
Em menos de uma semana, será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros estiveram no estado, desembarcaram na cidade de Santa Maria, para avaliar a situação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos do governo federal para prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas no estado, desde a última segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
Na tarde deste sábado, Lula também preside uma reunião virtual da sala de situação criada por ele na quinta-feira (2). No Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o presidente é acompanhado de ministros e, por videoconferência, debatem soluções emergenciais com ministros que viajaram ao estado na manhã deste sábado (4) para instalação de um escritório permanente, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (6) que funcionará como base para agilizar a comunicação entre governo federal e municípios atingidos.
Retorno de Lula
Neste domingo, a previsão é que o presidente viaje acompanhado de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana. O desembarque está previsto para 10h30 no estado. E na agenda de compromissos, o presidente Lula irá se reunir com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito.
“Não vai faltar disposição, orçamento e capacidade de trabalho, para que a gente possa reconstruir tudo aquilo que está sendo destruído do Rio Grande do Sul. Mas, principalmente, para que a gente possa salvar vidas e fazer com que todo o suporte necessário, nesse momento dramático que o Rio Grande precisa, possa ser oferecido pelo Governo Federal”, anunciou o ministro da Secom/PR.
A equipe se somará às autoridades federais que já visitou as cidades de Canoas e de Porto Alegre, neste sábado: os ministros Paulo Pimenta; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Mapa), Edegar Pretto; e o secretário nacional de Assistência Nacional, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão,
Segunda visita
Em menos de uma semana, será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros estiveram no estado, desembarcaram na cidade de Santa Maria, para avaliar a situação. Na ocasião, garantiu que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana.
Após a visita, o presidente Lula determinou a criação desta sala de situação para centralizar e coordenar as ações federais de socorro à população do estado e monitorar os temporais no RS.
Fonte: Agência Brasil
Safras indica exportação de 1,700 mi de t de arroz no ano comercial 2026/27
A demanda total está projetada por Safras em 12,200 milhões de toneladas no ano comercial 2026/27, avançando 1,7% sobre o ano anterior.
Continue Reading Safras indica exportação de 1,700 mi de t de arroz no ano comercial 2026/27
Após tarifaço de Trump contra o Brasil, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas
Mais de 12 mil pequenos produtores serão impactados; mel é produzido em vários estados do Nordeste e beneficiado no PI e em SP.
Morre o recordista e maior nome do Guzerá com foco na produção de carne
O touro Globo FIV da CM, que marcou uma década de ouro na pecuária Guzerá, se despediu; De recordista mundial a referência genética, o reprodutor elevou o padrão da raça e consolidou sua importância na produção de carne pelo Brasil.
Continue Reading Morre o recordista e maior nome do Guzerá com foco na produção de carne
Reposição em Mato Grosso com poucos negócios
A cotação do garrote subiu 2,8%, a da desmama, 2,1%, e a do boi magro, 0,9%. Já para o bezerro de ano, a cotação caiu 0,6%.
Continue Reading Reposição em Mato Grosso com poucos negócios
Unica: vendas de etanol recuam 3,58% em junho, para 2,8 bilhões de litros
No mercado interno, as vendas de hidratado caíram 6,23% na comparação com junho da safra passada, para 1,71 bilhão de litros.
Continue Reading Unica: vendas de etanol recuam 3,58% em junho, para 2,8 bilhões de litros
Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001
Enquanto a participação americana nas nossas exportações caiu 51%, a da China, atualmente o principal parceiro comercial do Brasil, aumentou mais de oito vezes.
Continue Reading Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001