
Segundo o Corpo de Bombeiros, incêndio destrói galpão de algodão, mas apesar das perdas materiais, a atuação eficaz impediu que o incêndio se alastrasse para os fardos de algodão armazenados na parte externa da estrutura, evitando um prejuízo ainda maior.
Na madrugada desta terça-feira (21), um incêndio de grandes proporções destruiu parcialmente um galpão algodoeiro localizado na BR-020, sentido Brasília, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h50 da manhã, mobilizando equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) para o local.
Ao chegarem, os bombeiros constataram que o fogo já havia tomado metade do algodão armazenado no galpão, exigindo uma operação intensiva para conter as chamas. O combate ao incêndio contou com o uso de uma Auto Tanque Bomba (ATB), caminhões-pipa, retroescavadeiras e o apoio de funcionários da empresa, que auxiliaram nas ações de emergência.

A situação exigiu reforço e, por volta das 8h20, uma segunda equipe foi mobilizada para dar continuidade aos trabalhos. A fase de resfriamento do material ainda em combustão incluiu a abertura de acessos e a demolição de algumas paredes do galpão com o auxílio de retroescavadeiras, a fim de dissipar o calor e permitir que as máquinas pudessem iniciar a retirada dos restos queimados no processo de rescaldo.
Apesar das perdas materiais, a atuação eficaz dos bombeiros impediu que o incêndio se alastrasse para os fardos de algodão armazenados na parte externa da estrutura, evitando um prejuízo ainda maior. Felizmente, não houve feridos, e a operação foi considerada bem-sucedida.
Até o momento, as causas do incêndio são desconhecidas, e autoridades devem realizar uma investigação para apurar os fatores que possam ter desencadeado as chamas. Também não foi divulgado o número exato de fardos atingidos.
A operação de combate ao fogo e rescaldo foi concluída na parte da tarde, com todos os procedimentos de segurança adotados para garantir que não houvesse novos focos de incêndio.
A região de Luís Eduardo Magalhães é um dos principais polos produtores de algodão do país, o que reforça a importância de medidas preventivas e de segurança para evitar incidentes desse porte, que podem comprometer a produção e o escoamento da safra.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.