Com as chuvas intensas, há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, cobrindo também regiões do Pará e do Tocantins. Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.
Além disso, chuvas mais brandas devem atingir boa parte do país. Cerca de 1,5 mil municípios de 13 estados e o Distrito Federal devem registrar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos intensos, mas baixo risco de ocorrências. O alerta de nível amarelo, que representa perigo potencial, cobre todo o estado do Espírito Santo e do Tocantins e quase a totalidade dos municípios do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Também deve chover no norte de Rondônia e no sul de Roraima, no sudoeste do Maranhão e do Piauí, na região oeste e no extremo-sul da Bahia e no Norte do Rio de Janeiro.
O Inmet recomenda que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, também não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada local.
Tempo em janeiro
O Inmet prevê que o mês de janeiro no Brasil será de chuvas dentro da média climatológica e, em algumas ocasiões, acima da média, em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste.
No Sudeste, os acumulados devem ficar dentro da normalidade, ou acima, em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em Minas Gerais e no Espírito Santo a precipitação deve ser menor do que a usual para este mês.
Situação semelhante deve ocorrer no Centro-Oeste, com chuvas dentro dos parâmetros normais, ou acima, em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e registros abaixo do padrão em Goiás e nas regiões noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
Já as previsões dos termômetros indicam calor acima do padrão para o mês, com alguns dias ainda mais quentes, principalmente no Norte do país, com temperatura média do ar ultrapassando os 28 graus Celsius.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Produção recorde de couro bovino e dinâmica da exportação
No terceiro trimestre, foram curtidas 10,2 milhões de unidades, um crescimento de 19,8% frente ao mesmo trimestre de 2024.
Continue Reading Produção recorde de couro bovino e dinâmica da exportação
FPA blinda seguro rural e defesa agropecuária de cortes orçamentários para 2026
Trabalho conjunto da FPA garante que políticas essenciais ao setor permaneçam preservadas no relatório do PLN 2/25.
Continue Reading FPA blinda seguro rural e defesa agropecuária de cortes orçamentários para 2026
Demanda esboça reação, mas preço do arroz segue em queda
Os preços seguem em queda, e o setor nacional está à espera de alguma intervenção governamental mais efetiva.
Continue Reading Demanda esboça reação, mas preço do arroz segue em queda
Baixa oferta mantém preço da tilápia em alta
Esse movimento de alta nos preços é atípico para esta época do ano, sobretudo porque a demanda por peixes geralmente é limitada.
Continue Reading Baixa oferta mantém preço da tilápia em alta
Chuvas trazem otimismo ao setor cafeeiro
Para esta semana, a Climatempo prevê novas precipitações no cinturão cafeeiro, o que, conforme análise do Cepea, intensifica as expectativas positivas entre agentes.
Continue Reading Chuvas trazem otimismo ao setor cafeeiro
Preços domésticos do algodão oscilam; exportações podem atingir novo recorde
Os momentos de baixa vêm sendo influenciados pela necessidade de alguns vendedores de captar recursos e/ou de liquidar certos lotes.
Continue Reading Preços domésticos do algodão oscilam; exportações podem atingir novo recorde





