
Medida busca evitar que gerador da dívida deixe de pagar locador com o argumento da impenhorabilidade do seu bem de família
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou proposta que autoriza a penhora do bem de família do locatário para honrar dívida com fiador de imóvel. A medida altera a Lei do Bem de Família, para ampliar os casos em que a penhora desse bem é autorizada.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Marangoni (União-SP), ao Projeto de Lei 3595/21, do ex-deputado Carlos Bezerra (MT). “Avaliamos como oportuna a responsabilização do locatário que deixou de pagar suas obrigações, tirando-o da confortável situação de deixar o fiador pagar os débitos enquanto ele, gerador da dívida, deixa de ressarcir ou pagar diretamente ao locador sob a proteção da impenhorabilidade do seu bem de família”, argumentou Marangoni.
O projeto original pretendia proteger os fiadores exigindo que o contrato de fiança fosse validado por meio do reconhecimento de firma em cartório, efetivado com a presença do fiador devidamente identificado. A medida, no entanto, foi considerada “burocrática” e “custosa” pelo relator.
“Vislumbramos que se pode aproveitar a iniciativa para estabelecer inovações positivas e estabelecer equilíbrio na relação entre fiador e locatório na responsabilização solidária”, disse.
Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta segue para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Anec eleva em 2% previsão de exportação de soja do Brasil em junho
Se o volume for confirmado, os embarques do país cresceriam mais de 500 mil toneladas em relação a junho do ano passado.
Continue Reading Anec eleva em 2% previsão de exportação de soja do Brasil em junho
Congresso derruba veto e livra Fiagros e FIIs de IBS e de CBS
A derrubada ocorreu em sessão conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal e foi capitaneada por parlamentares ligados ao agronegócio.
Continue Reading Congresso derruba veto e livra Fiagros e FIIs de IBS e de CBS
Congresso derruba veto e cria taxa de registro de defensivos
O valor arrecadado será destinado ao Fundo Federal Agropecuário (FFAP), que tem o objetivo de estimular o setor.
Continue Reading Congresso derruba veto e cria taxa de registro de defensivos
Milho no mundo – Estoques devem ser os menores em 10 anos
O USDA elevou as estimativas apresentadas em maio, que passaram de 1.264.98 milhões de toneladas, para 1.265,98 milhões.
Continue Reading Milho no mundo – Estoques devem ser os menores em 10 anos
Aprosoja MT vê com preocupação cenário de endividamento no campo e defende medidas estruturantes
Queda no preço das commodities, custo recorde por hectare e falta de crédito agravam situação financeira dos produtores.
Ação conjunta resulta na apreensão de carga irregular de farelo de soja em Paranaguá
Atuação integrada entre Mapa e Polícia Federal visa coibir irregularidades e proteger a credibilidade das exportações brasileiras.