Segundo consultor da SIA, produtor deve aproveitar momento para realização de manejos alimentares que tragam resultados a curto prazo.
O cenário mundial para o setor lácteo está apresentando diminuição de oferta do produto, o que vem causando uma elevação das cotações do leite em nível global. E no Brasil não tem sido diferente. Segundo dados de instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Embrapa Gado de Leite, a redução na captação no primeiro semestre é de cerca de 10,3%.
O engenheiro agrônomo Ilson Ghellar Junior, consultor Técnico da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, lembra que as indústrias também têm tido aumento em seus custos de produção como mão-de-obra, energia, logística e embalagens, causando esse efeito do aumento do leite e dos derivados nas gôndolas dos supermercados. Já o produtor também teve um reajuste, mesmo que não ainda suficiente. Por isso, é importante tomar algumas decisões para otimizar os custos e aproveitar essa alta na sazonalidade.
O especialista reforça que o produtor pode tomar ações de manejo mais de imediato, a curto prazo, para aproveitar esse momento. “Se nós olharmos, historicamente, o leite tem altas e baixas ao longo do ano. Por isso ele precisa de ações de manejo alimentares no pasto ou no cocho que tragam resultados a curto prazo”, destaca.
- Seara fatura US$ 500 mi no Oriente Médio em 2025
- Relatório do USDA deve mostrar estoque menor de soja e maior de milho
- Volume de soja inspecionado para exportação nos EUA sobe 49,8%, diz USDA
- Vazio sanitário do algodão começa na quinta-feira em parte de MT
- Você pode estar pagando por gelo como se fosse peixe? Entenda a regra do pescado congelado
Ghellar Junior reforça também a questão de outros tipos de investimentos para o momento. Compra de maquinários ou reformas de instalações podem ficar para outro momento. Já sobre a compra de animais, pode ser uma opção, contanto que este sistema comporte esse aumento de animais. “Senão à longo prazo o produtor pode adquirir um problema e a comercialização traz certos riscos”, complementa.