Lula se encontra com membros do MST e além de expor a pauta de reivindicações, os cerca de 35 integrantes do grupo ouviram de representantes do governo federal os programas e ações “que se conectam com os interesses dos integrantes dos movimentos sociais”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste sábado (17) com a coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para ouvir demandas e contribuições das lideranças políticas do governo. O encontro ocorreu na Granja do Torto, em Brasília, que é a casa de campo da Presidência da República.
    
Entre as demandas estão a facilitação do acesso ao crédito, regularização da situação de cerca de 100 mil acampados em todo o país, estruturação de cadeias produtivas, educação na reforma agrária e incentivos para a produção de alimentos agroecológicos e saudáveis para a população brasileira. Além de expor a pauta de reivindicações, os cerca de 35 integrantes do MST ouviram de representantes do governo federal os programas e ações “que se conectam com os interesses dos integrantes dos movimentos sociais”.
Em nota divulgada pela Presidência, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a importância do diálogo para acelerar os programas públicos para o campo. “Queremos alimentos saudáveis na mesa do povo brasileiro.
O presidente já conseguiu tirar 24 milhões de pessoas do Mapa da Fome. Ainda temos cerca de 9 milhões, mas metade da sociedade ainda não se alimenta adequadamente porque falta produto bom, de qualidade, saudável, na mesa”, afirmou, lembrando que o MST é parceiro importante na produção de alimentos para o país.
Segundo Teixeira, o presidente Lula determinou ao Banco do Brasil e ao Ministério da Fazenda estudos para avaliar a criação de um Desenrola voltado para as questões do campo, além de recursos e créditos voltados para habitação e compra de terras. O Desenrola Brasil é o programa criado pelo governo para renegociação de dívidas da população.
Ainda segundo a nota, o integrante da direção nacional do MST, João Paulo Rodrigues, manifestou satisfação com o resultado da reunião e em “ouvir do presidente o compromisso de uma segunda reunião de trabalho em 30 a 40 dias para que o governo apresente resposta às pautas apresentadas”.
Parte da conversa tratou ainda da condição específica do MST no Rio Grande do Sul. Ceres Hadich, também da coordenação nacional do MST, afirmou que o movimento entende a catástrofe como parte de uma crise ambiental mundial.
“Apresentamos uma pauta recortada olhando para o caso específico dos assentamentos. Houve muitos afetados pelas enchentes: estruturas de cooperativas, de agroindústrias, linhas e cadeias produtivas organizadas, como hortifrutigrangeiros e arroz. Houve o comprometimento do governo em acelerar isso e caminhar de mãos dadas”, disse, segundo a nota.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.    Indovinya lança soluções para enfrentar os desafios de aplicação de produtos biológicos diante da crescente demanda por proteção de cultivos sustentável. Continue Reading Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura Segundo a empresa, a revisão reflete uma melhora na demanda internacional, impulsionada pelos preços mais baixos do cereal. Continue Reading SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia O programa faz parte do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Social para famílias dentro dessa faixa de renda. Continue Reading Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil Fenômeno climático atinge desde Foz do Iguaçu até Londrina, provocando colapso na agropecuária no Oeste do Paraná com perdas na soja, milho, frango e peixe O documento trará as primeiras estimativas oficiais de produção, rendimento e estoques de soja e milho nos EUA desde 12 de setembro.  Continue Reading USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro Grupo familiar de Sorriso (MT) se torna modelo nacional de verticalização, com investimentos na suinocultura, agricultura, energia e biometano para frota própria. Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
Prejuízo: Temporal causa destruição e prejuízos à produção agropecuária no Oeste do Paraná; vídeo
USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
Nutribras alcança autossuficiência após investir R$ 500 milhões e zera emissões na produção de carne suína
			




