Iniciada a consulta para a regulamentação do tráfego de equipamentos agrícolas

Na última quinta-feira (21), houve um avanço significativo nesse sentido, com a publicação oficial, pelo Ministério dos Transportes, da Minuta de Resolução que passará por consulta pública e posterior deliberação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Há anos, agricultores de todo o país têm buscado a regulamentação do tráfego de máquinas agrícolas em estradas públicas. Na última quinta-feira (21), houve um avanço significativo nesse sentido, com a publicação oficial, pelo Ministério dos Transportes, da Minuta de Resolução que passará por consulta pública e posterior deliberação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Até o dia 20 de abril, a população e os setores econômicos poderão enviar suas sugestões sobre o texto.

A liderança nessa questão tem sido exercida nos últimos meses pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em colaboração com o ministro Renan Filho e o secretário nacional Adrualdo de Lima Catão. Segundo o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), autor de um projeto de lei sobre o assunto na Câmara (PL 8841/2017), este é um momento crucial para que todas as adaptações necessárias sejam levadas ao governo federal.

“Em um país responsável por alimentar mais de 1 bilhão de pessoas, é inaceitável que os agricultores sejam multados por percorrer curtas distâncias com suas máquinas, de uma propriedade para outra. Precisamos simplificar os processos em busca de uma solução responsável”, afirma o parlamentar.

A principal demanda é pela revogação do Art. 101 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que exige autorização especial para veículos acima dos limites de peso e dimensões circularem nas rodovias, com validade de até seis meses.

“É crucial que os cidadãos que tenham dúvidas sobre a consulta e as regras para a utilização das máquinas acessem a minuta e expressem suas opiniões, pois é com elas que construiremos uma legislação abrangente para todo o Brasil”, destaca o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR).

Por sua vez, o deputado federal Rafael Pezenti (MDB-SC) destaca que as atuais diretrizes têm desestimulado os produtores: “As restrições impostas pela legislação atual têm impacto negativo na produtividade e refletem na mesa dos brasileiros. Não podemos mais penalizar aqueles que sustentam esta nação.”

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM