A planta completa em Sinop foi projetada para produzir 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, processando cerca de 4,6 milhões de toneladas de milho na segunda safra.
A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil, anunciou nesta terça-feira (8) o início da operação da expansão da biorrefinaria de Sinop (MT), que dessa forma pode ser considerada a maior unidade produtora do mundo do biocombustível à base de cereais, segundo a empresa.
O complexo ao norte de Mato Grosso é de 2019, operando em duas fases até o ano passado. A Inpasa construiu as outras duas fases desde então em Sinop, que agora entram em funcionamento.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de sanção do projeto de lei Combustível do Futuro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estamos em um momento ímpar da bioeconomia brasileira. Iniciativas como esta reafirmam nosso país como protagonista no cenário global, apresentando soluções que aliam desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental”, afirmou o presidente da companhia, José Lopes, em nota.
A planta completa em Sinop foi projetada para produzir 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, processando cerca de 4,6 milhões de toneladas de milho na segunda safra.
O volume representa cerca de 10% da produção de milho de Mato Grosso, o maior produtor brasileiro do cereal.
A unidade de Sinop também pode produzir 1 milhão de toneladas de farelo DDGs, 105 mil toneladas de óleo, coprodutos do etanol de milho, além de e 804,1 GWh de bioeletricidade.
Ao todo, foram feitos investimentos de 4,1 bilhões de reais em Sinop, segundo a empresa.
Os planos da Inpasa
Em setembro, a companhia anunciou que investirá 1,2 bilhão de reais em uma usina de etanol com capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos na Bahia.
A Inpasa iniciou suas operações no Paraguai, em 2008, e expandiu para novas unidades.
Atualmente, são duas plantas no Paraguai e três em operação no Brasil, em Sinop (MT), Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), e outras duas em construção, em Sidrolândia (MS) e Balsas (Maranhão).
A produção de etanol de milho tem sido crescente no país, devendo atingir cerca de 20% da produção total brasileira na safra atual. O restante é concentrado no produto feito a partir da cana-de-açúcar.
Fonte: Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Startup brasileira cria nanotecnologia para controle de parasitas na pecuária
A solução desenvolvida pela empresa LumenEra aposta no uso da nanotecnologia para o controle eficiente e sustentável de ectoparasitas bovinos, como carrapatos e mosca-dos-chifres, responsáveis por grandes prejuízos à pecuária brasileira.
Continue Reading Startup brasileira cria nanotecnologia para controle de parasitas na pecuária
Alta performance na pecuária: Como garantir 1,3 kg/dia e 8 arrobas em 180 dias a pasto
Estratégia que une manejo de pastagem, suplementação estratégica e gestão de dados garante alta performance e lucratividade da pecuária na Fazenda Taquaruçu
Enquanto os tecidos sintéticos alimentam crise ambiental, Abrapa leva à COP 30 a bandeira das fibras naturais
Nas últimas décadas, o consumo fibras sintéticas ultrapassou o de fibras naturais na indústria têxtil, impulsionadas principalmente pelo baixo custo de produção.
Anvisa bane seis marcas de café do mercado; veja quais
Entre as marcas de café proibidas está a Vibe Coffee, até então considerada promissora no mercado de cafés especiais; outras marcas foram vetadas por uso de matéria-prima imprópria, fragmentos semelhantes a vidro e alegações enganosas nos rótulos.
Continue Reading Anvisa bane seis marcas de café do mercado; veja quais
Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis
Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,78%.
Continue Reading Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
A declaração sobre combate à fome e à pobreza propõe uma mudança na forma como a comunidade internacional enfrenta a crise climática.
Continue Reading Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém





