O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o Plano Nacional de Ferrovias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (15) e afirmou que o lançamento oficial deve ocorrer em fevereiro.
O Plano Nacional de Ferrovias, que está em fase final de ajustes para ser anunciado, promete revolucionar a infraestrutura ferroviária brasileira ao prever a concessão de cinco grandes projetos à iniciativa privada. A iniciativa busca ampliar a malha ferroviária em quase 5 mil quilômetros, com um investimento estimado de R$ 100 bilhões, dos quais a União se compromete a bancar entre 20% e 30%, dependendo de cada projeto, para garantir sua viabilidade econômica.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o plano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (15) e afirmou que o lançamento oficial deve ocorrer em fevereiro. Segundo o ministro, a expectativa é criar um cronograma detalhado, com leilões programados por semestre, garantindo previsibilidade para os investidores.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, publicou, nas suas redes sociais, que o Plano Nacional de Ferrovias está praticamente “pronto”. Segundo o ministro, a estratégia do governo federal é “aportar até 20% dos recursos, fortalecendo a confiança e atraindo capital privado”.
Os cinco grandes projetos ferroviários
- Corredor Leste-Oeste
- Cerca de 2.400 km de extensão, unindo a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). A Fiol conecta Ilhéus (BA), com trechos em diferentes estágios de desenvolvimento. A Fico, executada pela Vale, será estendida até Lucas do Rio Verde (MT).
- Prolongamento da Ferrovia Norte-Sul
- Extensão de 477 km, levando a ferrovia de Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde (PA), permitindo o escoamento de grãos e desafogando a Estrada de Ferro Carajás (EFC), atualmente priorizada para o transporte de minério pela Vale.
- Anel Ferroviário do Sudeste
- Com 300 km, conectará Vitória (ES) a Itaboraí (RJ), integrando a Estrada de Ferro Vitória-Minas à malha da MRS Logística.
- Transnordestina
- Com previsão de entrega para 2026 ou 2027, terá uma conexão com a Ferrovia Norte-Sul em Estreito (MA), adicionando 600 km de novos trilhos.
- Ferrogrão
- O projeto mais desafiador, com 933 km, ligando Sinop (MT) a Itaituba (PA). Enfrenta desafios ambientais e de engenharia, dependendo de uma conciliação no STF devido aos impactos em unidades de conservação.
Investimentos e desafios no Plano Nacional de Ferrovias
A União pretende utilizar recursos obtidos a partir da renegociação de concessões ferroviárias. Contratos prorrogados na gestão anterior foram reavaliados e resultaram em acordos com empresas como Rumo e MRS Logística, além de uma recente negociação com a Vale, que se comprometeu a investir até R$ 17 bilhões na ampliação da EFC e da EFVM.
Os desafios incluem a necessidade de investimentos iniciais elevados e o tempo para retorno financeiro, visto que as ferrovias não geram receita até que partes dos trilhos estejam operacionais.
Conexões estratégicas incluídas no Plano Nacional de Ferrovias e retomadas de obras
Uma das principais conexões previstas no plano é entre Eliseu Martins (PI) e Estreito (MA), consolidando o papel da Ferrovia Norte-Sul como espinha dorsal do transporte ferroviário nacional.
Outra novidade é a retomada das obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, ligando Salgueiro a Suape (PE). Abandonado desde 2016, o trecho teve seus projetos atualizados pelo governo, com previsão de leilão para o segundo semestre deste ano.
Recuperação da malha sucateada
Por meio do Novo PAC, o governo também prevê a recuperação de ferrovias sucateadas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, regiões anteriormente atendidas pela antiga Malha Nordeste.
O primeiro leilão previsto será da Ferrovia Leste-Oeste, ligando o Sul da Bahia ao Mato Grosso, um corredor estratégico para a soja brasileira. Já o Anel Ferroviário do Sudeste, que conectará diversos portos à malha da MRS Logística, deve ser uma das próximas concessões.
Com um plano estruturado e metas claras, o Plano Nacional de Ferrovias se apresenta como uma oportunidade para modernizar o transporte de cargas no Brasil, tornando-o mais competitivo e eficiente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Confinamento sustentável: Estratégias para reduzir impactos ambientais sem perder rentabilidade
Ao contrário do que muitos pensam, ações sustentáveis não significam aumento de custos, muitas medidas trazem retorno econômico direto, como redução de perdas, melhoria do desempenho animal e valorização do produto final
Produtores antecipam contratação de seguro para a safrinha de milho diante de clima incerto
Safrinha já representa 70% da produção nacional de milho, e agricultores buscam proteger seus rendimentos em meio a riscos de estiagem, geadas e chuvas irregulares
Angus e Ultrablack impulsionam a pecuária brasileira e consolidam expansão nacional
Com crescimento nas vendas de sêmen, avanço dos registros e quase meio milhão de abates certificados, genética Angus e Ultrablack reforça protagonismo no mercado de carne premium no Brasil
Continue Reading Angus e Ultrablack impulsionam a pecuária brasileira e consolidam expansão nacional
Haddad: Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça
A declaração foi dada após reunião de cerca de quatro horas na residência oficial da Presidência da Câmara.
Continue Reading Haddad: Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça
Quanto custa confinar um boi em cada estado? Veja o ranking nacional e o que ele significa
Dados do Benchmarking Confina Brasil 2025 revelam diferenças de mais de 35% no custo da diária entre os estados; interpretação correta dos números ajuda pecuaristas a ajustar estratégias, reduzir gastos e ampliar a eficiência no cocho.
Grandes nomes da vaquejada, Agro CPMF & Haras MSL ofertam genética campeã em leilão inédito
No 6º Leilão Agro CPMF & Haras MSL, serão ofertados filhos e filhas de grandes nomes da vaquejada, garantindo ao público acesso a uma seleção de alto nível, com foco em desempenho e tradição.





