Influenza aviária: Uruguai vai adquirir 10 milhões de doses para vacinar galinhas

Face à ameaça epidemiológica da gripe aviária detectada, o Governo vai iniciar o processo de vacinação das galinhas poedeiras e reprodutoras.

O titular do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai, Fernando Mattos, informou, nesta quinta-feira, 23, no Palácio Legislativo, que foram detectados sete focos de gripe aviária, que estão distribuídos nos departamentos de Maldonado, Tacuarembó, Montevidéu , Canelones e, recentemente, no parque Tálice, nas Flores.

“Claramente, isso mostra que há uma circulação viral e que corremos um risco crescente de afetar o sistema produtivo”, disse o chefe.

Ele também indicou que, de acordo com as recomendações do comitê de vacinas do MGAP e de especialistas, o Presidente da República, Luis Lacalle Pou, decidiu iniciar a inoculação com duas doses, para galinhas poedeiras e reprodutoras.

Nesse sentido, mencionou que nas próximas semanas chegarão dois tipos de vacinas: a inativada e a vetorizada, que serão adquiridas na França e no México. 

Mattos enfatizou que o sistema de vacinação já está programado em conjunto com as empresas, para atingir a cobertura precoce, pois a reação é gerada em cerca de 15 dias a partir da inoculação.

“A melhor defesa para que o vírus não entre nos sistemas de produção são as medidas de biossegurança que devem ser adotadas”, explicou o secretário de Estado, que considerou que se houver apenas uma ave infectada em um galpão, todas devem ser eliminadas. .

Ele também insistiu que a doença não é transmitida pelo consumo de alimentos derivados do setor, que a probabilidade de afetar uma pessoa é baixa e que até agora não houve consequências comerciais nos mercados internacionais.

Sobre o ecoparque Tálice, adiantou que se encontra encerrado temporariamente, por ser um passeio muito concorrido, e que se inicia o acompanhamento epidemiológico dos animais afetados.

Fonte: Governo do Uruguai

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM