Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

Negócios seguem lentos no BR; exportações de feijão são recordes
Segundo dados da Secex, de janeiro a novembro, o volume embarcado pelo Brasil soma 501,20 mil toneladas, já representando um recorde anual.
Continue Reading Negócios seguem lentos no BR; exportações de feijão são recordes
Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços do milho em alta
Em algumas regiões, conforme o Centro de Pesquisas, agricultores estão preocupados com o clima quente e, em outras, com os impactos das chuvas.
Continue Reading Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços do milho em alta
Fogos de artifício e festejos de finais de ano podem causar estresse e ansiedade nos cães
Cães sofrem com fogos e barulho no fim do ano; veja como reduzir o estresse e como Zylkene® ajuda a manter equilíbrio e bem-estar emocional.
Capim verde mesmo com poucas chuvas? Sim, é possível!
Tecnologia no campo: Tifton 85 resiste à seca, aumenta a produção de forragem e pode multiplicar por 10 a produtividade da pecuária brasileira.
Continue Reading Capim verde mesmo com poucas chuvas? Sim, é possível!
ALERTA: Ciclone extratropical coloca parte do Brasil em alerta para ventos de até 120 km/h
Sistema de ciclone se forma entre 8 e 9 de dezembro e deve provocar chuva forte, temporais e rajadas intensas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Depreciação vira alerta no campo e ameaça patrimônio do pecuarista
Custo invisível, a depreciação cresce de forma silenciosa e pode comprometer resultados de longo prazo nas fazendas, apontam especialistas
Continue Reading Depreciação vira alerta no campo e ameaça patrimônio do pecuarista





