimada em 322,8 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 18,4%, o que corresponde a 50,1 milhões de toneladas colhidas a mais sobre a temporada anterior. O resultado é reflexo tanto de uma maior área plantada, chegando a 78,5 milhões de hectares, como também de uma melhor produtividade média registrada, saindo de 3.656 kg/ha para 4.111 kg/ha.
Nesta temporada, a soja apresentou recuperação de produtividade no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, também houve melhora no desempenho das lavouras, porém limitado devido às condições climáticas não favoráveis durante o desenvolvimento da oleaginosa.
“Nesta temporada, os efeitos do La Niña se concentraram no estado gaúcho, mas ainda assim em menor escala que no ciclo anterior. Já nos demais estados, o clima se mostrou bastante favorável, mesmo com alguns atrasos verificados no período da semeadura e da colheita”, analisa o gerente de Acompanhamento de Safras, Fabiano Vasconcellos. Diante do cenário favorável, a produção de soja no país na safra 2022/23 é de um novo recorde, estimada em 154,6 milhões de toneladas, crescimento de 23,2%.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Sertanejo aposta em melhoramento genético e anuncia estreia oficial na agenda de leilões durante a Expoinel Mineira 2026 Continue Reading Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga Marcelo Tostes lidera movimento que propõe modernização da ABCCMM com foco em tecnologia, gestão eficiente e inclusão de todos os criadores Evento reúne tradição, genética de elite e oportunidades de investimento no mundo do Quarto de Milha em dois dias de leilão com transmissão nacional; Além de Princess Toro, veja o que esperar do Leilão Inevitável XJGC & Amigos O ministério afirmou que Washington “continua a ignorar as expectativas dos demais membros e a se desviar de suas obrigações”. Continue Reading China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial Empresa apresentará solução inovadora com foco na saúde dos plantéis suínos, reforçando seu compromisso com a sanidade e produtividade no campo. Na reta final do ano, a 33ª edição do Relatório Trimestral de Perspectivas para Commodities destaca atenção redobrada para grãos e energia diante de cenário macroeconômico desafiador. Continue Reading Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025, aponta StoneXCantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga
Chapa “Marchador para Todos” é oficialmente registrada e destaca a inovação como pilar de sua campanha
Kaká Diniz e JGC Ranch abrem mão de 33% da Bahamas Bull JGCKD no Inevitável XJGC & Amigos
China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial
Vaxxinova participa da Abraves 2025 com lançamento de produto para a saúde animal na linha de suínos
Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025, aponta StoneX