
Pesquisadores desenvolveram nova tecnologia herbicida para substituir o Paraquat – molécula proibida no Brasil; Estudo que tem foco na segurança e sustentabilidade, garantem que a dienodiamina, é uma nova molécula com efeito herbicida semelhante ao paraquat
O paraquat é um herbicida com uma ação rápida sobre as daninhas, foi proibido em vários países, incluindo o Brasil, devido à sua alta toxicidade para humanos e animais. Entretanto, somado a sua alta eficiência, amplo aspecto e baixo custo fez com que este ativo se tornasse amplamente utilizado no mundo todo desde o seu desenvolvimento na década de 1960.
Apesar disso, a molécula apresenta efeitos de toxicidade elevada aos humanos e alguns animais, levando à proibição em diversos países, como no Brasil. Isso fez com que o desenvolvimento de novos defensivos, com a mesma eficácia e baixa toxicidade se tornasse necessário para contribuir com a segurança alimentar global.
Pesquisa desenvolve substituta do paraquat
No início de novembro deste ano, o site de publicações cientificas “Molecular Plant” publicou um novo artigo sobre a dienodiamina. Segundo os dados, a nova molécula criada pelos pesquisadores evidenciou um efeito herbicida semelhante ao paraquat, além de se mostrar segura. Assim esta pode vir a se tornar uma alternativa segura e eficaz.
Em testes, a dienodiamina demonstrou eficácia comparável ao paraquat, causando rápido murchamento em folhas de plantas daninhas. Análises de segurança indicaram que, ao contrário do paraquat, a dienodiamina não apresentou danos à saúde, ressaltando seu potencial como alternativa segura e eficaz.
Para comparar os efeitos da nova molécula com o paraquat, os pesquisadores pulverizaram os ativos sobre folhas de plantas daninhas. Com condições de ar e luz natural, rapidamente as folhas começaram a murchar, sendo que os efeitos herbicidas da dienodiamina foram muito próximos ao seu antecessor.
A pesquisa ainda mostrou que a dienodiamina apresenta estabilidade considerável, seja no estado sólido ou em solução aquosa. Ademais, as análises de segurança confirmaram que a nova molécula, diferente do paraquat, não induziu danos à saúde, evidenciando o potencial positivo dessa nova descoberta.
“A dienodiamina como forma “reduzida” de paraquat (PQ), sem função como agente de transferência de elétrons, provou ser atóxica por meio de experimentos abrangentes in vivo e in vitro em concentrações molares equivalentes à dose letal absoluta de PQ. Notavelmente, a dienodiamina pode sofrer conversão em PQ sob luz solar natural e condições de ar ambiente, exibindo atividades herbicidas comparáveis às da PQ”, apontou os pesquisadores.
“A conversão de dienodiamina em PQ é o mecanismo chave subjacente à sua potente atividade herbicida através da toxicidade do cloroplasto. Nosso estudo apresenta a dienodiamina como uma alternativa segura e superior ao PQ, possuindo potencial significativo para aplicação na agricultura sustentável em todo o mundo”, disse o resumo do estudo.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Na raça Hereford, o campeonato Terneira foi vencido por Sonho e Realidade FIV312 Mexa, da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC).
Continue Reading Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Lula classifica ameaça tarifária de Trump aos Brics nas redes sociais de “irresponsável”
Lula fez questão de dizer que, durante a plenária desta manhã, com países-membros, associados e convidados, em nenhum dos discursos foi comentada a afirmação de Trump.
Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Em junho, as exportações de carne de frango chegaram a 343,4 mil toneladas. O saldo é 21,2% menor em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, com 435,9 mil toneladas.
Continue Reading Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
O governo brasileiro pediu também à China o reconhecimento do status do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação.
Continue Reading Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Em uma coletiva na tarde do domingo (6), o governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que as inundações repentinas ainda representam perigo para algumas regiões do estado.
Continue Reading Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Após perder o próprio filhote, égua cuida de potrinho com deficiência rejeitado pela mãe
No Zoológico de Minnesota, nos Estados Unidos, uma história de afeto e superação tem emocionado a todos