JBS anuncia investimento milionário para ampliar capacidade de processamento em MS

A unidade em Mato Grosso do Sul, Campo Grande II da JBS, foi uma das 38 habilitadas pelo governo chinês em 12 de março passado.

A JBS anunciou planos para dobrar a capacidade de processamento e o número de funcionários de sua unidade Campo Grande II, localizada em Mato Grosso do Sul, transformando-a na maior fábrica de carne bovina da América Latina e uma das três maiores da JBS em todo o mundo. A empresa planeja investir R$ 150 milhões para aumentar, em um ano, o volume diário de animais processados na fábrica, passando de 2.200 para 4.400, enquanto a força de trabalho será ampliada de 2.300 para 4.600 colaboradores.

Este anúncio foi feito durante um evento que marca o primeiro embarque de carne bovina dessa fábrica para a China. A unidade Campo Grande II da JBS foi uma das 38 habilitadas pelo governo chinês em 12 de março passado. No evento estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além de outras autoridades públicas e líderes empresariais.

“Essas 38 habilitações para a China representam um avanço significativo para o agronegócio brasileiro. Elas representam crescimento, geração de empregos e renda, tanto para a indústria quanto para o campo, para as pessoas, para o comércio e para as cidades”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS. “Operamos em muitos países ao redor do mundo e nenhum deles é hoje tão atrativo quanto o Brasil para investir no agronegócio”, completou.

Novas habilitações

Antes da divulgação da lista de habilitações mais recente pelo governo chinês em 12 de março, o Brasil possuía 106 plantas autorizadas a exportar para o país asiático. Agora, esse número subiu para 144. Mato Grosso do Sul, que anteriormente tinha apenas três fábricas de proteína bovina habilitadas, passou a ter nove. No anúncio do mês passado, o estado liderou em novas habilitações entre todas as unidades da federação.

Com as novas autorizações, as unidades de produção de bovinos de Mato Grosso do Sul agora podem exportar um volume equivalente a 2,3 milhões de animais, um aumento de 1,87 milhão em relação ao anterior. Antes, o número de exportações para a China era de, no máximo, 467 mil cabeças. Considerando a parcela de processamento no estado, o potencial de exportação para a China aumentou de 11,4% para 57,1%.

A unidade Campo Grande II foi uma das habilitadas em março. Construída em 2007 e adquirida pela JBS em 2010, atualmente emprega 2.300 colaboradores e produz diariamente 440 toneladas de carne e 136 toneladas de hambúrgueres (ou 2,4 milhões de unidades). Além da China, a fábrica está autorizada a exportar para os Estados Unidos, Argélia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Argentina, União Europeia, Chile, entre outros países.

Desenvolvimento socioeconômico

De acordo com um estudo realizado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas) e divulgado no ano passado, a JBS e as suas cadeias produtivas associadas representaram 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e contribuíram para a criação de 2,73% dos empregos no país. Em Mato Grosso do Sul, o impacto foi ainda maior, alcançando 3,79% do PIB e contribuindo para a geração de 7,2% dos postos de trabalho no estado. Diretamente, a JBS emprega 155 mil pessoas em todo o Brasil, incluindo 17,3 mil no estado, onde opera 25 fábricas de bovinos, frangos e suínos.

VEJA TAMBÉM;

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM