Resultado reflete a maturidade da Miolo em traduzir, por meio de diferentes terroirs e estilos, a excelência conquistada ao longo de 36 safras dedicadas ao vinho brasileiro.
A Miolo Wine Group foi o grande destaque da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025. Classificou o corte tinto – Touriga Nacional, Tannat, Petit Verdot, Tempranillo, Merlot e Cabernet Sauvignon, da Campanha Meridional (RS) -, entre as 16 amostras mais representativas da Safra 2025. Mas não foi só isso: este vinho alcançou a maior nota mediana de seleção, com 95 pontos. Além disso, a Miolo teve 15 amostras entre os 30% mais representativos da safra, o maior número entre as vinícolas participantes, comprovando a ampla representatividade do grupo em todas as categorias da Avaliação.
Dos 15 vinhos classificados, um é vinho base espumante, três são brancos não aromáticos, um é branco aromático, um tinto jovem e nove tintos secos, o que reforça a maturidade técnica e a diversidade de estilos que caracterizam o grupo. São amostras que expressam o melhor dos terroirs do Vale dos Vinhedos, Vale do São Francisco e Campanha Gaúcha — Meridional e Central —, revelando a amplitude e a identidade do vinho brasileiro produzido pela Miolo Wine Group.
“A Avaliação Nacional de Vinhos é um retrato técnico e transparente da qualidade que o Brasil vem alcançando. Ver a Miolo entre as 16 amostras mais representativas, com a maior nota da safra, e ainda ter 15 vinhos entre os 30% é motivo de grande satisfação. São resultados que refletem o trabalho de uma equipe altamente qualificada e o cuidado com cada detalhe do processo, do vinhedo à vinificação. Cada safra é um aprendizado, e cada reconhecimento como este reforça o propósito da Miolo de seguir evoluindo e levando o vinho brasileiro a novos patamares”, destaca Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group.
As amostras classificadas entre os 30% mais representativas da safra 2025
Vinícola Almadén (Campanha Central – Santana do Livramento/RS)
Chardonnay – Vinho Branco Não Aromático
Cabernet Franc – Vinho Tinto Seco
Vinícola Miolo (Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos/RS)
Pino Noir/Chardonnay – Vinho Base para Espumante
Sauvignon Blanc – Vinho Branco Aromático
Chardonnay – Vinho Branco Não Aromático
Pinot Gris – Vinho Branco Não Aromático
Pinot Noir – Vinho Tinto Jovem
Cabernet Sauvignon – Vinho Tinto Seco
Tempranillo – Vinho Tinto Seco
Merlot/Cabernet Sauvignon – Vinho Tinto Seco
Tannat/Touriga Nacional/Petit Verdot/Merlot/Tempranillo/Cabernet Sauvignon – Vinho Tinto Seco
Touriga Nacional/Tannat/Petit Verdot/Tempranillo/Merlot/Cabernet Sauvignon – Vinho Tinto Seco (*)
Vinícola Terranova (Vale do São Francisco – Casa Nova/BA)
Syrah – Vinho Tinto Seco
Syrah – Vinho Tinto Seco
Syrah – Vinho Tinto Seco
* A amostra entre as 16 com maior nota na Avaliação Nacional de Vinhos. 
VEJA TAMBÉM:
- FETAEP aguarda sanção de PL que proíbe reidratação de leite importado
- Superávit da balança comercial na 4ª semana de outubro é de US$ 1,767 bilhão
- Conseleite/RS: valor de referência do leite em outubro é de R$ 2,2163 o litro
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.