Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

Com tarifaço, exportações do Brasil aos EUA caíram 28,1% em novembro
Esta é a quarta queda consecutiva nas vendas aos EUA, após a imposição da sobretaxa de 50% aplicada pelo governo Donald Trump aos produtos brasileiros.
Continue Reading Com tarifaço, exportações do Brasil aos EUA caíram 28,1% em novembro
O que é a ZCAS e como ela afeta o clima
Entenda o que é a ZCAS e como ela afeta o clima no Brasil. Saiba como esse corredor de umidade define as chuvas de verão e impacta o agronegócio nacional
Continue Reading O que é a ZCAS e como ela afeta o clima
ALERTA INMET: ZCAS provoca chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h em diversas regiões
Inmet emite alerta vermelho – muita chuva e vento forte – e sistemas meteorológicos colocam estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sob risco elevado de alagamentos, deslizamentos e transtornos urbanos
Continue Reading ALERTA INMET: ZCAS provoca chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h em diversas regiões
Atenções se voltam a demandas interna e externa aquecidas do boi
Para atender a essas vendas, pesquisadores explicam que parte dos frigoríficos já está com escalas adiantadas.
Continue Reading Atenções se voltam a demandas interna e externa aquecidas do boi
Mapa publica preços mínimos para os produtos extrativos da safra 2026
Os valores, fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), servirão de referência nas operações da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Continue Reading Mapa publica preços mínimos para os produtos extrativos da safra 2026
Suínos comem bolachas? Mito ou verdade?
Suínos podem consumir bolachas e outros produtos de panificação, desde que avaliados e processados. Alternativa sustentável que reduz custos e desperdícios
Continue Reading Suínos comem bolachas? Mito ou verdade?





