Higienização eficiente da propriedade é essencial para qualidade do leite

PARTILHAR
Imagem Ilustrativa / Foto: Divulgação

Grande porcentagem do leite descartado no país é desperdiçado em razão de más condições de higiene”, assinala o médico-veterinário.

Como saber se a propriedade leiteira está realmente limpa e livre de problemas sanitários? A resposta pode parecer simples, mas não é. As estatísticas ajudam a comprovar esse fato. “De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), grande porcentagem do leite descartado no país é desperdiçado em razão de más condições de higiene”, assinala o médico-veterinário e Gerente Nacional de Equinos e Animais de Produção da Syntec do Brasil, Fernando Santos.

“A limpeza da propriedade é um importante fator para a qualidade da produção, pois não só garante o bom funcionamento das atividades, mas também o bem-estar animal. No caso da pecuária leiteira, por exemplo, uma boa higiene promove a saúde dos animais, mantém o rebanho livre de infestações, contribui para o aumento da produtividade e leite de melhor qualidade”.

O especialista da Syntec alerta que, além de garantir o bem-estar dos animais e a qualidade do produto final, as boas práticas de higiene contribuem para que o local esteja adequado às normas socioambientais, principalmente em relação aos cuidados e à proteção do rebanho.

“Para quem trabalha com a produção leiteira, a limpeza é ainda mais importante, já que os problemas sanitários podem implicar riscos para o consumidor.”

Fernando Santos explica que a higienização deve ser feita em todos os ambientes, inclusive onde permanecem os bovinos e, quando necessário, nos meios de transporte dos animais. “A limpeza dos ambientes minimiza os riscos de proliferação de micro-organismos e o surgimento de doenças que podem prejudicar o resultado do negócio ao comprometer a qualidade do leite”, comenta.

Para manter a propriedade com a limpeza em dia, Fernando destaca alguns cuidados essenciais: garantir boa drenagem no ambiente de ordenha, limpar as áreas onde o gado fica diariamente, ter um profissional capacitado para realizar a limpeza e atualizar periodicamente os treinamentos sobre higiene e saúde.

“Esse conjunto de recomendações ajuda a garantir um bom ambiente para a ordenha, o bem-estar dos animais, a alta produção e a qualidade do leite”, recomenda o médico-veterinário.

Para auxiliar na manutenção da higiene das fazendas leiteiras e os ambientes que recebem os animais, a Syntec do Brasil oferece Duofor, sanitizante de amplo espectro de ação, ideal para limpeza e desinfecção de instalações, instrumentais cirúrgicos, maquinários e veículos de transporte de animais. A ação sinérgica do Cloreto de Cetrimônio a 25% com Digluconato de Clorexidina a 20% garante elevado poder de eliminação contra bactérias e suas formas esporuladas, além de fungos, vírus e algas. Duofor é inodoro, não corrosivo e não é inativado por resíduos orgânicos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com