
Lula destacou que, sem o suporte financeiro do Estado, o setor não seria capaz de manter suas operações, incluindo o financiamento de maquinários, colheitas e a garantia das exportações.
Em discurso na abertura da Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o agronegócio brasileiro depende do apoio estatal para sobreviver. Lula destacou que, sem o suporte financeiro do Estado, o setor não seria capaz de manter suas operações, incluindo o financiamento de maquinários, colheitas e a garantia das exportações.
O petista discursou na abertura de uma feira internacional de tecnologia agrícola, na Bahia. Em sua participação, ele ainda defendeu os investimentos públicos a fim de dar suporte às atividades agrícolas ao redor do país.

“Se não é o Estado colocar o dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está para financiar máquinas, safra e garantir exportações”, disse o presidente. Segundo ele, é “mentira” dizer que os produtores do setor não precisam do governo.
“Dizer ‘não preciso do governo’ é mentira. Todo mundo precisa do governo, o pequeno, o médio e o grande [agricultor]. Se o governo não colocasse dinheiro, talvez o agro não estaria do tamanho que está”, disse.
“Quem é do agronegócio sabe como foi o Plano Safra no ano passado. Talvez tenha sido o pior Plano Safra de toda a história do agronegócio. Na época em que o PT governava esse país, vocês compravam dessas máquinas pagando 2% de juros ao ano, hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, completou.
Lula pede fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e agronegócio
O presidente Lula, pediu o fim da “rivalidade” entre pequenos proprietários e o agronegócio. O petista defendeu que a economia do país depende de ambos os setores. “Outra polêmica que acho maluca é essa oposição entre o pequeno proprietário e o agronegócio. São duas coisas necessárias ao país. Não há rivalidade, não há porque ter preconceito entre eles. O Brasil precisa dos dois”, disse.
Lula também negou existir oposição entre os setores que produzem commodities e as indústrias de manufaturados.
“Não existe rivalidade entre exportar produtos manufaturados e commodities. As pessoas que pensam assim deveriam imaginar quanto de tecnologia existe num grão de soja hoje, quanto de genética existe na criação de um frango, de um porco, de um boi”, argumentou.
Lula critica Plano Safra do Governo Bolsonaro
“Quem é do agro sabe como foi o Plano Safra no ano passado, talvez o pior plano safra história do agronegócio”, criticou o presidente, em referência à política bolsonarista.
Crítico do atual nível da Selic, hoje em 13,75%, Lula criticou os juros cobrados do setor agro. “Quem é da agricultura sabe o que aconteceu no tempo em que o PT governava esse país. Vocês compravam essas máquinas que parecem coisa de outro mundo pagando 2% de juro ao ano. Hoje vocês estão pagando 18, 19% ao ano”, declarou o presidente.
“Está praticamente impossível as pessoas comprarem e nós entendemos que é obrigação do Estado criar as condições e ajudar”, seguiu, ao lado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Conexão Delta G amplia oferta de touros em leilões e presença nas centrais de inseminação
Associados da entidade comercializam cerca de dois mil animais em 2024 e mantém mais de 25 touros nas principais centrais do país.
Beleza Láctea: Linha Milk da Laikou
A marca asiática Laikou, conhecida por suas fórmulas acessíveis e embalagens minimalistas, apostou exatamente nisso com a linha Milk, que promete clareamento, hidratação e nutrição profunda da pele
Lula e Trump trocam farpas, e tensão diplomática cresce com tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Embate entre os líderes amplia o impasse comercial, enquanto governo brasileiro segue sem avanços práticos para reverter o tarifaço que entra em vigor em 1º de agosto.
Em resposta ao EUA, Febraban diz que Pix favorece competição
A entidade ressaltou ainda que o modelo de atuação da ferramenta é aberto e não discriminatório, com participação de bancos, fintechs e instituições nacionais e estrangeiras.
Continue Reading Em resposta ao EUA, Febraban diz que Pix favorece competição
Abertura de mercado agrícola para o Brasil na África do Sul
A África do Sul importou cerca de USD 635 milhões em produtos agropecuários do Brasil em 2024, com destaque para carnes, açúcar, cereais e café.
Continue Reading Abertura de mercado agrícola para o Brasil na África do Sul
Propriedade em risco: o fogo e a perda de direitos
O agravamento das queimadas — em especial a partir de eventos críticos como os de 2024 – elevou a vigilância estatal e resultou no endurecimento de sanções administrativas, penais e civis.
Continue Reading Propriedade em risco: o fogo e a perda de direitos