O governador do estado se encontrou com o ministro Gilmar Mendes para entregar a documentação referente às terras já declaradas, homologadas e demarcadas. Segundo a pasta, governo buscará indenizar produtores com áreas em terras indígenas de MS
Em meio a um cenário tenso de conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel participou de uma importante reunião em Brasília nesta quinta-feira (19), com o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O encontro teve como pauta central a busca de soluções para as disputas de terra entre indígenas e produtores rurais no estado. Em entrevista, ainda em Brasília, governo buscará indenizar produtores com áreas em terras indígenas de MS.
A morte do indígena Neri Guarani Kaiowá, ocorrida durante uma ação policial na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, na última quarta-feira (18), também foi amplamente discutida.
Conflito de terras e indenizações
Riedel apresentou ao ministro uma documentação detalhada sobre as áreas em litígio, abrangendo terras já estudadas, demarcadas, homologadas ou em fase de análise. Segundo o governador, o objetivo é buscar uma solução que contemple a indenização dos produtores que possuem títulos legais sobre terras que foram, posteriormente, reivindicadas como áreas indígenas.
“Estamos trabalhando para encerrar esse conflito. Ninguém ganha com isso, é uma situação extremamente ruim para o estado, para as comunidades indígenas e para a Polícia Militar”, destacou o governador.
O conflito, que resultou na morte de Neri Guarani Kaiowá, ocorreu enquanto a Polícia Militar cumpria uma liminar em favor de um casal de produtores rurais, cuja propriedade havia sido ocupada por indígenas Guarani Kaiowá desde a semana anterior. Durante o confronto, Neri foi atingido por um tiro, levando a uma escalada de tensões na região.
Diálogo com o governo federal sobre terras indígenas de MS
Riedel também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde ambos discutiram o impacto do conflito fundiário na região de Antônio João, próximo à fronteira com o Paraguai. O governador reforçou o compromisso de evitar novos confrontos e enfatizou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do indígena.
Além das questões fundiárias, o governador e o presidente abordaram a influência do narcotráfico na região fronteiriça, com a presença de plantações de maconha do lado paraguaio e a suspeita de aliciamento de indígenas por facções criminosas.
Próximos passos e solução para os conflitos
O encontro com o ministro Gilmar Mendes marca mais um passo na busca por uma solução duradoura para os conflitos envolvendo terras indígenas em Mato Grosso do Sul. De acordo com Riedel, a questão gira em torno de dois princípios constitucionais: o direito à propriedade privada e a demarcação de terras indígenas, ambos frequentemente em conflito na região.
“A solução, onde for aplicável, será a indenização dos proprietários”, reiterou o governador. A busca por um consenso que proteja tanto os direitos dos produtores rurais quanto os das comunidades indígenas é o foco das próximas negociações.
A expectativa é que o governo federal e o STF colaborem para encerrar os conflitos na região, que se agravam com a presença de narcotráfico e facções criminosas, além das disputas fundiárias já complexas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Decisão do Planalto provoca reação no Congresso, reacende debate fundiário e amplia a insegurança jurídica para produtores em regiões estratégicas do país O veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que previa a regularização de imóveis rurais localizados em faixas de fronteira voltou a colocar a política fundiária brasileira no centro… Parece inusitado, mas estudos e experiências de produtores mostram que a musicoterapia pode ser uma aliada surpreendente para a produtividade e o bem-estar do rebanho, impactando na produção de leite Continue Reading Quer aumentar a produção de leite? Descubra como a música clássica pode ajudar Transformar uma pecuária tradicional em uma máquina de produzir arrobas pode parecer um sonho distante, mas com um método claro, é uma meta alcançável. Baseado em um projeto real, detalhamos os passos essenciais para intensificar sua produção e buscar a marca de 10 cabeças por hectare Continue Reading O passo a passo para sair do zero e bater 10 cabeças por hectare Mais do que desempenho produtivo, a nutrição correta garante equilíbrio metabólico e segurança para a égua em todas as fases da reprodução. Continue Reading Da dieta à fertilidade: por que a nutrição decide o futuro reprodutivo das éguas Investimento aprovado pelo BNDES viabiliza nova picape intermediária da Toyota, acelera tecnologia híbrida flex no Brasil e reforça a estratégia industrial da montadora para 2026 e 2027 Conheça as melhores raças de galinhas que que são resistentes ao calor, suportam altas temperaturas e garantem boa produção de ovos mesmo no calor intenso. Continue Reading Conheça as 12 raças de galinhas que são resistentes ao calor“Retrocesso histórico”: veto de Lula ameaça produtores em áreas estratégicas do país
Quer aumentar a produção de leite? Descubra como a música clássica pode ajudar
O passo a passo para sair do zero e bater 10 cabeças por hectare
Da dieta à fertilidade: por que a nutrição decide o futuro reprodutivo das éguas
Toyota obtém R$ 500 milhões para produzir nova picape híbrida flex com apoio do BNDES
Conheça as 12 raças de galinhas que são resistentes ao calor





