Importância do consumo de pescados pelo brasileiro

PARTILHAR
Piscicultura Tilapia - Goiás
Foto: Wenderson Araujo / Trilux

Conheça a importância do consumo de pescados e seus derivados pela população brasileira; proteína se destaca pela qualidade e benefícios à saúde

Por Vários Autores* – Com o interesse crescente da população por uma alimentação saudável, o peixe destaca-se, pela qualidade e por ser fonte de proteína que proporciona benefícios à saúde, superiores a muitas outras proteínas animais. Esse interesse, aliado ao aumento dos preços dos produtos, fez com que o consumo de peixes fosse o maior já visto no país nos últimos anos.

O peixe está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Também atrai cada vez mais consumidores no mercado internacional. De acordo com o Ministério da Economia, compilado pela Embrapa Pesca e Aquicultura em cooperação com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixes BR), de janeiro de 2021 a setembro de 2021, as exportações do setor somaram U$ 12,8 milhões, o mesmo valor do ano anterior. O crescimento trimestral foi de 4,4%. No período de janeiro e junho de 2022 foram U$ 14,35 milhões de toneladas de pescado.

Em 2030 a demanda mundial pode atingir cerca de 100 milhões de toneladas de pescado, com consumo de 16 kg para 22,5 kg por pessoa ao ano. O Brasil tem potencial para atender 20% dessa demanda, a estimativa é da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O peixe tem sido considerado um alimento para o cérebro. Um estudo recente sugere que não é apenas por causa de seu conteúdo de ômega-3 embora a pesquisa também tenha encontrado uma ligação entre o ômega-3 e o declínio cognitivo mais lento. Os pesquisadores compararam o volume cerebral de pessoas que comiam peixe e aquelas que não comiam e descobriram que assar ou grelhar peixe estava associado com volumes maiores de massa cinzenta, independentemente dos níveis de ômega-3.

Cyrus Raji, professor assistente de radiologia e neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Washington, relatou: “O tamanho do nosso cérebro muda à medida que a saúde e a doença melhoram. Quanto mais neurônios você tiver, maior será o tamanho do seu cérebro”.

Estudos mostram a relação entre participantes que não consomem peixe e participantes que consomem peixe semanalmente e, observaram que essas pessoas tinham maior volume cerebral, especialmente os lobos frontais, que são importantes para a concentração, e as regiões temporais, que são importantes para a memória, aprendizado e cognição.

fider-pescados-processamento-da-tilapia
Foto: Marcio Peruchi

À medida que a população mundial cresce a demanda por alimentos proteicos e alimentos com baixo teor de gordura cresce proporcionalmente. A procura por pescado vem crescendo nos últimos anos devido às características nutritivas e composição química próxima dos bovinos e suínos.

Atualmente, o mercado contém variedades de produtos derivados de peixes, entre estes tem-se: filé de tilápia, steak de tilápia empanado, filé de tilápia empanado, costelinha de tambaqui a palito, tirinhas de tilápia, isca de filé de tilápia, bolinho de bacalhau e bolinho de filé de tilápia.

A procura por pescado para produzir fishburguer – produtos elaborados à base de carne de peixe desossada, sem pele e vísceras, moídas, temperada, moldada, podendo ser ou não congelada, defumada ou não – está crescendo cada vez mais. Além dos fishburguers da espécie de tilápia, existem vários outros tipos de fishburguers com peixes de espécie diferentes como por exemplo: biquara, salmão, saramunete, bagre prateado, mandi-pintado e cachara que também são opções de aproveitamento do pescado para a alimentação humana.

Consumir peixe regularmente traz benefícios à saúde com objetivo de melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e dentes. O peixe é rico em gorduras boas, contém 22 g de proteínas, vitaminas, e contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A carne de peixe está nos hábitos alimentares mais saudáveis do consumidor. Mas será que podemos dizer que a carne de peixe é considerada saudável? Sim!!! A carne de pescado possui fontes nutricionais importantes para o funcionamento do organismo. O peixe possui proteína de alto valor biológico que ao ser absorvida é excelente para o organismo. As gorduras presentes no peixe são boas para a saúde? Estudos mostram que os peixes podem contribuir com o ômega-3 e ômega-6 que são essenciais para se ter uma vida saudável.

