Abiec, associação que representa as exportadoras de carne do país, planeja expandir para todas as associadas adesão ao programa Boi na Linha, de boas práticas para o setor na Amazônia.
Uma semana depois de a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgar que irá apertar as exigências na concessão de crédito a frigoríficos que atuam na Amazônia, a Abiec, associação que representa as exportadoras de carne do Brasil, anuncia, nesta terça-feira (6), a adesão formal ao protocolo “Boi na Linha”, que estabelece critérios socioambientais na compra de gado em todo o país.
A parceria foi firmada com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). “Nossa ambição é ter, dentro de um ano, todas as empresas atuando na Amazônia dentro do Protocolo, e, em dois anos, as outras empresas associadas”, disse Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da Abiec.
Criado em 2019 pelo Imaflora em parceria com o Ministério Público Federal, o Boi na Linha é um conjunto de protocolos de boas práticas sociais e ambientais para empresas de toda a cadeia da carne presentes na Amazônia.
Isso vai desde os criadores de gado até os frigoríficos, que compram esse gado e processam a carne, e supermercados.
Atualmente, 16 das 39 associadas da Abiec, incluindo os maiores frigoríficos do Brasil, já são integrantes e seguem os protocolos do programa de proteção ambiental.
A intenção com a nova parceria da Abiec com o Imaflora é expandir, nos próximos anos, essa adesão para todos os seus associados.
“Com a representatividade das associadas da Abiec, vamos melhorar o ambiente de negócios, uniformizando procedimentos e critérios de originação no setor”, afirma a diretora-executiva do Imaflora, Marina Piatto.
As 16 companhias que participam do Boi na Linha respondem, de acordo com a Abiec, por 63% do total de abates formais feitos no Brasil e 74% do que é feito apenas na Amazônia.
Com a ampliação para as 39 associadas, essa proporção sobe para 84% dos abates na Amazônia e 80% do total do país. Juntas, as empresas que integram a Abiec representam 98% das exportações de carnes do Brasil.
Ofensiva dos bancos
Na semana passada, a Febraban anunciou uma nova política de autorregulação pela qual os principais bancos do país passarão a elevar as exigências para conceder crédito a frigoríficos que atuem na Amazônia.
Pelas novas regras, a indústria da carne terá que possuir sistemas de rastreabilidade de seus fornecedores na Amazônia como condição para conseguir empréstimo dessas instituições.
A medida foi criticada pela Abiec e por especialistas, que avaliaram que o engajamento dos bancos como parte desta cadeia poderia ser maior, além de abarcar outras indústrias, além da carne, que também exploram os recursos da Amazônia, como mineração e madeira.
Publicado por Juliana Elias, da CNN Brasil
Tarcísio anuncia regularização fundiária e investimentos no agro durante a Feicorte
Solenidade de abertura da feira foi marcada pela entrega de títulos rurais, liberação de recursos para municípios e a doação definitiva do Recinto Jacob Tosello à prefeitura de Presidente Prudente
Continue Reading Tarcísio anuncia regularização fundiária e investimentos no agro durante a Feicorte
Morre Jess Arisen Moon, garanhão que carregava uma das genéticas mais valiosas do Quarto de Milha mundial
Filho do lendário Mr Jess Perry, Jess Arisen Moon era visto por criadores como um dos projetos genéticos mais promissores da velocidade no Brasil e deixa legado que seguirá por gerações.
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americano da cadeia da bioenergia durante a Fenasucro & Agrocana
Realizado paralelamente à feira, ATALAC reunirá profissionais, pesquisadores e empresas da América Latina e Caribe em Ribeirão Preto (SP).
Com reaproveitamento de mais 17,6 mil toneladas de resíduos, GTF reforça sua economia circular em 2025
Relatório de Sustentabilidade destaca modelo produtivo integrado, desenvolvimento de comunidades rurais e alinhamento a padrões internacionais de ESG.
Safra recorde expõe desafios da logística e da armazenagem de grãos no Brasil
Crescimento da produção amplia pressão sobre rodovias, ferrovias, portos e capacidade de estocagem, elevando os custos para o agronegócio.
Continue Reading Safra recorde expõe desafios da logística e da armazenagem de grãos no Brasil
Fiesp repudia condução do texto da MP do Frete
Entidade afirma que proposta amplia a intervenção no mercado, gera insegurança jurídica e pode elevar os preços das mercadorias para consumidores.
Continue Reading Fiesp repudia condução do texto da MP do Frete





