Com as chuvas intensas, há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, cobrindo também regiões do Pará e do Tocantins. Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.
Além disso, chuvas mais brandas devem atingir boa parte do país. Cerca de 1,5 mil municípios de 13 estados e o Distrito Federal devem registrar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos intensos, mas baixo risco de ocorrências. O alerta de nível amarelo, que representa perigo potencial, cobre todo o estado do Espírito Santo e do Tocantins e quase a totalidade dos municípios do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Também deve chover no norte de Rondônia e no sul de Roraima, no sudoeste do Maranhão e do Piauí, na região oeste e no extremo-sul da Bahia e no Norte do Rio de Janeiro.
O Inmet recomenda que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, também não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada local.
Tempo em janeiro
O Inmet prevê que o mês de janeiro no Brasil será de chuvas dentro da média climatológica e, em algumas ocasiões, acima da média, em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste.
No Sudeste, os acumulados devem ficar dentro da normalidade, ou acima, em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em Minas Gerais e no Espírito Santo a precipitação deve ser menor do que a usual para este mês.
Situação semelhante deve ocorrer no Centro-Oeste, com chuvas dentro dos parâmetros normais, ou acima, em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e registros abaixo do padrão em Goiás e nas regiões noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
Já as previsões dos termômetros indicam calor acima do padrão para o mês, com alguns dias ainda mais quentes, principalmente no Norte do país, com temperatura média do ar ultrapassando os 28 graus Celsius.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Sistema FAEP comemora aprovação do projeto que moderniza o seguro rural
O Projeto de Lei 2951/24 foi aprovado na Câmara com texto substitutivo e agora volta para votação no Senado.
Continue Reading Sistema FAEP comemora aprovação do projeto que moderniza o seguro rural
Pavilhão Brasil apresenta produtos do agro nacional na 9ª Agro Expo, em Bangladesh
Estande coordenado pelo Mapa reuniu empresas brasileiras e promoveu seminários sobre alimentação animal, genética e cooperação agropecuária.
Continue Reading Pavilhão Brasil apresenta produtos do agro nacional na 9ª Agro Expo, em Bangladesh
Mapa amplia cooperação agrícola com países africanos em agenda voltada à segurança alimentar
Desde 2023, foram assinados ao menos 18 instrumentos bilaterais com países africanos; continente importou mais de US$ 12,1 bilhões do agro brasileiro em 2025.
Ministro André de Paula e representantes da Abrafrutas debatem avanços para a fruticultura brasileira
Reunião abordou abertura de mercados, defesa fitossanitária, ampliação da fiscalização agropecuária e modernização logística das exportações.
Bahia e Pará recebem projeto estratégico do Mapa para ampliar produção sustentável de cacau agroflorestal
Iniciativa prevê investimentos de US$ 30,9 milhões para implantação de sistemas agroflorestais nos biomas Amazônia e Mata Atlântica.
Mapa expõe avanço dos javalis no Brasil e acende alerta: “desafio é proteger um patrimônio sanitário”
Novo retrato territorial apresentado pelo Ministério da Agricultura revela expansão dos javalis em regiões estratégicas do país e amplia preocupação com biosseguridade, defesa sanitária e risco econômico para uma das cadeias mais importantes do agro brasileiro





