
Lula destacou que, sem o suporte financeiro do Estado, o setor não seria capaz de manter suas operações, incluindo o financiamento de maquinários, colheitas e a garantia das exportações.
Em discurso na abertura da Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o agronegócio brasileiro depende do apoio estatal para sobreviver. Lula destacou que, sem o suporte financeiro do Estado, o setor não seria capaz de manter suas operações, incluindo o financiamento de maquinários, colheitas e a garantia das exportações.
O petista discursou na abertura de uma feira internacional de tecnologia agrícola, na Bahia. Em sua participação, ele ainda defendeu os investimentos públicos a fim de dar suporte às atividades agrícolas ao redor do país.

“Se não é o Estado colocar o dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está para financiar máquinas, safra e garantir exportações”, disse o presidente. Segundo ele, é “mentira” dizer que os produtores do setor não precisam do governo.
“Dizer ‘não preciso do governo’ é mentira. Todo mundo precisa do governo, o pequeno, o médio e o grande [agricultor]. Se o governo não colocasse dinheiro, talvez o agro não estaria do tamanho que está”, disse.
“Quem é do agronegócio sabe como foi o Plano Safra no ano passado. Talvez tenha sido o pior Plano Safra de toda a história do agronegócio. Na época em que o PT governava esse país, vocês compravam dessas máquinas pagando 2% de juros ao ano, hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, completou.
Lula pede fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e agronegócio
O presidente Lula, pediu o fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e o agronegócio. O petista defendeu que a economia do país depende de ambos os setores. “Outra polêmica que acho maluca é essa oposição entre o pequeno proprietário e o agronegócio. São duas coisas necessárias ao país. Não há rivalidade, não há porque ter preconceito entre eles. O Brasil precisa dos dois”, disse.
Lula também negou existir oposição entre os setores que produzem commodities e as indústrias de manufaturados.
“Não existe rivalidade entre exportar produtos manufaturados e commodities. As pessoas que pensam assim deveriam imaginar quanto de tecnologia existe num grão de soja hoje, quanto de genética existe na criação de um frango, de um porco, de um boi”, argumentou.
Lula critica Plano Safra do Governo Bolsonaro
“Quem é do agro sabe como foi o Plano Safra no ano passado, talvez o pior plano safra história do agronegócio”, criticou o presidente, em referência à política bolsonarista.
Crítico do atual nível da Selic, hoje em 13,75%, Lula criticou os juros cobrados do setor agro. “Quem é da agricultura sabe o que aconteceu no tempo em que o PT governava esse país. Vocês compravam essas máquinas que parecem coisa de outro mundo pagando 2% de juro ao ano. Hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, declarou o presidente.
“Está praticamente impossível as pessoas comprarem e nós entendemos que é obrigação do Estado criar as condições e ajudar”, seguiu, ao lado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.