O livro digital “A importância do solo para a sustentação da vida do planeta Terra”, traz importância da conservação do solo a público infanto-juvenil
Editado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), com objetivo dos jovens conhecer para valorizar e preservar o solo, o livro digital “A importância do solo para a sustentação da vida do planeta Terra” foi lançado. Voltado ao público infanto-juvenil, com possibilidades de aplicação em salas de aula, a publicação está disponível gratuitamente neste link.
“Esperamos que este material possa contribuir na educação básica como ferramenta de educação ambiental, sensibilizando crianças e jovens sobre a necessidade de elevarmos a consciência ambiental da sociedade”, destaca a pesquisadora Gerusa Steffen, uma das autoras da publicação.
A ideia de escrever o livro surgiu a partir de experiências do grupo de pesquisadores do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), de Santa Maria, em atividades de educação ambiental nas escolas. “Questões e curiosidades a respeito dos diferentes tipos de solo sempre acabam despertando o interesse de professores e estudantes”, conta a pesquisadora.
A origem
O livro digital explica as funções do solo, sua composição, sua capacidade de armazenar água, sua importância como habitat de diversos organismos, seu papel na regulação do clima e a sua relação com a ocorrência de enchentes e enxurradas, entre outros assuntos.

“O solo é fundamental para a humanidade, no aspecto social, econômico e ambiental. Além da produção de alimentos, fibras e energia, o solo desempenha papel essencial em evitar e remediar problemas climáticos”, conclui Gerusa. Símbolo da força na história da agricultura, o cavalo Shire impressiona pelo tamanho colossal, temperamento dócil e pela preocupante queda populacional que coloca a raça entre as mais ameaçadas do mundo. Estimativas do IBPecan apontam para a plena recuperação do setor após ciclos climáticos adversos; mercado externo aquecido e ausência de estoques globais impulsionam a safra de noz-pecã brasileira em 2026. Continue Reading Brasil projeta safra recorde de 7 mil toneladas de noz-pecã para 2026 Chuva forte, risco de tempestades, ventos de até 50 km/h e temperaturas elevadas colocam quase todas as regiões em atenção nesta semana. Pesquisa ABMRA 2025 revela: 91% dos produtores do Paraná temem impactos climáticos. Conheça os principais desafios com custos, pragas e o novo perfil do agro no PR. Continue Reading Mudanças climáticas lideram lista de preocupações no campo paranaense A ABCS intensifica a defesa da suinocultura em 2026. Foco em riscos sanitários, javalis e bem-estar animal junto à FPA e ao IPA Continue Reading ABCS amplia articulação política em defesa da suinocultura Estudo da USP e da Embrapa Gado de Leite mostra que a pecuária leiteira nacional combina produtividade, tecnologia e manejo eficiente para reduzir a pegada de carbono no leite brasileiro — resultado que pode fortalecer a competitividade do Brasil no mercado global.Maior cavalo do mundo pesa mais de 1 tonelada e pode desaparecer — conheça o gigante Shire
Brasil projeta safra recorde de 7 mil toneladas de noz-pecã para 2026
Alerta máximo no Brasil: temporais e calor extremo elevam risco; previsão indica chuva forte
Mudanças climáticas lideram lista de preocupações no campo paranaense
ABCS amplia articulação política em defesa da suinocultura
Leite brasileiro surpreende o mundo ao emitir menos da metade dos gases de efeito estufa





