
A Europa quer evitar uma guerra comercial em grande escala. Os EUA são o maior parceiro comercial da UE, com o comércio entre as duas economias movimentando aproximadamente US$ 8,7 trilhões.
As ameaças tarifárias do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, estão forçando a Europa a enfrentar um dilema indesejado: manter suas próprias tarifas baixas e arcar com os custos econômicos, ou erguer novas barreiras em uma tentativa de proteger indústrias vulneráveis, segundo matéria do The Wall Street Journal.
A União Europeia (UE) tem defendido há muito tempo o sistema baseado em regras para o livre comércio e, no mês passado, anunciou um avanço em um grande acordo comercial com quatro países da América do Sul. Ao mesmo tempo, o bloco está preparando uma combinação de incentivos e sanções para responder ao plano de Trump de usar tarifas como ferramenta de política doméstica e externa.
A Europa quer evitar uma guerra comercial em grande escala. Os EUA são o maior parceiro comercial da UE, com o comércio entre as duas economias movimentando aproximadamente US$ 8,7 trilhões, segundo a Câmara de Comércio Americana para a União Europeia.
Tarifas mais altas dos EUA sobre a China poderiam redirecionar produtos baratos para a Europa, criando um duplo golpe para os fabricantes domésticos do bloco. Os representantes da UE esperam neutralizar algumas dessas ameaças com propostas que podem incluir compromissos para comprar mais gás natural liquefeito e suprimentos de defesa americanos, além de uma oferta para se aliar a Trump no enfrentamento a Pequim. O bloco também poderia se comprometer a assumir uma parcela maior do ônus financeiro de apoiar a Ucrânia, e os estados-membros poderiam aumentar os gastos militares.
Caso essas propostas não surtam efeito, a UE preparou uma série de opções de retaliação, que, segundo diplomatas, poderiam incluir tarifas direcionadas a produtos de estados americanos politicamente sensíveis.
Os planos comerciais de Trump também podem se alinhar a tensões mais amplas com a UE, envolvendo segurança regional, apoio à Ucrânia e o interesse do presidente eleito na Groenlândia. Autoridades estão preparadas para discutir uma variedade de questões com a nova administração e buscarão posicionar a UE como um parceiro que pode ajudar Trump a alcançar alguns de seus objetivos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Três tambores: circuito Ram ANTT realizou etapa durante o 34° congresso brasileiro ABQM
Camila Tavares Frizo e Maria Eduarda de Almeida pela venceram a etapa do Circuito Ram ANTT durante o 34° Congresso Brasileiro ABQM em Araçatuba no último fim de semana.
Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
O anúncio da publicação das regras do leilão para recuperar terras degradadas foi feito pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.
Continue Reading Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
A exposição ocorrerá de 19 a 22 de maio no Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) e contará com três dias de julgamentos da raça.
Continue Reading Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Ele é um ingrediente ativo presente em mais de 1.500 herbicidas; a aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia chega em um momento crítico.
Continue Reading Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo