Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

AgRural: plantio da safra de soja 2025/26 no Brasil atinge 81% ante 71% há 7 dias
O principal foco de preocupação continua em Mato Grosso e Goiás, em virtude dos efeitos da irregularidade das chuvas.
Continue Reading AgRural: plantio da safra de soja 2025/26 no Brasil atinge 81% ante 71% há 7 dias
Seguro Rural: Necessário
A verdade é que o risco inerente à produção agropecuária — seja no cultivo agrícola, na pecuária ou no extrativismo — exige políticas robustas de gestão de risco.
Continue Reading Seguro Rural: Necessário
Navio com 3 mil vacas do Uruguai, está há dois meses em alto-mar após negativa da Turquia
Navio com 3 mil vacas percorre mais de 26 mil km em alto-mar; Viagem é marcada por polêmica, mortes, nascimentos e mudanças de rota, fatores que reacendem debate global — sem desmerecer a importância econômica do setor para a pecuária
Protagonismo de povos e comunidades tradicionais na restauração socioambiental é debatido na AgriZone
A discussão reuniu agricultores familiares, pesquisadores, gestores públicos e integrantes de redes de colaboração territorial.
Com recorde histórico, Porto de Santos conecta passado, presente e futuro do transporte nacional
De 124 mil toneladas em 1892 para quase 180 milhões em 2024, trajetória do porto reflete a evolução do transporte nacional.
COP30: Especialistas alertam para desperdício de energia, uso insustentável da terra e ameaça à soberania
Pesquisadores do IEMA participam de mesmo painel expondo fragilidades do sistema elétrico e como os biocombustíveis podem ajudar na transição energética.





