Incêndios no Pantanal devastam 260 mil hectares em duas semanas, diz levantamento

Os incêndios que assolam o Pantanal já causaram a devastação de uma extensão superior a 258.425 hectares, com focos de incêndio ocorrendo nas últimas duas semanas apenas em Mato Grosso.

Essas informações foram divulgadas na sexta-feira, dia 20, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ (LASA). De acordo com os dados do Inpe, tanto Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul juntos acumulam um total de 1.309 focos de incêndio no Pantanal, sendo que Mato Grosso registra 730 focos ativos. Somente no mês de outubro, ocorreram 533 focos nos dois estados, dos quais 379 se concentraram em Mato Grosso.

Desde o início de outubro, um incêndio afeta o Parque Estadual Encontro das Águas, situado entre as cidades de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. Este parque é reconhecido por abrigar a maior população de onças-pintadas do mundo. Até o momento, cerca de 10,45% da área total do parque já foi consumida pelas chamas.

De acordo com informações do Instituto Centro de Vida (ICV), aproximadamente 15 mil hectares de terras já foram afetados pelo fogo. O incêndio teve origem em 1° de outubro, originando-se em uma propriedade rural adjacente ao parque. A organização ressalta a gravidade da situação, lembrando que, em 2020, mais de 90% da área na mesma região foi impactada por incêndios. Este incêndio já persiste há quase 22 dias.

No intervalo entre quarta-feira (18) e quinta-feira (19), foram identificados 17 focos de incêndio em Mato Grosso do Sul e 83 em Mato Grosso.

Comparativamente ao mesmo período de 2022, o Pantanal registrou 1.184 focos de incêndio no bioma, o que representa um aumento de 10% no número de ocorrências, conforme dados recentemente divulgados.

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM