A influência do ciclo de vida nas empresas familiares

A influência do ciclo de vida nas empresas familiares

PARTILHAR
criancas-olhando-a-plantacao-na-fazenda empresa famiiar
Foto: Divulgação

Artigo de Beatriz Brito, coach e consultora de empresas familiares, possui mais de 21 anos de experiência profissional na área de desenvolvimento humano.

O ciclo de vida dos indivíduos é um imperativo biológico, o ciclo de vida dos negócios é inevitável, principalmente nestes tempos de exponenciais avanços tecnológicos. As famílias empresárias lidam com as mudanças no ciclo de vida dos negócios e simultaneamente trabalham a questão da Sucessão, muitas vezes movidos por eventos no ciclo de vida das pessoas da família.

Eventos como: o nascimento de uma criança, crianças crescendo, casamentos, aniversários, divórcios, doença de algum membro da família, morte, além de membros da próxima geração terminando a universidade ou pedindo trabalho na empresa da família acionam o gatilho de novos desafios no sistema familiar.

A morte de um presidente da empresa reverbera na família e no negócio, o nascimento de um bebê prematuro ou com a saúde comprometida modifica relações familiares, a vida de três irmãos sócios será drasticamente afetada pela entrada dos filhos na empresa, um filho ou uma filha que terminam seu MBA e já tenham trabalhado com sucesso em outras empresas esperam ser tratados como um adulto competente na empresa familiar, caso isto não aconteça poderá se frustrar ou gerar conflito. Estes episódios do ciclo de vida alteram a estrutura e será necessário renegociar as relações. O Diálogo, a habilidade de dialogar é peça fundamental para cada indivíduo e para o Sistema Família nesta etapa.

Os Ciclos de vida de indivíduos podem ser classificados, segundo Levinson em: adolescência, “setting down“, meia idade, início da vida adulta, fim da vida adulta e velhice. John Davis, um dos maiores especialistas em Famílias Empresárias classifica em 4 os estágios do Desenvolvimento da Família: Jovem Família Empresária, Entrada na Empresa, Trabalho Conjunto e Passagem de Bastão.

As Sucessões são diretamente influenciadas por ambos, os eventos na vida do indivíduo, da família e dos negócios. Os Ciclos de vida, sejam na família ou na empresa criam transições e estas promovem novos desafios. Lidar com as transições no ciclo de vida pode ser bem mais difícil que gerenciar mudanças nos negócios. A necessidade de estabelecer um genuíno diálogo é fator crítico de sucesso visando superar estes momentos.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com