Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade
Ao todo, segundo o Ministério da Fazenda, dez dispositivos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108 foram vetados.
Continue Reading Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade
Exportações de algodão seguem a todo vapor, volume de 2025 foi recorde
Segundo dados da Secex, o Brasil embarcou 452,49 mil toneladas em dezembro/25, recorde da série Secex, iniciada em 1997.
Continue Reading Exportações de algodão seguem a todo vapor, volume de 2025 foi recorde
Supermercado tem 80kg de carne descartados após fiscalização do Procon
Procon-AM apreende 80kg de alimentos e carnes com validade adulterada em Manaus. Fiscalização aponta falhas graves na cadeia de frio e autua supermercado.
Continue Reading Supermercado tem 80kg de carne descartados após fiscalização do Procon
Anec eleva estimativa de exportação de soja em janeiro para 3,73 milhões de t
A revisão para cima reflete a intensificação dos embarques com a colheita acelerada da safra 2025/26 e maior disponibilidade de grãos nos portos.
Continue Reading Anec eleva estimativa de exportação de soja em janeiro para 3,73 milhões de t
Importações de fertilizantes batem recorde em 2025 com avanço de produtos de menor concentração
Estratégia de redução de custos no campo impulsiona compras de SAM, SSP e NP e eleva o volume importado pelo Brasil, apesar de preços elevados e margens apertadas.
Acordo comercial UE-Mercosul sinaliza limites de diplomacia dura de Trump na América Latina
Mesmo que o governo Trump busque uma lealdade regional mais ampla, é improvável que os governos sul-americanos, do Brasil ao Peru, abram mão de fortalecer os laços com a China.





