
Grupo de confinamento utiliza há três anos, um suplemento alimentar especial chamado Silvafeed BX -extratos vegetais à base de taninos e saponinas – que atua como promotores de crescimento naturais. Além disso, como benefícios extras, o produto também ajudou a reduzir a emissão de gás metano
Com expectativa de superar a marca de 210 mil bovinos confinados em 2024, a MFG Agropecuária conseguiu mitigar cerca de 820 toneladas de gás metano em suas seis unidades espalhadas pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, nos últimos três anos. A quantidade equivale a 23 mil toneladas de gás carbônico.
“Para mitigar este volume de gases de efeito estufa, seriam necessários o plantio de, aproximadamente, 3.100.000 árvores, algo do tamanho de 1.552 hectares ou 1.880 campos de futebol”, compara Marcelo Manella, diretor de Ruminantes da Silvafeed Brasil, informando que seriam números proporcionais à retirada de 18 mil carros de circulação das ruas por ano.
Há três anos, a empresa fornece à MFG Agropecuária um suplemento alimentar especial chamado Silvafeed BX, feito de extratos vegetais à base de taninos e saponinas, para atuar como promotores de crescimento naturais, em substituição aos ionóforos – uma classe de antibióticos. Hoje, 90% das unidades do grupo aplicam antibióticos somente no tratamento de doenças e infecções, a partir do diagnóstico do médico-veterinário responsável.
Mas, como benefícios extras, o produto também ajudou a reduzir a emissão de gás metano, uma preocupação recorrente na pecuária mundial. De acordo com Manella, esta é uma tendência que chegou para ficar e a indústria de alimentação animal já se mobiliza para atender.

“O desafio tem sido reduzir as emissões entéricas sem sacrificar a eficiência produtiva. No caso do boi, o Silvafeed BX consegue, ao mesmo tempo, diminuir a produção de metano e melhorar a eficiência alimentar, o ganho de peso e de carcaça, ainda com a vantagem de ser um promotor de crescimento natural”, afirma o diretor de Ruminantes da Silvafeed Brasil.
Segundo ele, o produto aumenta o ganho de peso diário próximo a 100 gramas e o peso de carcaça em 7,5 kg. “Experimentos que a gente fez com o produto aqui no Brasil, em alguns confinamentos, em parceria com o Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais, do Instituto de Zootecnia, mostraram uma redução de 17% na produção de metano total”, ressalta Manella.

Resultado esse que chamou a atenção da MFG. “Temos um grande foco na sustentabilidade e também acreditamos, assim como existe bonificações por rastreabilidade ou qualidade de carcaça, que num futuro próximo ocorrerá o mesmo em relação à produção de carne bovina processada a partir de animais que produzam menos gases de efeito estufa. Estamos nos preparando”, conclui Adriano Umezaki, coordenador técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Há muita especulação sobre o mercado internacional de créditos de carbono. Dados da Embrapa estimam, nos EUA, por exemplo, o pagamento de valores de US$ 20/tonelada de equivalente-carbono, todavia discute-se quais formas de mitigação serão remuneradas e o valor mais apropriado a cada uma delas.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Embrapa Clima Temperado destaca tecnologias para morango, batata, batata-doce e cebola na Hortitec 2025
Informações e materiais sobre essas culturas estarão expostas no estande institucional da Embrapa no Parque da Expoflora, em Holambra (SP), de 25 a 27 de junho.
Abiarroz: Brasil exportou em maio 82% mais volume; receita cresceu 20% em um ano
Os principais destinos do arroz, em termos de volume, foram Gâmbia, Serra Leoa e Senegal, disse a entidade em nota.
Continue Reading Abiarroz: Brasil exportou em maio 82% mais volume; receita cresceu 20% em um ano
Imea em Campo avança na etapa do milho e amplia cobertura no estado
O projeto começou ainda no ciclo da soja, entre dezembro e fevereiro, e agora concentra esforços no acompanhamento de milho 2ª safra.
Continue Reading Imea em Campo avança na etapa do milho e amplia cobertura no estado
Sandro Batista faz história como o primeiro a conquistar dois títulos do Iron Cowboy
O peão conquistou a vitória ao parar em quatro dos cinco touros na final em Americana, garantindo um prêmio de R$ 123 mil
Como o conflito entre Israel e Irã afeta o agronegócio do Brasil
Escalada militar no Oriente Médio pode elevar os custos de insumos agrícolas, além de gerar incerteza sobre exportações para países islâmicos.
Continue Reading Como o conflito entre Israel e Irã afeta o agronegócio do Brasil
Arco recebe inscrições de ovinos de todo o Brasil para a Expointer 2025
Podem se inscrever associados de todo o Brasil até o dia 28 de julho. A entidade espera receber expositores de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além dos gaúchos.
Continue Reading Arco recebe inscrições de ovinos de todo o Brasil para a Expointer 2025