Na Megaleite, lideranças cobram mudanças na importação de leite do Brasil; A Megaleite é considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina e vai até o dia 10 de junho.
Lideranças do setor pecuário cobraram nesta quarta-feira, 7 de junho, medidas contra as importações de leite do Brasil, que vêm crescendo nos últimos meses. As reivindicações ocorreram durante a abertura oficial da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2023), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.
Nos primeiros três meses de 2023, as importações somaram quase 523 milhões de litros em equivalente leite, quantidade três vezes maior que a adquirida no mesmo período do ano passado. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou que o setor precisa unir forças para impedir que os produtores brasileiros sejam prejudicados pela entrada de leite no país.
“Minas produz mais de nove bilhões de litros de leite e é o maior produtor do país. Temos a missão de ouvir os produtores rurais e, a partir dessas demandas, faremos um documento em conjunto com a OCEMG, OCB e FAEMG, que será entregue ao vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, pedindo providências contra essa importação desregrada que já colocou aqui praticamente 10% de nossa produção nacional. Os acordos bilaterais são importantes, mas também temos de proteger o produtor brasileiro”, enfatiza Fernandes.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reforçou que também é momento de unir esforços para a implantação de políticas públicas voltadas para os pequenos e médios produtores. “Temos instituições de pesquisa e de transferência de tecnologia de extrema capacidade no Brasil. Precisamos conectar a ciência ao campo”, destaca Arruda.
O deputado federal Emidinho Madeira também pediu o fim das importações e enfatizou que é preciso dar condições aos produtores de produzirem mais e com qualidade.
Idealizador do programa Mais Genética, voltado para a melhoria dos pequenos rebanhos leiteiros e que faz parte das ações do governo de Minas, o parlamentar anunciou que o programa chega a 200 mil inseminações desde sua criação e até 2024 deve atingir a marca de 1 milhão de vacas inseminadas.
Durante a abertura da Megaleite, o governador Romeu Zema fez a inseminação da vaca de 200 mil, da raça Girolando, chamada Majestade Cambaúvas. Também foi feito o registro genealógico da fêmea Dama Ignition SLFB, também da raça Girolando; ambas são do programa Mais Genética.
Zema, que durante a abertura da Megaleite recebeu a homenagem Mérito Girolando, na categoria Personalidade Nacional, salientou a importância da agropecuária em Minas Gerais e reforçou o compromisso com o setor.
Fonte: Ascom Girolando
Seu leite é mesmo de pasto? Como isso impacta sua margem
Descubra se seu leite é mesmo de pasto ou se você perde dinheiro com a taxa de substituição. Veja dados da Embrapa e casos reais de lucro
Continue Reading Seu leite é mesmo de pasto? Como isso impacta sua margem
Cooperativa Capal realiza Expoleite 2026 nos dias 2 a 4 de julho
Em 2025 a Expoleite teve público recorde, chegando próximo a 30 mil visitantes, um crescimento de 45% se comparado à edição anterior.
Continue Reading Cooperativa Capal realiza Expoleite 2026 nos dias 2 a 4 de julho
Gohobby fecha contrato com o Ministério da Defesa para fornecer drones ao Censipam
A iniciativa fortalece o monitoramento da Amazônia, a vigilância em áreas estratégicas e as ações contra atividades ilegais.
Continue Reading Gohobby fecha contrato com o Ministério da Defesa para fornecer drones ao Censipam
R$ 10 milhões para acelerar expansão industrial, agrícola e turística em 2026
Após um 2025 marcado por modernização, ampliação de vinhedos, aumento de competitividade e reconhecimento internacional, vinícola cooperativa prepara novo ciclo de aportes para avançar em produção, enoturismo e geração de renda para mais de 600 famílias cooperadas.
Continue Reading R$ 10 milhões para acelerar expansão industrial, agrícola e turística em 2026
Estresse em vacas gestantes: entenda os riscos para o futuro do rebanho
Entenda como o estresse em vacas gestantes antecipa partos, reduz o peso dos bezerros e causa perdas de leite na lactação. Previna prejuízos agora
Continue Reading Estresse em vacas gestantes: entenda os riscos para o futuro do rebanho
Análise: O mapa das oportunidades para o mercado do boi em 2025/26
O ciclo pecuário virou. Confira a análise completa do mercado do boi em 2025/26: projeção de arroba, escassez de bezerros e o impacto da tecnologia na rentabilidade.
Continue Reading Análise: O mapa das oportunidades para o mercado do boi em 2025/26





