Ladrões roubam cinco carretas de gado e polícia acha parte deles em um Assentamento

Crime em São Geraldo do Araguaia reacende alerta sobre vulnerabilidade de propriedades rurais na região Norte; Ladrões roubam cinco carretas de gado em fazenda no Pará

O roubo de cinco carretas carregadas com gado em uma fazenda de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará, na quarta-feira (7), escancarou um problema cada vez mais preocupante para o agronegócio: o avanço da criminalidade no campo e a vulnerabilidade das propriedades rurais frente à ação de quadrilhas especializadas. Outro ponto que chamou atenção em relação ao crime foi que parte da carga foi encontrada em um Assentamento da região.

Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos invadiram a fazenda durante a madrugada, renderam os caseiros e funcionários, e carregaram os animais em cinco carretas. O caso foi denunciado às autoridades ainda na manhã do mesmo dia.

Parte do rebanho foi recuperada em assentamento rural

Com base em denúncias, o 14º Posto Policial Destacado da PM em Marabá, recebeu a informação de que duas das carretas estavam se deslocando rumo ao bairro Geladinho, zona rural do município.

Uma equipe composta pelo sargento Filho e o cabo Eliel deu início às buscas e, após algumas horas de diligência, por volta das 17h, localizou os veículos em uma propriedade no Projeto de Assentamento João Vaz, no município de Nova Ipixuna. Os moradores locais disseram não saber quem é o proprietário do local onde as carretas estavam estacionadas.

O gado foi reconhecido pelo dono da fazenda vítima do roubo, que acompanhou a operação. Os animais e os veículos recuperados foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de São Geraldo do Araguaia, onde foi aberto inquérito para apurar o crime.

Segurança rural sob ameaça

O caso não é isolado. O aumento da criminalidade no campo tem sido motivo de preocupação constante entre produtores rurais, especialmente na região Norte, onde grandes áreas isoladas e falta de estrutura policial favorecem a ação de bandidos.

Segundo o tenente-coronel Montenegro, que acompanhou a operação de recuperação do gado, é fundamental que os fazendeiros reforcem a segurança de suas propriedades:

“Esses grupos estão se aproveitando da vulnerabilidade das áreas rurais. É essencial investir em cercas reforçadas, câmeras de vigilância e manter contato direto com a polícia”, disse o militar.

De acordo com ele, ações articuladas entre Polícia Militar e Civil seguem em andamento para tentar localizar as três carretas restantes e identificar os integrantes da quadrilha.

Produtores devem redobrar atenção para evitar roubo de gado

Especialistas em segurança rural alertam para a necessidade urgente de criar políticas públicas específicas para conter o avanço desses crimes. Casos como o de São Geraldo do Araguaia mostram que as quadrilhas atuam com planejamento logístico, uso de carretas e conhecimento da rotina das propriedades.

Entre as recomendações estão:

  • Instalar circuitos de monitoramento com câmeras;
  • Implantar sistemas de controle de entrada e saída de veículos;
  • Treinar equipes para situações de emergência;
  • E integrar-se às redes de produtores e grupos de apoio com as forças de segurança.

A escalada de roubos e invasões de fazendas tem potencial para causar grandes prejuízos econômicos, afetando diretamente a produção e a segurança alimentar do país.

A Polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro das demais carretas ou dos envolvidos seja repassada de forma anônima pelos canais oficiais.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM