Incêndio na maior usina de cana destrói 50 mil toneladas de açúcar

A unidade da Raízen, uma das gigantes do agronegócio, localizada em Rio Brilhante, MS, sofreu, na terça-feira, 13, um incêndio em seu departamento de armazenamento, atingindo cerca de 50 mil toneladas de açúcar.

Um incêndio de grandes proporções atingiu a maior usina de açúcar de Mato Grosso do Sul, que fica localizada na cidade de Rio Brilhante. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas destruíram 50 mil toneladas de açúcar. O fogo teve início na madruga desta terça-feira (14) e o combate as chamas continuaram durante o dia, até serem controladas.

O fogo consomiu o armazém de açúcar da Usina Raizen, a maior na produção de álcool e açúcar de Mato Grosso do Sul. Em nota, a empresa informou que o fogo não se alastrou e não houve vítimas. As causas do acidente ainda serão apuradas. De acordo com notícia divulgada pelos envolvidos, o fogo começou e equipes do Corpo de Bombeiros foram chamados para controlar as chamas. Durante o dia e a madrugada da segunda, o combate contou com caminhões-pipa e até aeronaves.

Nesta terça-feira, 14, as chamas começaram a ser controladas. Segundo o coronel Cordeiro, pela manhã, apenas poucos focos ainda eram encontrados. Com o incêndio, a estrutura metálica do galpão de armazenamento ficou destruída.

“É o que normalmente acontece com estrutura metálica, geralmente o calor faz com que a estrutura dobre e vá descendo. Geralmente não cai. São novas modernidades que a engenharia traz, que evita que ela caia de uma vez. Então ela vai entortando até encostar no chão e evitar a perda de vidas”, explicou o Coronel.

Em nota, a Raízen informou que o fogo começou durante a madruga de segunda-feira e imediatamente a brigada de incêndio foi acionada. “O fogo não se alastrou, já foi controlado e não houve vítimas. As causas do acidente ainda serão apuradas”.

Segundo dados do Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Etanol (Consecana), divulgados no último Boletim Casa Rural da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), a cidade de Rio Brilhante é responsável pela segundo maior área de cultivo de cana-de-açúcar do estado. O município corresponde a 11% da produção.

Ao g1, o comandante do Corpo de Bombeiros do município, capitão Paulo Cordeiro, informou que o fogo atingiu o silo da usina, que armazenava açúcar. Ainda não há informações sobre como o fogo se alastrou e a estrutura do armazém ficou completamente destruída.

“Estamos dando continuidade ao combate ao incêndio na maior usina do estado e conseguimos avançar bastante durante a madrugada. A cobertura foi toda destruída pelas chamas, o que normalmente acontece com estrutura metálica. Ainda teremos um longo trabalho de retirar todo o material”.

Em nota, a Raízen informou que o fogo começou durante a madruga de segunda-feira e imediatamente a brigada de incêndio foi acionada. “O fogo não se alastrou, já foi controlado e não houve vítimas. As causas do acidente ainda serão apuradas”.

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa brasileira integrada de energia que desempenha um papel significativo em várias áreas, incluindo a produção de açúcar, etanol, combustíveis e bioenergia. Em resumo, a Raízen é uma empresa versátil e inovadora que desempenha um papel fundamental na produção de energia, biocombustíveis e produtos relacionados à cana-de-açúcar, com um forte compromisso com a sustentabilidade e uma presença significativa no mercado global.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM