
Lula destacou que, sem o suporte financeiro do Estado, o setor não seria capaz de manter suas operações, incluindo o financiamento de maquinários, colheitas e a garantia das exportações.
Em discurso na abertura da Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o agronegócio brasileiro depende do apoio estatal para sobreviver. Lula destacou que, sem o suporte financeiro do Estado, o setor não seria capaz de manter suas operações, incluindo o financiamento de maquinários, colheitas e a garantia das exportações.
O petista discursou na abertura de uma feira internacional de tecnologia agrícola, na Bahia. Em sua participação, ele ainda defendeu os investimentos públicos a fim de dar suporte às atividades agrícolas ao redor do país.

“Se não é o Estado colocar o dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está para financiar máquinas, safra e garantir exportações”, disse o presidente. Segundo ele, é “mentira” dizer que os produtores do setor não precisam do governo.
“Dizer ‘não preciso do governo’ é mentira. Todo mundo precisa do governo, o pequeno, o médio e o grande [agricultor]. Se o governo não colocasse dinheiro, talvez o agro não estaria do tamanho que está”, disse.
“Quem é do agronegócio sabe como foi o Plano Safra no ano passado. Talvez tenha sido o pior Plano Safra de toda a história do agronegócio. Na época em que o PT governava esse país, vocês compravam dessas máquinas pagando 2% de juros ao ano, hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, completou.
Lula pede fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e agronegócio
O presidente Lula, pediu o fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e o agronegócio. O petista defendeu que a economia do país depende de ambos os setores. “Outra polêmica que acho maluca é essa oposição entre o pequeno proprietário e o agronegócio. São duas coisas necessárias ao país. Não há rivalidade, não há porque ter preconceito entre eles. O Brasil precisa dos dois”, disse.
Lula também negou existir oposição entre os setores que produzem commodities e as indústrias de manufaturados.
“Não existe rivalidade entre exportar produtos manufaturados e commodities. As pessoas que pensam assim deveriam imaginar quanto de tecnologia existe num grão de soja hoje, quanto de genética existe na criação de um frango, de um porco, de um boi”, argumentou.
Lula critica Plano Safra do Governo Bolsonaro
“Quem é do agro sabe como foi o Plano Safra no ano passado, talvez o pior plano safra história do agronegócio”, criticou o presidente, em referência à política bolsonarista.
Crítico do atual nível da Selic, hoje em 13,75%, Lula criticou os juros cobrados do setor agro. “Quem é da agricultura sabe o que aconteceu no tempo em que o PT governava esse país. Vocês compravam essas máquinas que parecem coisa de outro mundo pagando 2% de juro ao ano. Hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, declarou o presidente.
“Está praticamente impossível as pessoas comprarem e nós entendemos que é obrigação do Estado criar as condições e ajudar”, seguiu, ao lado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a.
Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço
Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo.
Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025