Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

Crédito rural com juros a partir de 3% a.a.: veja como funciona a nova linha de crédito
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos para pagar; confira as condições do financiamento O produtor rural brasileiro enfrenta, mais uma vez, um cenário que parece testar diariamente sua capacidade de resistência. A escalada dos…
ExpoZebu 2026 confirma força da V3 e avanço do Nelore Pintado no Brasil
Marca conquista campeonatos, movimenta o mercado e fortalece a expansão do Nelore Pintado durante a maior vitrine da genética zebuína mundial
Continue Reading ExpoZebu 2026 confirma força da V3 e avanço do Nelore Pintado no Brasil
Máquina inédita no mundo deve transformar a colheita de pimenta-do-reino no Brasil
Empresa brasileira lança primeira colhedora de pimenta-do-reino do mundo e mira fim da dependência de mão de obra no campo; implemento desenvolvido foi apresentado durante a Agrishow 2026
Continue Reading Máquina inédita no mundo deve transformar a colheita de pimenta-do-reino no Brasil
O acordo com a Europa vai ser bom ou ruim para o produtor brasileiro?
Enquanto o acordo entre Mercosul e União Europeia é vendido como uma grande oportunidade para o agro, aumentam os alertas sobre burocracia, rastreabilidade e o custo das novas exigências impostas ao produtor brasileiro
Continue Reading O acordo com a Europa vai ser bom ou ruim para o produtor brasileiro?
Estudo mapeia pegada de carbono do soro de leite no Brasil
“A cadeia láctea brasileira acaba de dar um passo decisivo rumo à transparência ambiental e à eficiência produtiva”, comemora a analista.
Continue Reading Estudo mapeia pegada de carbono do soro de leite no Brasil
Agricultor encontra petróleo no Ceará e descoberta pode gerar lucro milionário; entenda o que diz a lei
Família de Agricultor encontra petróleo no Ceará ao perfurar poço para água no interior do Estado; ANP confirmou presença de petróleo cru e abriu processo para avaliar exploração da área





