
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o Plano Nacional de Ferrovias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (15) e afirmou que o lançamento oficial deve ocorrer em fevereiro.
O Plano Nacional de Ferrovias, que está em fase final de ajustes para ser anunciado, promete revolucionar a infraestrutura ferroviária brasileira ao prever a concessão de cinco grandes projetos à iniciativa privada. A iniciativa busca ampliar a malha ferroviária em quase 5 mil quilômetros, com um investimento estimado de R$ 100 bilhões, dos quais a União se compromete a bancar entre 20% e 30%, dependendo de cada projeto, para garantir sua viabilidade econômica.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o plano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (15) e afirmou que o lançamento oficial deve ocorrer em fevereiro. Segundo o ministro, a expectativa é criar um cronograma detalhado, com leilões programados por semestre, garantindo previsibilidade para os investidores.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, publicou, nas suas redes sociais, que o Plano Nacional de Ferrovias está praticamente “pronto”. Segundo o ministro, a estratégia do governo federal é “aportar até 20% dos recursos, fortalecendo a confiança e atraindo capital privado”.
Os cinco grandes projetos ferroviários
- Corredor Leste-Oeste
- Cerca de 2.400 km de extensão, unindo a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). A Fiol conecta Ilhéus (BA), com trechos em diferentes estágios de desenvolvimento. A Fico, executada pela Vale, será estendida até Lucas do Rio Verde (MT).
- Prolongamento da Ferrovia Norte-Sul
- Extensão de 477 km, levando a ferrovia de Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde (PA), permitindo o escoamento de grãos e desafogando a Estrada de Ferro Carajás (EFC), atualmente priorizada para o transporte de minério pela Vale.
- Anel Ferroviário do Sudeste
- Com 300 km, conectará Vitória (ES) a Itaboraí (RJ), integrando a Estrada de Ferro Vitória-Minas à malha da MRS Logística.
- Transnordestina
- Com previsão de entrega para 2026 ou 2027, terá uma conexão com a Ferrovia Norte-Sul em Estreito (MA), adicionando 600 km de novos trilhos.
- Ferrogrão
- O projeto mais desafiador, com 933 km, ligando Sinop (MT) a Itaituba (PA). Enfrenta desafios ambientais e de engenharia, dependendo de uma conciliação no STF devido aos impactos em unidades de conservação.
Investimentos e desafios no Plano Nacional de Ferrovias
A União pretende utilizar recursos obtidos a partir da renegociação de concessões ferroviárias. Contratos prorrogados na gestão anterior foram reavaliados e resultaram em acordos com empresas como Rumo e MRS Logística, além de uma recente negociação com a Vale, que se comprometeu a investir até R$ 17 bilhões na ampliação da EFC e da EFVM.
Os desafios incluem a necessidade de investimentos iniciais elevados e o tempo para retorno financeiro, visto que as ferrovias não geram receita até que partes dos trilhos estejam operacionais.
Conexões estratégicas incluídas no Plano Nacional de Ferrovias e retomadas de obras
Uma das principais conexões previstas no plano é entre Eliseu Martins (PI) e Estreito (MA), consolidando o papel da Ferrovia Norte-Sul como espinha dorsal do transporte ferroviário nacional.
Outra novidade é a retomada das obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, ligando Salgueiro a Suape (PE). Abandonado desde 2016, o trecho teve seus projetos atualizados pelo governo, com previsão de leilão para o segundo semestre deste ano.
Recuperação da malha sucateada
Por meio do Novo PAC, o governo também prevê a recuperação de ferrovias sucateadas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, regiões anteriormente atendidas pela antiga Malha Nordeste.
O primeiro leilão previsto será da Ferrovia Leste-Oeste, ligando o Sul da Bahia ao Mato Grosso, um corredor estratégico para a soja brasileira. Já o Anel Ferroviário do Sudeste, que conectará diversos portos à malha da MRS Logística, deve ser uma das próximas concessões.
Com um plano estruturado e metas claras, o Plano Nacional de Ferrovias se apresenta como uma oportunidade para modernizar o transporte de cargas no Brasil, tornando-o mais competitivo e eficiente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga
Sertanejo aposta em melhoramento genético e anuncia estreia oficial na agenda de leilões durante a Expoinel Mineira 2026
Continue Reading Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga
Chapa “Marchador para Todos” é oficialmente registrada e destaca a inovação como pilar de sua campanha
Marcelo Tostes lidera movimento que propõe modernização da ABCCMM com foco em tecnologia, gestão eficiente e inclusão de todos os criadores
Kaká Diniz e JGC Ranch abrem mão de 33% da Bahamas Bull JGCKD no Inevitável XJGC & Amigos
Evento reúne tradição, genética de elite e oportunidades de investimento no mundo do Quarto de Milha em dois dias de leilão com transmissão nacional; Além de Princess Toro, veja o que esperar do Leilão Inevitável XJGC & Amigos
China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial
O ministério afirmou que Washington “continua a ignorar as expectativas dos demais membros e a se desviar de suas obrigações”.
Continue Reading China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial
Vaxxinova participa da Abraves 2025 com lançamento de produto para a saúde animal na linha de suínos
Empresa apresentará solução inovadora com foco na saúde dos plantéis suínos, reforçando seu compromisso com a sanidade e produtividade no campo.
Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025, aponta StoneX
Na reta final do ano, a 33ª edição do Relatório Trimestral de Perspectivas para Commodities destaca atenção redobrada para grãos e energia diante de cenário macroeconômico desafiador.
Continue Reading Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025, aponta StoneX