Há previsão de chuvas intensas, com acumulados de até 100 mm por dia, e ventos fortes que podem alcançar 100 km/
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas fortes que afetarão uma vasta área, abrangendo os estados do Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins. A previsão é de chuvas intensas, com volumes que podem atingir até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem alcançar 100 km/h. A situação traz riscos significativos, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta, classificado com nível laranja, permanece válido até as 10h desta segunda-feira (6) e afeta quase 200 municípios dessas regiões.
Uma frente de chuvas mais amenas atingirá uma parte considerável do país. Aproximadamente 1.500 cidades em 13 estados, incluindo o Distrito Federal, devem enfrentar chuvas de até 55 mm/hora, com ventos fortes, embora o risco de danos seja menor. O alerta de nível amarelo, que indica risco potencial, cobre o Espírito Santo, Tocantins, além de várias áreas dos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, e também o norte de Rondônia, o sul de Roraima, o sudoeste do Maranhão e do Piauí, o oeste e o extremo-sul da Bahia, e o norte do Rio de Janeiro.
Em face desses fenômenos, o Inmet orienta a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades e a não buscar abrigo sob árvores em caso de rajadas de vento. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros locais para garantir a segurança.
Quanto à previsão climática para janeiro, o Inmet aponta que as chuvas devem ocorrer dentro da média histórica em grande parte do Brasil, com exceção de algumas regiões. O Norte, Sul e Nordeste devem registrar precipitações acima da média em alguns períodos. No Sudeste, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro devem ter chuvas dentro ou ligeiramente acima da média, enquanto em Minas Gerais e Espírito Santo, a quantidade de chuva será abaixo do esperado. O Centro-Oeste também deve experimentar chuvas dentro ou acima do normal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas com volumes abaixo do padrão em Goiás e nas regiões noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
Além disso, as temperaturas devem ficar acima da média em várias partes do Brasil, especialmente no Norte, onde a temperatura média pode ultrapassar os 28 ºC em alguns dias.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Top 5 cuidados e dicas preciosas na hora de comprar um imóvel rural
- Conheça a ‘chuva sólida’ que reduz irrigação em 90% e aumenta produtividade em até 20 vezes
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.