Grupo de confinamento utiliza há três anos, um suplemento alimentar especial chamado Silvafeed BX -extratos vegetais à base de taninos e saponinas – que atua como promotores de crescimento naturais. Além disso, como benefícios extras, o produto também ajudou a reduzir a emissão de gás metano
Com expectativa de superar a marca de 210 mil bovinos confinados em 2024, a MFG Agropecuária conseguiu mitigar cerca de 820 toneladas de gás metano em suas seis unidades espalhadas pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, nos últimos três anos. A quantidade equivale a 23 mil toneladas de gás carbônico.
“Para mitigar este volume de gases de efeito estufa, seriam necessários o plantio de, aproximadamente, 3.100.000 árvores, algo do tamanho de 1.552 hectares ou 1.880 campos de futebol”, compara Marcelo Manella, diretor de Ruminantes da Silvafeed Brasil, informando que seriam números proporcionais à retirada de 18 mil carros de circulação das ruas por ano.
Há três anos, a empresa fornece à MFG Agropecuária um suplemento alimentar especial chamado Silvafeed BX, feito de extratos vegetais à base de taninos e saponinas, para atuar como promotores de crescimento naturais, em substituição aos ionóforos – uma classe de antibióticos. Hoje, 90% das unidades do grupo aplicam antibióticos somente no tratamento de doenças e infecções, a partir do diagnóstico do médico-veterinário responsável.
Mas, como benefícios extras, o produto também ajudou a reduzir a emissão de gás metano, uma preocupação recorrente na pecuária mundial. De acordo com Manella, esta é uma tendência que chegou para ficar e a indústria de alimentação animal já se mobiliza para atender.

“O desafio tem sido reduzir as emissões entéricas sem sacrificar a eficiência produtiva. No caso do boi, o Silvafeed BX consegue, ao mesmo tempo, diminuir a produção de metano e melhorar a eficiência alimentar, o ganho de peso e de carcaça, ainda com a vantagem de ser um promotor de crescimento natural”, afirma o diretor de Ruminantes da Silvafeed Brasil.
Segundo ele, o produto aumenta o ganho de peso diário próximo a 100 gramas e o peso de carcaça em 7,5 kg. “Experimentos que a gente fez com o produto aqui no Brasil, em alguns confinamentos, em parceria com o Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais, do Instituto de Zootecnia, mostraram uma redução de 17% na produção de metano total”, ressalta Manella.

Resultado esse que chamou a atenção da MFG. “Temos um grande foco na sustentabilidade e também acreditamos, assim como existe bonificações por rastreabilidade ou qualidade de carcaça, que num futuro próximo ocorrerá o mesmo em relação à produção de carne bovina processada a partir de animais que produzam menos gases de efeito estufa. Estamos nos preparando”, conclui Adriano Umezaki, coordenador técnico de Nutrição da MFG Agropecuária.
Há muita especulação sobre o mercado internacional de créditos de carbono. Dados da Embrapa estimam, nos EUA, por exemplo, o pagamento de valores de US$ 20/tonelada de equivalente-carbono, todavia discute-se quais formas de mitigação serão remuneradas e o valor mais apropriado a cada uma delas.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
Sincronização entre plataformas – integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho – reúne dados de cio, saúde e desempenho das vacas em uma única tela e fortalece a pecuária leiteira orientada por dados
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Estimativas apontam que mercado dos Estados Unidos deve apresentar crescimento significativo em 2026 e 2027, dado o efeito rebote da normalização.
Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Com a extensão, acertada na segunda-feira, 15, o período passa a valer até 15 de fevereiro de 2026, segundo Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Continue Reading Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
Medidas buscam equilibrar compromisso climático com apoio produtivo; agronegócio reforça papel estratégico na economia e na agenda ambiental.
Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário.
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025
Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep.
Continue Reading Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025





