Com as chuvas intensas, há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, cobrindo também regiões do Pará e do Tocantins. Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.
Além disso, chuvas mais brandas devem atingir boa parte do país. Cerca de 1,5 mil municípios de 13 estados e o Distrito Federal devem registrar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos intensos, mas baixo risco de ocorrências. O alerta de nível amarelo, que representa perigo potencial, cobre todo o estado do Espírito Santo e do Tocantins e quase a totalidade dos municípios do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Também deve chover no norte de Rondônia e no sul de Roraima, no sudoeste do Maranhão e do Piauí, na região oeste e no extremo-sul da Bahia e no Norte do Rio de Janeiro.
O Inmet recomenda que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, também não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada local.
Tempo em janeiro
O Inmet prevê que o mês de janeiro no Brasil será de chuvas dentro da média climatológica e, em algumas ocasiões, acima da média, em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste.
No Sudeste, os acumulados devem ficar dentro da normalidade, ou acima, em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em Minas Gerais e no Espírito Santo a precipitação deve ser menor do que a usual para este mês.
Situação semelhante deve ocorrer no Centro-Oeste, com chuvas dentro dos parâmetros normais, ou acima, em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e registros abaixo do padrão em Goiás e nas regiões noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
Já as previsões dos termômetros indicam calor acima do padrão para o mês, com alguns dias ainda mais quentes, principalmente no Norte do país, com temperatura média do ar ultrapassando os 28 graus Celsius.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Boi gordo terá semana de “guerra” nos preços; veja os motivos
Pressão dos frigoríficos, incerteza com a China e escalas curtas criam um ambiente de disputa acirrada no mercado do boi gordo; veja o que pode influenciar os preços nesta semana
Continue Reading Boi gordo terá semana de “guerra” nos preços; veja os motivos
Gigante do agro sofre golpe milionário e funcionário e empresário são presos por desvio de R$ 15 milhões
Esquema operado por mais de dois anos utilizava notas frias e documentos de transporte falsos para simular fretes inexistentes dentro do Grupo Bom Futuro; funcionário confessa participação e Justiça mantém prisões preventivas.
Caça de javali é liberada em todo Minas Gerais; veja novas regras
Nova lei autoriza o controle populacional e caça de javali e seus cruzamentos (javaporco) em todo o estado e estabelece regras para manejo, caça e registro dos controladores.
Continue Reading Caça de javali é liberada em todo Minas Gerais; veja novas regras
Ciclone extratropical: Semana começa com chuva forte e ventos de até 100 km/h; veja onde
Frente fria intensa avança sobre o país e, reforçada por um ciclone extratropical, mantém alerta máximo para chuva forte, rajadas perigosas e possibilidade de granizo
Tilápia é o peixe mais consumido do Brasil, impulsionada por produção sustentável
Com crescimento anual médio de 10,3%, Tilápia é o peixe mais consumido do país, impulsionada por novos hábitos alimentares e produção sustentável, espécie se consolida como símbolo de nutrição, sabor e sustentabilidade na mesa do brasileiro
Continue Reading Tilápia é o peixe mais consumido do Brasil, impulsionada por produção sustentável
Produção de grãos registra salto histórico de 63% em uma década
No Brasil a área plantada e produtividade também aumentaram; setor impulsiona economia e projeta expansão com uso de tecnologia para garantir continuidade no crescimento da produção de grãos
Continue Reading Produção de grãos registra salto histórico de 63% em uma década





