Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

Por que os EUA “perdem” para o Brasil na quantidade de safras anuais?
Descubra por que a geografia e a tecnologia permitem ao Brasil superar os EUA na quantidade de safras anuais, mudando a economia do agronegócio global
Continue Reading Por que os EUA “perdem” para o Brasil na quantidade de safras anuais?
Mais da metade do café analisado em compras públicas apresenta fraude
Fiscalização identifica excesso de impurezas e matérias estranhas acima do limite legal em mais da metade do café adquiridos por órgãos públicos; apreensões já somam cerca de 40 toneladas em 2025
Continue Reading Mais da metade do café analisado em compras públicas apresenta fraude
Ladrões roubam mais de 120 búfalos em fazenda usando embarcação e rendem funcionários
Crime ocorreu às margens de um rio, no município de Porto de Moz (PA), e reforça a escalada de furtos e roubos de rebanhos na região amazônica; Ladrões roubam mais de 120 búfalos em fazenda usando embarcação
DL Mining launches Christmas Carnival Event: Double Earnings + Extra Cash Rewards, Helping Users Earn $2K Stable Daily Returns
Amid ETH/BTC’s market volatility, DL Mining today officially launched its ETH/BTC/USDT Contract Participation Platform, offering users a simple and efficient way to engage with the ETH/BTC market while enjoying predictable daily returns—without the risks and complexities of direct trading.
Aplicativo gratuito da Embrapa ajuda a planejar barragens no semiárido, o GuardeÁgua
O aplicativo GuardeÁgua está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android, na Play Store, e também conta com versão web.
Gado evita área contaminada com plantas daninhas em 72% do tempo, diz estudo dos EUA
Pesquisa realizada no Missouri revela que a presença de invasoras altera o comportamento de pastejo dos bovinos, reduz o aproveitamento da forragem e gera perdas produtivas que vão muito além da queda na taxa de lotação





