“Com isso, consumidores domésticos (no Brasil) vêm disputando as aquisições com os estrangeiros, resultando em aumento nos prêmios de exportação e nos preços internos”, afirmou o Cepea em análise nesta sexta-feira.
Alguns setores da Argentina, tradicionalmente a maior exportadora mundial de farelo e de óleo de soja, enfrentam uma greve que tem resultado em deslocamento de importadores de derivados de soja para o Brasil, o segundo maior exportador desses produtos, afirmou o Cepea, centro de estudos da Esalq/USP.
“Com isso, consumidores domésticos (no Brasil) vêm disputando as aquisições com os estrangeiros, resultando em aumento nos prêmios de exportação e nos preços internos”, afirmou o Cepea em análise nesta sexta-feira.
Tomando-se como referência o óleo de soja posto na região de São Paulo, com 12% de ICMS, o valor subiu expressivos 4,3% entre 9 e 15 de maio, indo para 5.140,35 reais/tonelada na quinta-feira.
Quanto ao farelo de soja, a valorização foi de 3,1% no mesmo período, considerando-se a média das regiões acompanhadas pelo Cepea.
Diante disso, tendo-se como base os valores da soja, do farelo e do óleo de soja no Estado de São Paulo, a margem de processamento”= subiu 5,17% entre as duas últimas quintas-feiras, estimou o centro de estudos.
Embora os preços da soja em grão tenham permanecido praticamente estáveis no spot nacional, a paridade de exportação aponta valores mais atrativos aos vendedores nos próximos meses.
“Além disso, incertezas sobre as perdas em lavouras ou até mesmo em armazéns no Rio Grande do Sul (pelas enchentes) deixaram agentes cautelosos nas negociações de curto prazo”, ressaltou.
De 9 a 16 de maio, os indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá e CEPEA/ESALQ – Paraná avançaram 0,7% e de 0,5%, com respectivos fechamentos de 134,99 reais/saca de 60 kg e de 129,95 reais/saca de 60 kg na quinta-feira.
(Por Roberto Samora)
Fonte: Reuters
Boi gordo tem nova referência e máxima de R$ 350/@ com pressão dos pecuaristas na oferta
Escassez de animais terminados, exportações aquecidas e dificuldade dos frigoríficos em preencher escalas sustentam movimento de alta no mercado do boi gordo e indicam possibilidade de novos reajustes no curto prazo
Conheça a raça com só 800 animais no mundo e, o pior, como a Canadienne luta para não sumir
Pequena, dócil e produtora de um leite rico para queijos, a vaca Canadienne enfrenta o avanço das Holstein e depende de pesquisa genética e estratégia de mercado para continuar existindo.
Brasil embarca mais de 165 mil bovinos e bate recorde na exportação de gado vivo em janeiro
Impulsionado pela forte demanda internacional e pela competitividade do rebanho nacional, país inicia 2026 com o maior volume já registrado na exportação de gado vivo para um primeiro mês do ano e sinaliza novo ciclo de expansão no comércio global de bovinos vivos.
Você pode ter passado a vida inteira confundindo burro, jegue e jumento
Entenda as diferenças biológicas, culturais e produtivas entre os animais – burro, jegue e jumento – que marcaram a história do transporte e do trabalho no campo brasileiro.
Continue Reading Você pode ter passado a vida inteira confundindo burro, jegue e jumento
A “super-bicheira” que não morre com remédio comum e assombra fazendas em 2026
A super-bicheira assombra fazendas com resistência a remédios comuns. Entenda o que é essa larva e como a rotação de moléculas pode salvar seu rebanho
Continue Reading A “super-bicheira” que não morre com remédio comum e assombra fazendas em 2026
ALERTA: chuva pode chegar a 200 mm e calor a 38 °C nesta semana; veja as regiões em risco
Massa de ar quente e úmida eleva as temperaturas e aumenta o risco de temporais no país, enquanto o Sudeste pode registrar volumes extremos de chuva com possibilidade de alagamentos e impactos no campo.





