
Em menos de uma semana, será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros estiveram no estado, desembarcaram na cidade de Santa Maria, para avaliar a situação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos do governo federal para prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas no estado, desde a última segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
Na tarde deste sábado, Lula também preside uma reunião virtual da sala de situação criada por ele na quinta-feira (2). No Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o presidente é acompanhado de ministros e, por videoconferência, debatem soluções emergenciais com ministros que viajaram ao estado na manhã deste sábado (4) para instalação de um escritório permanente, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (6) que funcionará como base para agilizar a comunicação entre governo federal e municípios atingidos.
Retorno de Lula
Neste domingo, a previsão é que o presidente viaje acompanhado de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana. O desembarque está previsto para 10h30 no estado. E na agenda de compromissos, o presidente Lula irá se reunir com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito.
“Não vai faltar disposição, orçamento e capacidade de trabalho, para que a gente possa reconstruir tudo aquilo que está sendo destruído do Rio Grande do Sul. Mas, principalmente, para que a gente possa salvar vidas e fazer com que todo o suporte necessário, nesse momento dramático que o Rio Grande precisa, possa ser oferecido pelo Governo Federal”, anunciou o ministro da Secom/PR.
A equipe se somará às autoridades federais que já visitou as cidades de Canoas e de Porto Alegre, neste sábado: os ministros Paulo Pimenta; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Mapa), Edegar Pretto; e o secretário nacional de Assistência Nacional, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão,
Segunda visita
Em menos de uma semana, será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros estiveram no estado, desembarcaram na cidade de Santa Maria, para avaliar a situação. Na ocasião, garantiu que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana.
Após a visita, o presidente Lula determinou a criação desta sala de situação para centralizar e coordenar as ações federais de socorro à população do estado e monitorar os temporais no RS.
Fonte: Agência Brasil
Produção de feno ganha força no campo e se torna aliada estratégica da pecuária
Com alta capacidade de conservação e praticidade no uso, o feno se destaca como alternativa segura e econômica para alimentar o rebanho nos períodos de seca
Continue Reading Produção de feno ganha força no campo e se torna aliada estratégica da pecuária
Abipesca pede exclusão dos pescados das tarifas americanas e alerta para impacto social no Brasil
Hoje, mais de 70% das exportações brasileiras de pescado têm como destino os Estados Unidos, e a continuidade da taxação compromete diretamente a subsistência de mais de 20 mil trabalhadores da indústria.
Atenção produtores: Prazo para pagamento do CCIR encerra nesta quinta-feira, dia 17 de julho
Com validade de um ano, o documento comprova que a propriedade rural está devidamente cadastrada no Incra.
Tarifaço de Trump: Clientes dos EUA recuam e contêineres com toneladas de mel são embarcados
Outra carga, com mais de 500 toneladas de mel, pertencente a outro grupo empresarial, ainda enfrenta impasses. O grupo negocia com os clientes para viabilizar o envio da mercadoria.
Federarroz: compra do grão pela Conab é bem-vinda, mas é preciso fiscalização
O presidente da Federarroz, Denis Nunes, disse na nota que, apesar de a medida ser bem-vinda, o setor enfrenta dificuldades que vão além dos preços de mercado.
Continue Reading Federarroz: compra do grão pela Conab é bem-vinda, mas é preciso fiscalização
Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre
Os produtores pessoa física representaram a maior parcela das solicitações, com crescimento de 39,2% na comparação trimestral e de 83,9% sobre o primeiro trimestre de 2024.
Continue Reading Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre