Numa cuscuzeira com mais de 4 metros de altura, 800 quilos de flocos de milho cozinhavam em um forno a lenha e esperavam por milhares de pessoas que caminhavam ao seu encontro
No São João de Caruaru, em Pernambuco, um dos dois maiores do país, a celebração da comida à base de milho, típica dos festejos de junho, é levada à sério pela população. Numa cuscuzeira com mais de 4 metros de altura, 800 quilos de flocos de milho cozinhavam em um forno a lenha e esperavam por milhares de pessoas que caminhavam ao seu encontro. Conheça a história do maior cuscuz do mundo, dono do recorde no Guiness Book.
Idealizado pelo empresário José Augusto Soares, no dia 13 de junho de 1993, a Caminhada do Forró tem início na Av. Rui Barbosa onde, naquela época, ficava o Pátio do Forró, com destino ao Alto do Moura, pontos turísticos da cidade do Agreste de Pernambuco.
Em um trajeto de 8 km, percorrido ao som de muito forró, a festa passou a ser celebrada pelos caruaruenses e turistas ainda na primeira edição. A ideia surgiu de uma demanda não atendida: a vontade de comer cuscuz após uma caminhada.
Em sua primeira edição, no dia 12 de junho de 1994, o cuscuz gigante teve cerca de 150 quilos. Nos anos seguintes, passou a ter 600 e, com esse valor, entrou para o Guinness, o livro dos recordes, em 1996. Mas, há alguns anos, são 800 quilos de flocos de milho que são fervidos para alimentar o público faminto.
O alimento é feito em uma de 4,2 metros, feita sob medida na Feira de Caruaru. É preciso utilizar uma escada para chegar até a tampa e preparar o prato.
“Sempre gostei de realizar caminhadas e convidei alguns amigos que toparam a brincadeira de caminhar até o Alto do Moura para brincar o São João. No final chegamos em um restaurante e pedimos cuscuz, mas o garçom informou que não tinha. Na semana seguinte, fizemos o mesmo percurso e levei um pacote de fubá para o estabelecimento, onde foi preparado o prato”, lembrou Augusto.
Hoje, a rota da Caminhada do Forró foi encurtada para cerca de 1 quilômetro. Mas, apesar do trajeto ter diminuído, a duração permanece a mesma. Assim como a certeza de que na chegada, uma cuscuzeira gigante estará pronta para dar cor e sabor a festa — realizada todos os anos no segundo domingo do mês de junho. 

Maratona na cozinha
A equipe da cozinha tem sete pessoas. Para deixar tudo pronto, o trabalho começa no dia anterior. Eram cerca de três horas da manhã quando o cuscuz foi pra cuscuzeira gigante. A iguaria não é feita somente na panela grande. Primeiro os flocos de milho são cozidos em recipientes menores, trabalho iniciado às 20h, aproximadamente. Depois, tudo é reunido na estrutura gigante, aguardando a hora de servir.
O prato foi batizado de o maior cuscuz do mundo, sendo o primeiro prato do circuito de comidas gigantes, realizado há mais de 20 anos. Em 2023,foram servidos mais de 800 kg de flocos de milho. A receita segue com 250 kg, além dos acompanhamentos: mais de 200 kg de salsicha, 320 kg de carne de charque e 10 kg de sal. 

Primeiro veio a pamonha gigante. Em seguida, o cuscuz. Hoje, são mais de 30 comidas típicas feitas para um grande público que vem de diversos lugares do Brasil para prestigiar a nossa festa do maior cuscuz do mundo”, comenta José Augusto Soares.
O cuscuz também gera renda. Os patrocinadores estão por todos os lados. A visibilidade é garantida com a decoração do cuscuzeiro, repleto de marcas, bonecos, balões e o que mais houver no mercado para garantir que nenhuma imagem saia sem propaganda.
Para fazer o cuscuz nordestino, só são necessários três ingredientes simples: farinha de milho flocada, água e uma pitada de sal. No entanto, para criar o maior cuscuz do mundo, a receita exige algo a mais: dedicação, paixão, o ritmo animado do forró e muita força. Isso porque a tampa da cuscuzeira, usada no preparo, não é nem leve nem pequena. Ela é aberta para iluminar o sol do segundo domingo de junho, uma tradição especial celebrada em Caruaru.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Boi gordo supera os R$ 331/@ em importante praça e frigoríficos veem escalas encurtando
Com oferta restrita de animais prontos para o abate, demanda aquecida e fim de ano se aproximando, a arroba do boi gordo atinge patamares elevados e pressiona a indústria frigorífica a disputar os lotes disponíveis.
Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
Indovinya lança soluções para enfrentar os desafios de aplicação de produtos biológicos diante da crescente demanda por proteção de cultivos sustentável.
Continue Reading Formulação inteligente desbloqueia potencial dos biopesticidas na agricultura
SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Segundo a empresa, a revisão reflete uma melhora na demanda internacional, impulsionada pelos preços mais baixos do cereal.
Continue Reading SovEcon eleva projeção para exportações de trigo da Rússia
Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
O programa faz parte do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Social para famílias dentro dessa faixa de renda.
Continue Reading Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil
Prejuízo: Temporal causa destruição e prejuízos à produção agropecuária no Oeste do Paraná; vídeo
Fenômeno climático atinge desde Foz do Iguaçu até Londrina, provocando colapso na agropecuária no Oeste do Paraná com perdas na soja, milho, frango e peixe
USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro
O documento trará as primeiras estimativas oficiais de produção, rendimento e estoques de soja e milho nos EUA desde 12 de setembro.
Continue Reading USDA divulgará relatório de oferta e demanda nos EUA em 14 de novembro





