
A Editora Cubo, que publicou a obra – com apoio da Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) – também recebeu a estatueta.
O livro “Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital”, organizado pela Embrapa, conquistou a 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico – promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – entre os cinco finalistas da área Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).
Os autores premiados receberam a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. A Editora Cubo, que publicou a obra – com apoio da Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) – também recebeu a estatueta. Nesta edição, o Jabuti Acadêmico recebeu 2004 inscrições. As categorias contempladas foram divididas nos eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais – contempla as iniciativas de Divulgação Científica, Ilustração e Tradução.
Marcelo Knobel, curador do prêmio pelo segundo ano consecutivo, celebrou os resultados: “Estamos orgulhosos com a consolidação do Jabuti Acadêmico, que, mesmo em sua segunda edição, já se destaca pela qualidade e pela importância do que propõe. Parabenizamos os finalistas, que se destacaram em suas áreas com obras relevantes. Agradeço ao conselho curador e aos 78 jurados que atuaram com dedicação para selecionar as obras vencedoras”.
Números e diversidade
“Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital” possui 811 páginas, 90 capítulos, e levou cerca de dois anos para ser produzido por 315 autores e sete editores: Luís Henrique Bassoi, Carlos Manoel Pedro Vaz, Lúcio André de Castro Jorge e Ricardo Yassushi Inamasu, da Embrapa Instrumentação; Alberto Carlos de Campos Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste; João Leonardo Fernandes Pires, da Embrapa Trigo e Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho.
Os 18 Centros de Pesquisa da Embrapa envolvidos na produção foram Agricultura Digital (Campinas-SP), Agrossilvipastoril (Sinop-MT), Algodão (Campina Grande-PB), Cerrados (Brasília-DF), Clima Temperado (Pelotas-RS), Florestas (Colombo-PR), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Instrumentação (São Carlos-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Pantanal (Corumbá-MS), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Pecuária Sul (Bagé-RS), Soja (Londrina-PR), Solos (Rio de Janeiro-RJ), Territorial (Campinas-SP), Trigo (Passo Fundo-RS), Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS), além da antiga Secretaria de Inovação (Brasília-DF).
“A publicação traz resultados de pesquisas nas quais os experimentos foram realizados em áreas de produção – no formato on-farm – nas culturas de algodão, milho, soja, trigo, cana-de-açúcar, pastagem, videira e macieira. O leitor encontra metodologias, tecnologias habilitadoras e portadoras de futuro, com potencial disruptivo, que podem elevar as propriedades rurais brasileiras a um novo patamar, de forma sustentável”, explica Luís Bassoi, pesquisador da Embrapa Instrumentação e um dos editores.
Trilogia em campo
Lançada no final de novembro de 2024, a obra fecha uma trilogia – resultado de mais de 200 estudos desenvolvidos em campos experimentais com culturas anuais e perenes em várias partes do Brasil – iniciada em 2011 com o livro “Agricultura de Precisão um Novo Olhar”, seguida do livro “Agricultura de Precisão Resultados de um Novo Olhar”, publicado em 2014.
“Os três livros trazem o conhecimento gerado de forma colaborativa pela Rede de Agricultura de Precisão, coordenada pela Embrapa, junto com universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia, fundações e empresas privadas, durante cerca de 15 anos”, sintetiza Ricardo Inamasu, presidente do Portfólio de AgroDigital da Embrapa e um dos editores.
VEJA TAMBÉM:
- Citros: Mercado reage, e preço na indústria sobe
- Água Boa (MT) recebe a oitava etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade
- Programa Cana IAC valida eficiência de inseticidas e nematicidas biológicos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.