Inscrições abertas de curso gratuito para jornalistas: “Mudanças Climáticas e Agricultura na era da produtividade e sustentabilidade”

Realizado pela Embrapa e Sebrae, o curso reúne especialistas para debater a agenda do clima. As aulas gravadas e ao vivo acontecerão de 1º a 31/10

A Embrapa e o Sebrae abriram as inscrições para o curso gratuito e online “Mudanças Climáticas: Agricultura na era da produtividade e sustentabilidade”. É uma oportunidade para profissionais da imprensa aprofundarem o conhecimento, com conteúdos práticos e especialistas que irão traduzir a ciência, dados inéditos e experiências reais em jornalismo de impacto. O curso, que acontece de 1º a 31 de outubro, é 100% online e voltado para jornalistas do Brasil e estrangeiros que dominem a Língua Portuguesa. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro.

O curso antecede a COP 30, que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), e busca preparar jornalistas brasileiros e correspondentes internacionais para a cobertura do evento.

Com metodologia dinâmica, o curso combina aulas gravadas (às sextas) com encontros ao vivo (quartas, às 10h – horário de Brasília). Em cinco módulos, pesquisadores e técnicos de renome vão abordar os impactos das mudanças climáticas no campo, apresentar soluções inovadoras que unem bioeconomia, tecnologias tropicais e empreendedorismo sustentável, além de explorar os bastidores das negociações internacionais da COP 30 e da agenda climática.

Módulos e Palestrantes

  1. Mudanças Climáticas: origem e efeitos sobre a sustentabilidade da agricultura | Giampaolo Queiroz Pellegrino (Embrapa).
  2. Negociação Global de Metas e Controle de Emissões Nacionais | Gustavo Barbosa Mozzer (Embrapa/Itamaraty).
  3. Fixação Biológica de Nitrogênio: Ciência e Sustentabilidade | Jerri Edson Zilli (Embrapa).
  4. Soluções para um Clima em Mudança: Diversidade e Amazônia | Eduardo Monteiro (Embrapa) e Joice Ferreira (Embrapa Amazônia Oriental).
  5. Bioeconomia e Empreendedorismo Sustentável: Inovação, Território e Saberes Tradicionais | Pedro Cavalcante (Sebrae).

Mais do que capacitação, é um convite ao jornalismo qualificado, voltado para jornalistas especializados, editores, colunistas, profissionais e estudantes de Comunicação. Cada encontro conecta conceitos, dados e casos reais traduzidos para a prática, fortalecendo a credibilidade e a criatividade do jornalismo. Ao final do curso, o participante receberá um certificado assinado pela Embrapa e Sebrae.

A Embrapa e as soluções para a redução dos impactos ambientais

A Embrapa desenvolve ciência e tecnologias que asseguram a produção de alimentos e bioprodutos mesmo diante das mudanças climáticas, contribuindo para a segurança nutricional, alimentar, ambiental, econômica e social. A instituição defende que diminuir a vulnerabilidade da produção e da distribuição de alimentos aos impactos da mudança do clima é prioridade.

O Sebrae na agenda climática

O Sebrae aposta no protagonismo dos pequenos negócios e estimula bioeconomia, economia circular, agricultura regenerativa e transição energética. Atua na estruturação de cadeias produtivas da sociobiodiversidade e investe em capacitação e ferramentas que favorecem a adaptação às mudanças climáticas, promovendo competitividade e sustentabilidade para os pequenos negócios.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM