Indea orientou medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas produções, após confirmação de ocorrência do besouro das colmeias em Rondonópolis.
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) emitiu, nesta terça-feira (4.2), uma nota técnica na qual confirma o registro da primeira ocorrência de Aethina tumida, popularmente conhecido como o pequeno besouro das colmeias (PBC), em Mato Grosso. O inseto ataca as colmeias de abelhas e torna o mel impróprio para consumo humano.
A nota também orienta as medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas colmeias.
No documento de número 01/2025, o Indea comunica que o caso foi detectado em um apiário de Rondonópolis, após os produtores acionarem o órgão.
No processo de investigação, ficou comprovado que havia a presença do PBC em três colmeias, após análise das amostras pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Goiânia.
De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária do Indea e médico veterinário João Marcelo Néspoli, as larvas do besouro são as maiores causadoras de danos, pois se alimentam das larvas das abelhas e do pólen, além de perfurar os favos de mel ao movimentarem-se, causando a fermentação do mel e pólen, que se tornam impróprios para consumo humano.

“Nossa equipe está trabalhando para o controle dessa praga, mas os apicultores precisam adotar as boas práticas de prevenção e controle, além de notificar a possível presença ao Indea”, comenta Néspoli.
Nas medidas sanitárias sugeridas pela nota técnica, está o cadastramento, ou a atualização do cadastro, da produção junto ao Indea para se ter a dimensão da ação efetiva de controle de pragas; notificar o órgão em caso de suspeita da ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias no apiário e meliponários; inspecionar regularmente as colmeias (ao abri-las, observar atentamente a tampa, as laterais, o fundo, as frestas, os quadros e os favos para detectar a presença do besouro); raspar periodicamente o acúmulo de própolis e de cera da tampa, das molduras dos quadros, das paredes e do fundo das colmeias, que podem servir de abrigo para o besouro e dentre outras orientações na nota em anexo ao final da matéria.
Em caso de suspeita, o Indea sugere que procure uma unidade mais próxima. A lista das unidades você confere aqui ou pelo 0800-065-3015.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em outubro
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) diminuiu 0,2% em relação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).
Continue Reading Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em outubro
Fundos elevam aposta na alta da soja na semana até 18 de novembro na CBOT
A posição líquida comprada avançou 14,8%, passando de 203.476 lotes em 10 de novembro para 233.477 lotes, um aumento de 30.001 lotes.
Continue Reading Fundos elevam aposta na alta da soja na semana até 18 de novembro na CBOT
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
O relatório deve ser enviado através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) e deve conter o resultado das vistorias trimestrais.
1ª previsão da Hedgepoint é de safra de café do País de até 74,4 mi/sacas em 2026
A colheita de arábica pode atingir entre 46,5 milhões e 49 milhões de sacas, acima dos 37,7 milhões de sacas projetados para 2025/26.
Continue Reading 1ª previsão da Hedgepoint é de safra de café do País de até 74,4 mi/sacas em 2026
Chãozão, maior plataforma do setor, atrai o agro com mais de R$ 500 bilhões em imóveis rurais anunciados
Plataforma digital criada em Goiânia, Chãozão se consolida como principal vitrine do mercado de imóveis rurais no Brasil, com crescimento acelerado e planos de expansão internacional
Setor leiteiro encerra 2025 defendendo bloqueio às importações de leite para conseguir renda
Gadolando alerta para baixa remuneração, avanço das importações de leite e pede ações urgentes para garantir a sobrevivência do produtor e da atividade em 2026





