Infestação de carrapato mata o gado e assusta EUA

Infestação de carrapato mata o gado e assusta EUA

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Só em uma fazenda os carrapatos causaram a morte de cinco animais, estado da Carolina do Norte está em estado de alerta.

O carrapato de cauda-longa asiático (Haemaphysalis longicornis) tem assustado os moradores do Condado de Surry, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Cinco bovinos morreram em Surry County devido ao que o veterinário estadual está chamando de infestações de carrapatos. O veterinário estadual Doug Meckes disse que as pessoas que têm animais de estimação ou animais devem ser vigilantes e tomar precauções contra os carrapatos durante o clima quente.

As vacas morreram de anemia aguda causada pelas infestações. Mais de 1.000 carrapatos foram no corpo do touro jovem morto trazido para o Northwestern Animal Disease Diagnostic Lab. Quatro outras vacas morreram da mesma maneira. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos.

Essa espécie de carrapato tem feito estragos em grande escala nos Estados Unidos. Uma única fêmea bem alimentada desta espécie pode gerar até 2 mil clones através de uma reprodução por partenogénese — ou seja, são fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem.

Essa espécie de carrapato já chegou até dez estados americanos, mas a situação mais preocupante é na Carolina do Norte. Além disso, pode transmitir doenças mortais que podem ser potencialmente fatais para humanos. Em uma carta alertando os donos de animais e animais de estimação a serem vigilantes em suas medidas para prevenir carrapatos, o Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Carolina do Norte disse que esses carrapatos exóticos estão infectando animais causando danos severos em alguns casos. 

Praga pode causar sérios danos

A espécie é uma “séria praga” do gado no leste da Ásia, entretanto não é considerado uma ameaça a pecuária norte-americana. É conhecido por ser agressivo e freqüentemente constrói infestações massivas em animais. As infestações causam estresse, reduzem o crescimento e a produção e a perda de sangue que pode levar à morte. Ainda mais preocupante, o carrapato pode se reproduzir sem um macho com um único carrapato fêmea alimentado capaz de criar uma população localizada.

Minas Gerais confirma 5 mortes por febre maculosa em 2019

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que cinco pessoas morreram vítimas da febre maculosa no estado em 2019. Março teve um óbito registrado, e maio, quatro. A transmissão em seres humanos ocorre por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com