
Governo Federal publica decreto que regulamenta a inspeção e fiscalização de produtos para alimentação animal; Este é o primeiro segmento regulado pela defesa agropecuária a atualizar sua legislação sanitária para prover à compatibilização com a Lei do autocontrole
Foi publicado nesta quarta-feira (29) o Decreto nº 12.031 que regulamenta a inspeção e a fiscalização obrigatórias dos produtos destinados à alimentação animal. Com isso, a alimentação animal é o primeiro segmento regulado pela defesa agropecuária a atualizar sua legislação sanitária para prover à compatibilização com a Lei do autocontrole (Lei n° 14.515/2022).
A nova norma, bastante aguardada pelo setor, alcança todos os tipos de produtos para alimentação animal, como matérias-primas e ingredientes, até os produtos prontos para consumo de todas as espécies animais de produção e de companhia.
A fiscalização de produtos para alimentação animal foi regulamentada pela primeira vez no Brasil em 1976 e atualizada em 2007.
“Após 17 anos conseguimos a revisão da regulamentação. Trata-se de uma atualização do regramento da área animal voltada para a modernização da fiscalização, desburocratização e informatização”, explica o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga. “Essas novas regras visam a segurança e inocuidade de toda a cadeia alimentar, protegendo a saúde animal e humana, além de combater a fraude econômica”, completa.
Atualmente, o Brasil tem a terceira maior produção global de produtos para alimentação animal, o terceiro maior exportador mundial de alimentos para animais de companhia e segundo maior produtor global de farinhas de origem animal.
O novo regulamento, que conta com pouco mais de 150 artigos, contempla a ordenação didática de artigos, a adoção das terminologias completamente ajustadas aos autocontroles, a definição das atribuições do serviço oficial e do setor regulado, a adoção de novas tecnologias, o uso de sistemas informatizados tanto para registro de estabelecimentos e produtos quanto para fins de registro das atividades dos fiscalizados, a padronização de procedimentos técnicos e administrativos, o alinhamento com a regramentos internacionalmente aceitos e a interação com outros órgãos públicos de fiscalização.
Veja abaixo as alterações relevantes:
- Isenção de registro de vários tipos de estabelecimentos;
- Inspeção e fiscalização baseada em risco, priorizando as ações mais intensas conforme características do estabelecimento e de seus produtos;
- Autocontrole a ser executado por parte das empresas, baseado em ferramentas como as Boas Práticas de Fabricação e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle;
- Modernização do texto com relação às responsabilidades sobre a infração, medidas cautelares, penalidades e processo administrativo;
- Redefinição de sanções passíveis de aplicação de penalidades e gradua as infrações em leve, moderada, grave e gravíssima, dando proporcionalidade nas aplicações das penalidades, conforme preceitua a Lei 14.515/2022; e
- Agregação dos procedimentos de análise laboratorial aos regramentos, incluindo a possibilidade análises com testes moleculares.
Forte demanda de ovos dos EUA mantém exportação brasileira em alta
O aumento nas exportações do produto foi impulsionado, pelo segundo mês consecutivo, pela forte demanda dos Estados Unidos.
Continue Reading Forte demanda de ovos dos EUA mantém exportação brasileira em alta
Empresas em Recuperação Judicial sobem 6,9% no 1º trimestre de 2025
Neste primeiro trimestre 203 empresas saíram da Recuperação Judicial. Destas 80% voltaram a operar sem a supervisão judicial.
Continue Reading Empresas em Recuperação Judicial sobem 6,9% no 1º trimestre de 2025
Fertilizantes/Anda: entregas sobem 17,7% em fevereiro e somam 7 mi de t no 1º bi
O Estado de Mato Grosso manteve a liderança nas entregas, com 1,916 milhão de toneladas no bimestre, o equivalente a 27,1% do total nacional.
Continue Reading Fertilizantes/Anda: entregas sobem 17,7% em fevereiro e somam 7 mi de t no 1º bi
Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro
“A gente espera levar a Estrada de Ferro-118 a leilão ainda neste ano, no segundo semestre”, disse o ministro após o leilão da Rota da Celulose realizado pela B3.
Continue Reading Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro
Mapa participa de entrega de máquinas e equipamentos a municípios baianos
Considerando a atual situação de seca que afeta esses municípios baianos, a entrega desses bens é fundamental para aliviar o sofrimento da população.
Continue Reading Mapa participa de entrega de máquinas e equipamentos a municípios baianos
Valores do frango sobem neste início de maio
De acordo com colaboradores, esse movimento de alta está atrelado ao aumento do poder de compra do consumidor brasileiro.
Continue Reading Valores do frango sobem neste início de maio