Incêndio de grande proporção atingiu propriedade rural. Cerca de 70 cabeças de gado fugiram para tentar sobreviver, resgate dos animais é realizado por funcionários e proprietário.
Um prejuízo estimado em R$ 10 milhões foi registrado após o incêndio ocorrido na última sexta-feira (23) em uma fazenda de 280 hectares em Itirapina, no interior de São Paulo. A fazenda, conforme informações divulgadas pelo G1, dedicada à plantação de eucaliptos, foi uma das mais impactadas pelas queimadas intensas que vêm assolando a região. As chamas, alimentadas pelos ventos fortes e pela seca, se espalharam rapidamente, atingindo grande parte da plantação e causando destruição significativa.
Neste sábado (24), o comerciante Maurício Lenharo enfrentava as consequências das queimadas em sua propriedade. “Foi assustador. O fogo era muito alto, as chamas enormes. Moro em Itapuí, mas um funcionário me ligou e vim correndo para cá. Conseguimos ainda retirar parte do gado a tempo”, relatou Lenharo, destacando a gravidade da situação.
Resgate de animais
Cerca de 70 cabeças de gado, em uma tentativa desesperada de escapar das chamas, romperam as cercas, e 40 delas foram resgatadas pelos funcionários, que continuavam as buscas na manhã seguinte. “Sabemos que o gado deve estar por perto, mas sem comida e água na região, o pessoal está correndo atrás procurando”, explicou Lenharo.
Na área urbana, o incêndio também atingiu uma grande porção de mata próxima a uma granja. As 28 famílias que residem em casas fornecidas pela empresa tiveram que evacuar até que o fogo fosse controlado.

No sábado, os moradores retornaram às suas casas e enfrentaram o árduo trabalho de limpeza. “A casa estava cheia de cinzas, colchão, cama, tudo sujo, mas graças a Deus nada aconteceu com a gente. Mas vimos muitos animais mortos na mata, foi de cortar o coração”, disse José Mendes dos Santos, um dos moradores afetados.
Queimadas em todo o Brasil
Desde a última semana, o Brasil tem enfrentado uma série de queimadas devastadoras em diversas regiões do país. Os incêndios, intensificados por condições climáticas adversas, como a baixa umidade e altas temperaturas, têm causado danos significativos ao meio ambiente e à economia rural. As autoridades continuam em alerta máximo, enquanto esforços de combate ao fogo e de proteção de propriedades e animais seguem em ritmo acelerado.

Churrasco de codorna? Entenda por que a iguaria virou a nova febre entre os mestres churrasqueiros
Rica em proteínas, mais acessível e com preparo rápido, a carne da ave conquista as grelhas brasileiras e impulsiona a coturnicultura de corte no agronegócio nacional
Bill Gates, carrapatos e alergia à carne: o que há de verdadeiro — e o que é teoria da conspiração
Fundação de Bill Gates financiou pesquisa com carrapatos ligados ao gado, mas não há qualquer evidência de relação com a síndrome alfa-gal, condição que causa alergia à carne vermelha em humanos.
Churrasco vira luxo nos EUA: preço da carne dispara e pecuaristas temem nova infestação
Com o menor rebanho bovino em 75 anos, preços recordes da carne e o avanço da mosca-varejeira na fronteira mexicana, o tradicional churrasco nos EUA enfrenta uma das maiores pressões de sua história.
Chinesa dona da maior granja de suínos do mundo prepara entrada no Brasil e mira Mato Grosso e Goiás
Gigante da suinocultura global, a Muyuan Foods intensifica conversas com governos estaduais, avalia logística, produção de grãos e biossegurança brasileira; Chinesa dona da maior granja de suínos do mundo prepara entrada no Brasil e movimento pode redesenhar parte da cadeia de proteína animal no país
China virou o centro do mercado global da carne bovina — e o Brasil sente isso todos os dias
Com consumo crescente e capacidade limitada de produção, o país asiático passou de importador secundário a principal força capaz de alterar preços, exportações e decisões da pecuária mundial, ou seja, China virou o centro do mercado global da carne bovina
O fim de uma atividade produtiva?
Avanço da tilápia importada amplia preocupação do setor com concorrência desleal, custos de produção e riscos para a cadeia aquícola nacional.
Continue Reading O fim de uma atividade produtiva?