Desta forma, os peixes podem proporcionar um bom funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico e produção hormonal. A carne de pescado, além de ser um alimento de baixo valor calórico, se ingerida regularmente é um precursor da absorção de vitaminas e minerais como: zinco, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, selênio, cobre, vitamina B e vitamina C.

Autores: Clistiane Santos Santana; Lucas Silva Peixoto; Roselene Ferreira Oliveira; Lairy Silva Coutinho; Adriano Carvalho Costa; Marco Antônio Pereira da Silva

Referências

ANVISA. RESOLUÇÃO – RDC Nº 329, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2019 -ANVISA. 2019. Disponível em: https://alimentusconsultoria.com.br/resolucao-rdc-no-329-de-19-de-dezembro-de-2019 anvisa/#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20%E2%80%93%20RDC%20N%C2%BA%20329%2C%20DE,DE%20DEZEMBRO%20DE%202019%20%2DANVISA&text=Estabelece%20os%20aditivos%20alimentares%20e,e%20IV%2C%20aliado%20ao%20art.. Acesso em: 02 ago. 2022.

BROWN, J. Os riscos e benefícios à saúde do consumo de peixe. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-55399829. Acesso em: 01 ago. 2022.

BRASIL. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 272, DE 14 DE MARÇO DE 2019: diário oficial da união. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. 2019. Órgão: Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Diretoria Colegiada. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/67378977/do1-2019-03-18-resolucao-da-diretoria-colegiada-rdc-n-272-de-14-de-marco-de-2019-67378770. Acesso em: 04 ago. 2022.

GREGOLIN, A. Crescente demanda mundial por pescado favorece Brasil.2020. Disponível em: http://www.seagri.ba.gov.br/noticias/2007/11/26/crescente-demanda-mundial-por-pescado-favorece-brasil Acesso em: 02 jul. 2022.

GONÇALVES, A. A. EM BREVE… NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE ADITIVOS E COADJUVANTES DE TECNOLOGIA PARA PESCADO E PRODUTOS DE PESCADO. 2020. Disponível em: https://www.aquaculturebrasil.com/coluna/15/em-breve…-nova-legislacao-sobre-aditivos-e-coadjuvantes-de-tecnologia-para-pescado-e-produtos-de-pescado. Acesso em: 03 ago. 2022.

MARENGONI, N. G.; POZZA, M. S. S.; BRAGA, G. C.; LAZZERI, D. B.; CASTINHA, S. D.; BUENO, G. W.; PASQUETTI, T. J.; POLESE, C. Caracterização microbiológica, sensorial e centesimal de fishburgers de carne de tilápia mecanicamente separada . Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal., v. 10, n. 1, p. 168-176, 2009.

OETTERER, M. Proteínas do pescado – Processamento com intervenção na fração proteica. In: OETTERER, M.; REGITANO-D’ARCE, M. A. B.; SPOTO, M. H. F. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Barueri, SP: Manole. 2006. p. 99-134.

PEDROZA FILHO, M. X.; ROCHA, H. S.; ARAUJO, C. Exportações da piscicultura brasileira aumentaram 100% no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/pesca-e-aquicultura/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1144996/exportacoes-da-piscicultura-brasileira-aumentaram-100-no-primeiro-semestre-de-2022-em-comparacao-com-o-mesmo-periodo-de-2021. Acesso em: 03 ago. 2022.

RODRIGUES, R. O consumo de peixe no Brasil está em alta. 2019. Disponível em: https://www.criacaodepeixes.com.br/o-consumo-de-peixe-no-brasil-esta-em-alta. Acesso em: 01 ago. 2022.

RURAL, O. P. Peixes BR projeta Brasil como segundo maior produtor mundial de tilápia até o fim desta década. 2022. Disponível em: https://www.editorastilo.com.br/aqua-feed/peixes-br-projeta-brasil-como-segundo-maior-produtor-mundial-de-tilapia-ate-o-fim-desta-decada/. Acesso em: 01 ago. 2022.

SARTORI, A. G. de O.; AMANCIO, R. D. Pescado: importância nutricional e consumo no Brasil. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 83-93, 2012.

XAVIER, A. A. S. Desenvolvimento de embutido de piranha (Serralsamus sp.): o processamento como alternativa para a problemática dos açudes cearenses. 67 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2009. Disponível em: https://ppgcta.ufc.br/wp-content/uploads/2018/08/anaalicexavier.pdf Acesso em: 01 ago. 2022.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.