Lombalgia: o que é e como afeta o cavalo

Lombalgia: o que é e como afeta o cavalo

PARTILHAR
cavalo correndo areia
Foto Divulgação.

Cavalos atletas ou mesmo os que estão em atividades físicas regulares pode sofrer queda de rendimento e a lombalgia é uma das principais razões para isso.

A enfermidade é resultado de uma desordem na coluna vertebral, congênita ou adquirida, dos músculos ou ossos da região lombar, em virtude de diferentes motivos.

Os primeiros sinais da doença podem ser observados nas mudanças de comportamento do animal, que passa a manifestar dores e não ter mais a mesma resistência para cavalgar, saltar, obedecer a comandos ou mesmo participar de atividades físicas leves.

Lombalgia: uma das principais causas de queda de rendimento no cavalo

O diagnóstico ocorre por meio do histórico do equino, que ajudará o veterinário a entender a origem, bem como a análise visual da região afetada. A palpação é também um importante recurso de diagnóstico, além dos exames de radiografia e ultrassonografia. Já o tratamento passa pelo alívio das dores, e isso inclui desde o uso de medicamentos, como analgésicos, até Capas de Gelo Dorsais.

No entanto, apenas o amplo conhecimento e interpretação das imagens obtidas através de exames com aparelhagem específica é capaz de conferir um diagnóstico concreto da lombalgia.

Fonte: Scarparella

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com