Maior produção de milho eleva exportações para 47 milhões de toneladas

Em nova estimativa divulgada nesta quarta-feira (1º), StoneX Brasil calcula produção total brasileira em 130,6 milhões de toneladas.

Com a nova possibilidade do Brasil atingir produção recorde de 130,6 milhões de toneladas de milho em 2022/23 considerando as três safras, a StoneX espera que o país consiga ampliar seus embarques de cereal. O grupo aumentou sua estimativa de exportação em um milhão de toneladas, para 47 milhões. Já os estoques finais avançaram marginalmente para 14,09 milhões de toneladas, o que representa uma relação estoque/uso de 11%.

Em relação à primeira safra de milho 2022/23, a StoneX manteve sua estimativa de produção em 27,55 milhões de toneladas. Apesar das adversidades climáticas enfrentadas nos últimos meses, especialmente no Rio Grande do Sul, ainda se espera uma oferta acima da registrada em 2021/22.

A segunda safra 2022/23 do cereal recebeu mais uma revisão positiva, de 0,7% em comparação com o número de fevereiro, chegando a 100,8 milhões de toneladas.

Em função da expectativa de uma área inferior à esperada anteriormente, a estimativa de produção de Goiás foi reduzida para 12,5 milhões de toneladas. Por outro lado, esse corte foi compensado por uma perspectiva mais favorável para a área plantada e para o rendimento médio no Mato Grosso, cuja produção está estimada agora em 46,7 milhões de toneladas.

“Conforme a colheita da safra de verão avança, o volume estimado para sua produção vai se tornando cada vez menos sujeito a novas alterações, apesar dessas ainda não serem descartadas, principalmente para as regiões mais ao norte, onde o plantio e o desenvolvimento ocorrem mais tardiamente”, pondera o analista de inteligência de mercado do grupo, João Pedro Lopes.

Fonte: Assessoria StoneX Brasil

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM