Com as chuvas intensas, há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, cobrindo também regiões do Pará e do Tocantins. Estão previstas chuvas de até 100 milímetros (mm) ao dia e ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco de falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até as 10h desta segunda-feira (6), para quase 200 cidades desses estados, e está classificado com nível laranja, que indica perigo.
Além disso, chuvas mais brandas devem atingir boa parte do país. Cerca de 1,5 mil municípios de 13 estados e o Distrito Federal devem registrar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos intensos, mas baixo risco de ocorrências. O alerta de nível amarelo, que representa perigo potencial, cobre todo o estado do Espírito Santo e do Tocantins e quase a totalidade dos municípios do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Também deve chover no norte de Rondônia e no sul de Roraima, no sudoeste do Maranhão e do Piauí, na região oeste e no extremo-sul da Bahia e no Norte do Rio de Janeiro.
O Inmet recomenda que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de rajadas de vento, também não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de cada local.
Tempo em janeiro
O Inmet prevê que o mês de janeiro no Brasil será de chuvas dentro da média climatológica e, em algumas ocasiões, acima da média, em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste.
No Sudeste, os acumulados devem ficar dentro da normalidade, ou acima, em São Paulo e Rio de Janeiro, mas em Minas Gerais e no Espírito Santo a precipitação deve ser menor do que a usual para este mês.
Situação semelhante deve ocorrer no Centro-Oeste, com chuvas dentro dos parâmetros normais, ou acima, em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e registros abaixo do padrão em Goiás e nas regiões noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
Já as previsões dos termômetros indicam calor acima do padrão para o mês, com alguns dias ainda mais quentes, principalmente no Norte do país, com temperatura média do ar ultrapassando os 28 graus Celsius.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Boi gordo decola e registra negócios a R$ 355/@; pecuarista dita os rumos do mercado
Com oferta restrita, escalas curtas e exportações aquecidas, arroba do boi gordo dispara em São Paulo e produtores ganham força nas negociações com frigoríficos
Agropecuária dispara e puxa crescimento da econômica brasileira em 2025, aponta Banco Central
As altas foram de 13,1% na agropecuária, 1,5% na indústria e 2,1% em serviços, segundo dados do Banco Central. Ainda segundo, excluindo o agro o IBC-Br subiu 1,8% no ano.
Peixe-elétrico que pode matar cavalo com até 800 volts e assusta criadores; veja o que diz a ciência
Espécie amazônica de peixe-elétrico, o poraquê é capaz de emitir descargas potentes na água e já foi associada a quedas e pode até matar cavalo, assusta quem lida com água em áreas rurais; especialistas explicam quando o risco é real.
Crédito travado? Linha de crédito rural com juros a partir de 3% a.a. e prazos de 15 anos
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a empresa oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos para pagar, criando alternativas que impulsionam modernização e novos investimentos no campo. Os grandes bancos, tradicionalmente poderosos no financiamento rural, têm levantado alertas alarmantes: segundo eles, se um…
ANC supera 100 mil registros em 2025 e avança 65% em um ano
Para a ANC, o crescimento no número de animais registrados é reflexo da qualificação da pecuária nacional como um todo.
Continue Reading ANC supera 100 mil registros em 2025 e avança 65% em um ano
Federarroz coloca departamento jurídico em regime de plantão para orientar produtores
Entidade anuncia atendimento por tempo indeterminado diante de endividamento, restrições de crédito e custos elevados na Safra 2025/2026 no Rio Grande do Sul.





