Alexandre Silveira, de Minas e Energia, declarou que tentará evitar horário de verão em 2024 e que a definição sobre o tema deve ocorrer até a semana que vem.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou nesta terça-feira (8) que a retomada do horário de verão pode ser evitada neste ano. Segundo ele, a decisão vai depender da avaliação técnica dos níveis do reservatório no país. O ministro também declarou que a definição sobre o tema deve ocorrer até a semana que vem.
“Estou levando a decisão sobre o horário de verão ao limite para ver se pode ser evitado neste ano”, declarou, em conversa com jornalistas. “Se o horário de verão for imprescindível, teremos a coragem necessária”, complementou.
Anteriormente, o titular da pasta de Minas e Energia havia declarado a possibilidade de retomada dessa política para novembro deste ano, após as eleições.
Na quarta-feira (9), haverá nova reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), retomando a discussão sobre as medidas que vão fazer frente à seca e ao impacto nos reservatórios.
Demanda de energia
Sob o ponto de vista do suprimento energético, o horário de verão tende a reduzir a demanda em horário de pico e, consequentemente, a necessidade do despacho adicional de térmicas no início da noite, quando há a falta das fontes intermitentes (energia solar e eólica) no período.
Mais cedo, o ministro Silveira participou ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades da sanção do PL do Combustível do Futuro – que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.
Com Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Brasil deve embarcar 2,27 milhões de toneladas em janeiro, indica line-up
Line-up indica que o Brasil deve embarcar 2,27 milhões de toneladas de soja em janeiro, com crescimento acima de 100% frente ao ano anterior.
Continue Reading Brasil deve embarcar 2,27 milhões de toneladas em janeiro, indica line-up
Alerta: nova frente fria traz chuva forte e ventos de70 km/h; veja a previsão do tempo pelo país
Avanço de sistemas atmosféricos intensifica instabilidades em diversas regiões do Brasil, com risco de temporais, volumes elevados de chuva e rajadas de vento. Órgãos meteorológicos reforçam atenção para áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
‘Nós estamos otimistas’, diz Alckmin sobre assinatura doacordo entre o Mercosul e UE
Acordo Mercosul-UE avança e pode se tornar o maior do mundo, ampliando exportações brasileiras e abrindo oportunidades para o agronegócio.
Ações europeias perdem força enquanto operadores avaliam consequências da Venezuela e dados econômicos
Mercados europeus operam estáveis após recordes, com queda do petróleo e cautela diante de tensões geopolíticas e dados econômicos na Europa.
EUA apreendem petroleiro com bandeira russa e ligado à Venezuela após perseguição de semanas
EUA apreendem navio russo escoltado por submarino durante bloqueio ao petróleo venezuelano, elevando tensão global e impactos no mercado de energia.
Promebo registra mais de 45 mil avaliações em 2025 e destaca avanço da raça Brangus
Programa Promebo registra 45,4 mil avaliações em 2025, com destaque para o crescimento de 17% da raça Brangus e avanço da seleção genética na pecuária.
Continue Reading Promebo registra mais de 45 mil avaliações em 2025 e destaca avanço da raça Brangus





