
Na Megaleite, lideranças cobram mudanças na importação de leite do Brasil; A Megaleite é considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina e vai até o dia 10 de junho.
Lideranças do setor pecuário cobraram nesta quarta-feira, 7 de junho, medidas contra as importações de leite do Brasil, que vêm crescendo nos últimos meses. As reivindicações ocorreram durante a abertura oficial da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2023), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.
Nos primeiros três meses de 2023, as importações somaram quase 523 milhões de litros em equivalente leite, quantidade três vezes maior que a adquirida no mesmo período do ano passado. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou que o setor precisa unir forças para impedir que os produtores brasileiros sejam prejudicados pela entrada de leite no país.
“Minas produz mais de nove bilhões de litros de leite e é o maior produtor do país. Temos a missão de ouvir os produtores rurais e, a partir dessas demandas, faremos um documento em conjunto com a OCEMG, OCB e FAEMG, que será entregue ao vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, pedindo providências contra essa importação desregrada que já colocou aqui praticamente 10% de nossa produção nacional. Os acordos bilaterais são importantes, mas também temos de proteger o produtor brasileiro”, enfatiza Fernandes.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reforçou que também é momento de unir esforços para a implantação de políticas públicas voltadas para os pequenos e médios produtores. “Temos instituições de pesquisa e de transferência de tecnologia de extrema capacidade no Brasil. Precisamos conectar a ciência ao campo”, destaca Arruda.
O deputado federal Emidinho Madeira também pediu o fim das importações e enfatizou que é preciso dar condições aos produtores de produzirem mais e com qualidade.
Idealizador do programa Mais Genética, voltado para a melhoria dos pequenos rebanhos leiteiros e que faz parte das ações do governo de Minas, o parlamentar anunciou que o programa chega a 200 mil inseminações desde sua criação e até 2024 deve atingir a marca de 1 milhão de vacas inseminadas.
Durante a abertura da Megaleite, o governador Romeu Zema fez a inseminação da vaca de 200 mil, da raça Girolando, chamada Majestade Cambaúvas. Também foi feito o registro genealógico da fêmea Dama Ignition SLFB, também da raça Girolando; ambas são do programa Mais Genética.
Zema, que durante a abertura da Megaleite recebeu a homenagem Mérito Girolando, na categoria Personalidade Nacional, salientou a importância da agropecuária em Minas Gerais e reforçou o compromisso com o setor.
Fonte: Ascom Girolando
Preço do leite tem queda de 29,4% e crise piora; Existe salvação?
O valor de R$ 2,25/litro é 29,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais. Com este resultado, o preço do leite acumula queda real de 13,6% desde o início deste ano.
Continue Reading Preço do leite tem queda de 29,4% e crise piora; Existe salvação?
Índios anunciam onda de invasões em fazendas; Vídeo
Um novo terror chega ao campo, além do MST, índios invadem fazendas e argumentam amparo com derrubada do marco temporal pelo STF; Pedro Lupion, presidente da FPA, alega que não reconhecer o Marco Temporal causará insegurança jurídica no campo.
Continue Reading Índios anunciam onda de invasões em fazendas; Vídeo
Conheça a raça bovina mais furiosa do mundo que dominou Silvio Santos
Com disposição natural para a agressão e bravura, veja as características que fizeram desses animais figuras proeminentes nas touradas e corridas de touros
Continue Reading Conheça a raça bovina mais furiosa do mundo que dominou Silvio Santos
Além da carne, boi produz mais de 250 subprodutos
A indústria de carne bovina é um ecossistema complexo que aproveita ao máximo cada parte do animal; conheça a diversidade de subprodutos e o impacto econômico que ela traz
Continue Reading Além da carne, boi produz mais de 250 subprodutos
Plantio de soja em MT avança a 4,19% da área, em atraso ante safra passada, diz Imea
O plantio de soja em Mato Grosso na temporada 2023/24 avançou para 4,19% da área estimada, versus 1,82% na semana anteriorO plantio de soja em Mato Grosso na temporada 2023/24 avançou para 4,19% da área estimada, versus 1,82% na semana anterior
Exportação de algodão do Brasil em setembro pode ser recorde
Exportação da pluma deve encerrar setembro com 200 mil toneladas, sinal de um novo recorde brasileiro nos embarques
Continue Reading Exportação de algodão do Brasil em setembro pode ser recorde