
Em dois anos, a unidade da Lorenz em Mundo Novo se consolidou no mercado, impulsionada pela inovação e expansão em amidos aumentando sua capacidade de produção e exportando para mais de 40 países.
A Lorenz, empresa do grupo GTF e a maior esmagadora de mandioca do Brasil, tem colhido resultados expressivos, especialmente desde a aquisição de sua unidade em Mundo Novo, Mato Grosso do Sul. Além dessa unidade, a Lorenz conta com operações em Quatro Pontes, Cianorte e Paranavaí, todas no Paraná, fortalecendo sua presença no setor de amidos. Com um portfólio ampliado e novas tecnologias, a empresa que faturou 330 milhões em 2024 projeta crescer 25%, faturando R$ 412 milhões em 2025.
Desde a integração de Mundo Novo, a Lorenz reforçou suas equipes e investiu em tecnologia, trazendo inovações como pré-misturas para os mais diversos segmentos como o de panificação, confeitaria e o tradicional pão de queijo para quem busca uma solução padronizada. Além de aumentar a produção de polvilho azedo e amidos pré-gelatinizado. Contudo também houve um investimento em técnicas voltadas para sustentabilidade, através da reutilização de recursos renováveis em seu processo.
A unidade de Mundo Novo se tornou um pilar estratégico, com metade de sua produção voltada para exportações que atendem a mais de 20 países nas Américas, Europa e Emirados Árabes. Focando na padronização e práticas responsáveis de saúde, segurança e meio ambiente, a Lorenz também incentiva pequenos produtores rurais – hoje a indústria possui mais de 1,2 mil produtores parceiros – fortalecendo a cadeia da mandioca.
A produção da Lorenz alcança um total de 25 mil toneladas de processamento de raiz por mês, divididas entre 10 mil toneladas em Paranavaí, 10 mil em Mundo Novo e 5 mil em Cianorte. Do total, a empresa gera cerca de 12 mil toneladas de produto acabado mensalmente, garantindo um fornecimento consistente ao mercado.
A empresa recentemente conquistou certificações de qualidade, como a BRCGS, que subiu do nível C para o nível AA em 2024, demonstrando seu compromisso com os mais altos padrões de segurança alimentar. Hoje, a Lorenz exporta para mais de 40 países, consolidando sua participação no mercado global de amidos.
O último boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) projeta um aumento de 6% na produção de mandioca no Paraná, em 2024, fortalecendo a cadeia e oferecendo mais segurança aos produtores. Com o olhar no futuro, a Lorenz já esboça planos para novas expansões.

“Investir em tecnologia, práticas sustentáveis e formar uma equipe técnica de alto nível foi essencial para atingirmos novos patamares de eficiência e qualidade. Estamos comprometidos em ampliar ainda mais nossa presença no mercado global de amidos. Mais do que produzir, temos uma grande responsabilidade tanto no mercado interno quanto externo, que está se consolidando cada vez mais”, afirma Aleksandro Siqueira, diretor de Novos Negócios da Lorenz.
Sobre a Lorenz
A Lorenz, do Grupo GTFoods, é a primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina e, desde 1916, oferece soluções tendo a fécula de mandioca, amido de milho, amido de milho waxy (ceroso) e fécula de batata como matérias-primas. Ao longo dos anos, desenvolveu uma série de produtos, levando ao mercado soluções tecnológicas e processos adequados, atendendo aos clientes com qualidade e inovação. Atualmente, oferece ao mercado uma completa linha de amidos, como os modificados, pré-gelatinizados e hidroxipropilados, além de maltodextrinas, dextrinas, xarope de glicose desidratados, polvilho azedo e adesivos vegetais.
Além dos amidos, também desenvolve produtos para atender às particularidades de cada cliente, levando soluções aos mais variados segmentos e linhas de atuação.
Sobre a GTF
Da força do campo, nasceu em 1992 o grupo GTF, hoje um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil, além de estar entre os dez maiores exportadores dessa proteína no país.
O grupo engloba as marcas Canção e Lorenz e tem uma cadeia produtiva verticalizada com métodos de produção inovadores, de alta tecnologia, e profissionais capacitados. Ao todo, comercializa mensalmente mais de 38.000 toneladas entre frango, peixes, vegetais congelados e 6.500 toneladas em soluções à base de fécula de mandioca.
Com mais de 10 mil colaboradores, a GTF possui habilitações para exportar para mais de 100 países, logística própria com uma frota composta por 258 caminhões – os produtos chegam até as principais redes supermercadistas e atacadistas do Brasil por meio de oito filiais de armazenagem e distribuição – e a responsabilidade ambiental como prioridade.
O grupo GTF detém as principais aprovações mundiais, como a China Approved, EU Approved; Certificação Halal, além dos selos IFS Global Markets, BRCGS, ODS e habilitações SIF 3789, SIF 3773, SIF 1880, SIF 1860 e SIF 4166.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.