Inmet emite alerta de perigo; Anticiclone vai atingir região; confira qual

Por conta de alguns sistemas meteorológicos que estão atuando simultaneamente no Brasil, o dia será de extremos no território nacional, com anticiclone deixando moradores preocupados; confira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para chuvas intensas em diferentes regiões do Brasil nesta terça-feira. As áreas amarelas indicam “Perigo Potencial” para chuvas intensas ou acumuladas de chuva, enquanto áreas laranjas apresentam “Perigo“.

Ao todo, foram emitidos quatro alertas. Três deles, em amarelo, indicam possibilidade de chuvas intensas no Sul, no Nordeste e no Norte do país, com volumes de chuva de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Além disso, há um alerta laranja para o estado da Bahia, prevendo um acúmulo de chuva que pode chegar a 100 mm/dia, com risco de alagamentos e transbordamento de rios.

Por conta de alguns sistemas meteorológicos que estão atuando simultaneamente no Brasil, o dia será de extremos no território nacional. Ao mesmo tempo que é possível ver uma grande área estável no Centro-Oeste e Sudeste do país, existem quatro alertas diferentes emitidos em outras partes do mapa.

Sudeste

No Sudeste, por conta da atuação do anticiclone, a terça-feira será com baixa umidade e poucas chances de chuva em toda a região. As temperaturas estarão amenas, com mínima de 16°C em Belo Horizonte e máxima de 33ºC no Rio de Janeiro. São Paulo terá umidade especialmente baixa.

Sul

Existe uma linha de instabilidade na região Sul do Brasil nesta terça-feira. A linha provoca uma aceleração na formação de chuva na área de atuação, logo, há previsão de chuvas. No entanto, elas devem ficar basicamente sobre o oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. O Paraná não deve receber chuva ao longo do dia. As temperaturas seguirão amenas.

Nordeste

No Nordeste, por conta de ventos úmidos vindos do oceano atlântico, a terça-feira deverá ser de chuvas intensas na região do recôncavo baiano. Salvador poderá registrar até 100 mm de chuva. No litoral norte, também há previsão de chuvas isoladas, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ITCZ). As temperaturas seguirão amenas.

Norte

No Norte, as chuvas intensas dos últimos dias devem continuar, resultado da ITCZ que, assim como no nordeste, atua na região. Desse modo, há previsão para chuvas de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h em toda a região amazonense. Roraima também terá chuvas fortes e queda de temperatura, com Boa Vista deixando de ser a capital mais quente do ano. A mínima será de 25ºC e a máxima de 32ºC.

Centro-Oeste

Assim como acontece no Sudeste do país, o Centro-Oeste está sob efeito de um anticiclone que atua no centro do Brasil. Há previsão de estabilidade em boa parte da região, com poucas nuvens no céu, sol forte e temperaturas amenas, com mínima de 17°C em Brasília e máxima de 33ºC em Campo Grande (MS). No Mato Grosso, há possibilidade de chuvas intensas na parte norte do território.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM