
Com alerta de instituto, obra de estrada no Pantanal é suspensa; “Foi identificado que é necessário fazer maior número de passagens de água”, diz Verruck.
Alertado pelo IHP (Instituto do Homem Pantaneiro) e produtores rurais, o governo de Mato Grosso do Sul suspendeu a execução de estrada boiadeira em Corumbá, no Pantanal, para adequação da obra. As mudanças serão para incluir mais passagens de água. Sem a reformulação, a obra acabaria embargada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS). A estrada de 45 quilômetros vai da Ponte do Rio Taquari ao entroncamento com a MS-214.
De acordo com o titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, a decisão foi tomada durante reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e com o secretário que comanda a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), Hélio Peluffo.

“Realmente, foi identificado que é necessário fazer maior número de passagens de água. Nós suspendemos essa obra e a Seilog já iniciou a marcação de onde serão necessárias as passagens. Da forma que estava sendo produzida, ela criava barramento. Mas nós já conciliamos isso e o Hélio [Peluffo] já está iniciando estudo para fazer as marcações aonde serão feita as passagens de água. É correta essa indicação”, afirma Verruck.
Proprietários rurais procuraram o governo para reafirmar o interesse na estrada, mas que o modelo de execução resultaria na inundação de um dos lados. A implantação da rodovia de acesso à Ponte do Taquari tinha previsão de término em 9 de agosto.
A obra, realizada pela empresa ALS, já teve execução de 74,21%, que corresponde a investimento de R$ 20.599.097,31. O custo total é de R$ 27.757.359,5.
Para que o caminho ficasse a salvo da inundação, foi feito aterro com três metros de altura. O serviço requereu movimentação de mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de terra, mais de 66 mil metros cúbico de cascalho e mais de 1,8 mil metros de dispositivos de drenagem.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
Vaxxinova lança CiproDez: nova solução injetável no combate a infecções bacterianas em suínos
Antimicrobiano de dose única oferece ação potente, rápida e de amplo espectro, com foco em saúde, bem-estar animal e produtividade.
Plantio da safra 2025/26 de arroz no RS alcança 38% de área prevista, diz Irga
Ainda de acordo com o Irga, a região sul gaúcha tem os trabalhos mais adiantados, com 83,25% da área semeada, o equivalente a 130.323 hectares.
Continue Reading Plantio da safra 2025/26 de arroz no RS alcança 38% de área prevista, diz Irga
Preço do leite preocupa produtores e Gadolando cobra medidas urgentes para conter crise
Entidade alerta para impacto das importações e defende ações imediatas de governo e campanhas de incentivo ao consumo.
Sorgo avança no Brasil e já ocupa quase metade da área do milho, mas produtividade preocupa
Produção de sorgo cresce em ritmo acelerado – 6,6 milhões de toneladas em 2025 – com foco na nutrição animal, custo menor e resistência à seca — porém rendimento por hectare ainda limita avanço em competitividade
Parâmetros produtivos e econômicos na produção leiteira serão destaque do Encontro de Bubalinocultores
Criador de Minas Gerais apresentará seu sistema de produção a pasto e discutirá custos, resultados e estratégias.
Anec faz poucas mudanças nas projeções de exportações de grãos do Brasil em outubro
A exportação de soja deve alcançar 7,34 milhões de toneladas, versus 7,31 milhões na previsão da semana anterior.
Continue Reading Anec faz poucas mudanças nas projeções de exportações de grãos do Brasil em outubro