Medida busca evitar que gerador da dívida deixe de pagar locador com o argumento da impenhorabilidade do seu bem de família
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou proposta que autoriza a penhora do bem de família do locatário para honrar dívida com fiador de imóvel. A medida altera a Lei do Bem de Família, para ampliar os casos em que a penhora desse bem é autorizada.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Marangoni (União-SP), ao Projeto de Lei 3595/21, do ex-deputado Carlos Bezerra (MT). “Avaliamos como oportuna a responsabilização do locatário que deixou de pagar suas obrigações, tirando-o da confortável situação de deixar o fiador pagar os débitos enquanto ele, gerador da dívida, deixa de ressarcir ou pagar diretamente ao locador sob a proteção da impenhorabilidade do seu bem de família”, argumentou Marangoni.
O projeto original pretendia proteger os fiadores exigindo que o contrato de fiança fosse validado por meio do reconhecimento de firma em cartório, efetivado com a presença do fiador devidamente identificado. A medida, no entanto, foi considerada “burocrática” e “custosa” pelo relator.
“Vislumbramos que se pode aproveitar a iniciativa para estabelecer inovações positivas e estabelecer equilíbrio na relação entre fiador e locatório na responsabilização solidária”, disse.
Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta segue para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Família recupera 382 mil hectares na Bahia após batalha de 45 anos contra usucapião
Proprietários haviam vendido apenas uma fração da Fazenda Santa Maria em 1980, mas vizinho registrou a área total em seu nome alegando abandono. Caso serve de alerta para gestão patrimonial no campo, afirma CEO do Chãozão
Continue Reading Família recupera 382 mil hectares na Bahia após batalha de 45 anos contra usucapião
Mesma estrutura, resultados opostos: o que realmente define o sucesso de uma fazenda?
Por que vizinhos com a mesma estrutura têm lucros diferentes? Descubra como a gestão e a eficiência operacional definem o verdadeiro sucesso de uma fazenda.
Exportadores dos EUA reportam vendas de 134 mil t de soja para a China
Os exportadores dos Estados Unidos são obrigados a reportar qualquer venda de 100 mil toneladas ou mais de uma commodity feita em um único dia.
Continue Reading Exportadores dos EUA reportam vendas de 134 mil t de soja para a China
Ministro André Mendonça e sócios do Serur discutem segurança jurídica na indústria de pescados
Painel ocorreu no Fórum Segurança Jurídica para a Indústria de Pescados, realizado pela ABIPESCA, em Brasília.
Retro 2025: Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para iniciar plantio de grãos
A entrada direta da China na produção agrícola do Brasil expôs o equilíbrio delicado entre atração de investimentos, avanço tecnológico e a preservação do controle sobre terras estratégicas. Em 2025, gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil
Sindiveg e entidades parceiras divulgam ofício com orientações para prevenir deriva na aplicação de herbicidas hormonais
O comunicado surge diante do aumento de relatos de danos em parreirais e de prejuízos na formação de cachos, associados ao uso inadequado dessas tecnologias.





