‘Talvez o extraordinário não seja tão extraordinário daqui para frente’, disse o ministro ao participar de evento do ‘Valor Econômico’ sobre sustentabilidade
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 16, que, em algum momento, o Orçamento terá de prever recursos a desastres decorrentes das mudanças climáticas, conhecidos também como desastre ambiental. “Em algum momento, vai ter de entrar (no Orçamento). Talvez o extraordinário não seja tão extraordinário daqui para frente”, declarou o ministro ao participar da premiação do jornal Valor Econômico a empresas que se destacaram pelo desempenho financeiro e práticas de sustentabilidade. “Vamos ter de levar em consideração isso de forma mais organizada”, acrescentou Haddad.
Conforme o ministro, será necessária uma adequação do orçamento prevendo recursos para ações de mitigação e adaptação se os gastos com eventos climáticos extremos tornarem-se recorrentes.
Ao falar do socorro após a tragédia climática no Rio Grande do Sul, cujos gastos extraordinários ficaram fora dos limites do arcabouço fiscal, Haddad descreveu a atuação do governo federal como “exemplar” do ponto de vista econômico. Conforme o ministro, os recursos liberados em apoio ao Rio Grande do Sul não violaram o espírito do arcabouço.
Ele destacou que, dois meses após o desastre, o Estado voltou a contratar e a bater recordes de arrecadação, em função da reativação da atividade econômica.
Haddad informou ainda que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou nesta segunda-feira, 16, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um plano de combate aos incêndios que leva em consideração a experiência no enfrentamento das queimadas no Pantanal durante o ano passado.
Fonte: Estadão Conteúdo
Invasão de javaporcos gigantes vira ameaça no campo e já provoca ataques a rebanhos e prejuízos
Espécie híbrida resultante do cruzamento entre javali europeu e porcos domésticos cresce sem controle no país, provoca prejuízos econômicos, amplia riscos sanitários e ameaça diretamente a segurança de produtores rurais.
China vai zerar tarifas sobre importações a mais de 50 países da África
Medida começa a valer a partir de 1º de maio; a China também continuará a pressionar pela negociação e assinatura de pactos de parceria econômica conjunta
Continue Reading China vai zerar tarifas sobre importações a mais de 50 países da África
Helicóptero na operação: polícia prende quadrilha suspeita de golpe milionário em leilões de gado
Operação da Polícia Civil de Goiás cumpriu mandados de prisão e busca contra investigados que teriam usado leilões de gado para aplicar fraudes, retirar animais sem pagamento e dificultar o rastreamento do rebanho
Chuva de até 100 mm avança pelo Brasil e liga alerta para temporais e calor extremo
Previsões apontam pancadas típicas de verão, risco de temporais em várias regiões e temperaturas elevadas; durante o Carnaval, combinação de sol e chuva deve exigir atenção de foliões e produtores rurais.
Continue Reading Chuva de até 100 mm avança pelo Brasil e liga alerta para temporais e calor extremo
Chuvas desafiam colheita da soja em Mato Grosso, alerta Aprosoja-MT
Excesso de umidade dificulta operações de colheita da soja em Mato Grosso, ameaça qualidade dos grãos e pode comprometer contratos e fluxo de caixa dos produtores na reta final da safra 2025/26, aponta Aprosoja-MT
Continue Reading Chuvas desafiam colheita da soja em Mato Grosso, alerta Aprosoja-MT
Vacas de alta produção leiteira exigem manejo específico para enfrentar o verão
Especialista reforça que Índice de Temperatura e Umidade acima de 68 já indica risco de estresse térmico, que reduz consumo e compromete produção e fertilidade.
Continue Reading Vacas de alta produção leiteira exigem manejo específico para enfrentar o verão





