Na Megaleite, lideranças cobram mudanças na importação de leite do Brasil; A Megaleite é considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina e vai até o dia 10 de junho.
Lideranças do setor pecuário cobraram nesta quarta-feira, 7 de junho, medidas contra as importações de leite do Brasil, que vêm crescendo nos últimos meses. As reivindicações ocorreram durante a abertura oficial da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2023), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.
Nos primeiros três meses de 2023, as importações somaram quase 523 milhões de litros em equivalente leite, quantidade três vezes maior que a adquirida no mesmo período do ano passado. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou que o setor precisa unir forças para impedir que os produtores brasileiros sejam prejudicados pela entrada de leite no país.
“Minas produz mais de nove bilhões de litros de leite e é o maior produtor do país. Temos a missão de ouvir os produtores rurais e, a partir dessas demandas, faremos um documento em conjunto com a OCEMG, OCB e FAEMG, que será entregue ao vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, pedindo providências contra essa importação desregrada que já colocou aqui praticamente 10% de nossa produção nacional. Os acordos bilaterais são importantes, mas também temos de proteger o produtor brasileiro”, enfatiza Fernandes.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reforçou que também é momento de unir esforços para a implantação de políticas públicas voltadas para os pequenos e médios produtores. “Temos instituições de pesquisa e de transferência de tecnologia de extrema capacidade no Brasil. Precisamos conectar a ciência ao campo”, destaca Arruda.
O deputado federal Emidinho Madeira também pediu o fim das importações e enfatizou que é preciso dar condições aos produtores de produzirem mais e com qualidade.
Idealizador do programa Mais Genética, voltado para a melhoria dos pequenos rebanhos leiteiros e que faz parte das ações do governo de Minas, o parlamentar anunciou que o programa chega a 200 mil inseminações desde sua criação e até 2024 deve atingir a marca de 1 milhão de vacas inseminadas.
Durante a abertura da Megaleite, o governador Romeu Zema fez a inseminação da vaca de 200 mil, da raça Girolando, chamada Majestade Cambaúvas. Também foi feito o registro genealógico da fêmea Dama Ignition SLFB, também da raça Girolando; ambas são do programa Mais Genética.
Zema, que durante a abertura da Megaleite recebeu a homenagem Mérito Girolando, na categoria Personalidade Nacional, salientou a importância da agropecuária em Minas Gerais e reforçou o compromisso com o setor.
Fonte: Ascom Girolando
Nova frente fria muda o tempo no Brasil e segunda-feira terá chuva forte, trovoadas e queda nas temperaturas
A segunda-feira (22) será marcada pelo avanço de uma nova frente fria, trazendo chuva intensa no Sul, temporais em áreas do Sudeste e mudanças importantes nas condições do tempo em praticamente todo o país.
Você provavelmente já consumiu algo produzido por esta família do agro — e talvez nunca tenha ouvido falar dela
Com um império que reúne mais de 250 mil cabeças de gado, grandes fazendas e negócios em açúcar e etanol, a família Quagliato ajudou a construir uma das maiores estruturas privadas do campo brasileiro
Alerta no campo: Inverno 2026 começa com chuva acima da média e risco para região Sul do Brasil
Nova estação começa neste domingo (21) sob influência de um possível Super El Niño; meteorologista alerta para excesso de umidade, temperaturas acima da média e aumento no risco de doenças nas culturas de inverno.
Brasil tenta reverter embargo da UE à carne bovina antes de setembro, afirma Faváro
Embargo europeu preocupa pecuária brasileira, mas governo afirma que impasse envolvendo exportações de carne pode ser resolvido até setembro; Brasil tenta reverter embargo da UE à carne bovina antes de setembro, afirma senador e ex-ministro da Agricultura, Carlos Fávaro
Continue Reading Brasil tenta reverter embargo da UE à carne bovina antes de setembro, afirma Faváro
Governo elevará teor de etanol na gasolina para 32% na próxima quarta-feira, afirma Alckmin
Mistura obrigatória de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% já na próxima semana; segundo Geraldo Alckmin, decisão pode reduzir preço nas bombas e ampliar demanda pelo setor sucroenergético nacional
ALERTA: Inverno 2026 começa com frio intenso, geadas e possibilidade de neve no Brasil
O Inverno 2026 começa com avanço de massa polar, risco de geadas amplas, temperaturas negativas e possibilidade de neve em várias regiões do Brasil.





