
O governador do estado se encontrou com o ministro Gilmar Mendes para entregar a documentação referente às terras já declaradas, homologadas e demarcadas. Segundo a pasta, governo buscará indenizar produtores com áreas em terras indígenas de MS
Em meio a um cenário tenso de conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel participou de uma importante reunião em Brasília nesta quinta-feira (19), com o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O encontro teve como pauta central a busca de soluções para as disputas de terra entre indígenas e produtores rurais no estado. Em entrevista, ainda em Brasília, governo buscará indenizar produtores com áreas em terras indígenas de MS.
A morte do indígena Neri Guarani Kaiowá, ocorrida durante uma ação policial na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, na última quarta-feira (18), também foi amplamente discutida.
Conflito de terras e indenizações
Riedel apresentou ao ministro uma documentação detalhada sobre as áreas em litígio, abrangendo terras já estudadas, demarcadas, homologadas ou em fase de análise. Segundo o governador, o objetivo é buscar uma solução que contemple a indenização dos produtores que possuem títulos legais sobre terras que foram, posteriormente, reivindicadas como áreas indígenas.
“Estamos trabalhando para encerrar esse conflito. Ninguém ganha com isso, é uma situação extremamente ruim para o estado, para as comunidades indígenas e para a Polícia Militar”, destacou o governador.
O conflito, que resultou na morte de Neri Guarani Kaiowá, ocorreu enquanto a Polícia Militar cumpria uma liminar em favor de um casal de produtores rurais, cuja propriedade havia sido ocupada por indígenas Guarani Kaiowá desde a semana anterior. Durante o confronto, Neri foi atingido por um tiro, levando a uma escalada de tensões na região.
Diálogo com o governo federal sobre terras indígenas de MS
Riedel também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde ambos discutiram o impacto do conflito fundiário na região de Antônio João, próximo à fronteira com o Paraguai. O governador reforçou o compromisso de evitar novos confrontos e enfatizou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do indígena.
Além das questões fundiárias, o governador e o presidente abordaram a influência do narcotráfico na região fronteiriça, com a presença de plantações de maconha do lado paraguaio e a suspeita de aliciamento de indígenas por facções criminosas.
Próximos passos e solução para os conflitos
O encontro com o ministro Gilmar Mendes marca mais um passo na busca por uma solução duradoura para os conflitos envolvendo terras indígenas em Mato Grosso do Sul. De acordo com Riedel, a questão gira em torno de dois princípios constitucionais: o direito à propriedade privada e a demarcação de terras indígenas, ambos frequentemente em conflito na região.
“A solução, onde for aplicável, será a indenização dos proprietários”, reiterou o governador. A busca por um consenso que proteja tanto os direitos dos produtores rurais quanto os das comunidades indígenas é o foco das próximas negociações.
A expectativa é que o governo federal e o STF colaborem para encerrar os conflitos na região, que se agravam com a presença de narcotráfico e facções criminosas, além das disputas fundiárias já complexas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Tradição centenária transforma pequena ilha dos EUA em um verdadeiro retorno ao passado, com carruagens puxadas por cavalos, arquitetura vitoriana e regras rígidas que mantêm o charme de uma era sem motores. Continue Reading Conheça a ilha dos EUA onde cavalos fazem ‘tudo’; um paraíso equino Uso do equipamento passa a ser obrigatório para competidores nascidos a partir de 01 de janeiro de 2000, visando maior segurança aos atletas e prepará-los para as normas internacionais do esporte. Continue Reading Ekip Rozeta implanta regra do uso obrigatório de capacete Especialistas do clima, associações, cooperativas e povos da floresta discutem os riscos climáticos do Bioma Amazônico. Para manter a produtividade nas granjas e a qualidade do alimento exigida pelos consumidores, é fundamental que as aves estejam bem nutridas. Com lançamento de nova plataforma, companhia simplifica processos para acelerar cotações e emissão de propostas, além de fortalecer o papel do corretor. Continue Reading MAPFRE digitaliza seguro patrimonial rural para ganhar escala no agro Também foram avaliados os exemplares da raça Aberdeen Angus no primeiro dia de julgamentos, em Pelotas (RS). Conheça a ilha dos EUA onde cavalos fazem ‘tudo’; um paraíso equino
Ekip Rozeta implanta regra do uso obrigatório de capacete
Emergência climática, valorização dos territórios indígenas e bioeconomia são temas do Diálogos pelo Clima da Amazônia
Suporte técnico personalizado às granjas de postura resulta em pacotes nutricionais ajustados às necessidades e ganhos de produtividade
MAPFRE digitaliza seguro patrimonial rural para ganhar escala no agro
Animais de Santa Catarina se destacam na raça Ultrablack e levam prêmios na 2ª Fenagen