Lácteos encerram ano com nova queda de preços

O cenário de incerteza para 2023 e as altas taxas de juros, que encarecem o armazenamento, exerceu maior pressão de vendas e fez os preços recuarem novamente.

Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram nova queda em dezembro de 2022, movimento que se iniciou em agosto do mesmo ano. As vendas de derivados continuaram fracas e o consumidor sentiu o aumento do custo de vida ao longo do ano.

Pelo lado da oferta, a produção seguiu aumentando com o período de safra. As importações, apesar do recuo em relação a novembro, mantiveram bem acima do ano anterior para o mês de dezembro. Os estoques não se mostraram elevados para a época.

De todo modo, o cenário de incerteza para 2023 e as altas taxas de juros, que encarecem o armazenamento, exerceu maior pressão de vendas e fez os preços recuarem novamente.

Em dezembro/22, o preço do leite pago ao produtor registrou nova queda na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de janeiro, todos os Conseleites indicaram movimentos de baixa, em linha com o ocorrido no mercado atacadista. As quedas variaram entre 0,4% em Santa Catarina e 4,4% em Minas Gerais.

Fonte: Embrapa/ CILeite

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM