
Parceria entre a brasileira Incomagri e alemã Nexat traz para a agricultura nacional o Overlander 18.000, o maior equipamento do país em sua categoria com tanque de 18 mil litros de capacidade e barramento de 42 metros de comprimento.
A agricultura brasileira não para de crescer, gerando recordes seguidos de produção e produtividade, principalmente no cultivo de cereais. Para acompanhar essa evolução no campo, as agroindústrias investem incansavelmente em tecnologias e inovação, acelerando ainda mais esse processo. Entre essas empresas está a Incomagri, fabricante de máquinas agrícolas com mais de 40 anos de mercado, que está prestes a redefinir os padrões do setor. Nesse cenário, maior pulverizador do Brasil inicia testes na Bahia.
Em parceria com a alemã Nexat, conhecida por seu sistema holístico e disruptivo, a empresa brasileira sai na frente e prepara o lançamento do Overlander 18.000. Este que é o maior pulverizador do País, e um dos maiores do mundo, desenvolvido para operar em grandes áreas agrícolas, chega para elevar a produtividade e a sustentabilidade no campo a patamares inéditos.
“A boa impressão que a equipe da engenharia da Nexat teve em relação à robustez e à alta tecnologia dos nossos pulverizadores autopropelidos impulsionou essa parceria iniciada em 2023”, detalhou, Carlos Reinaldo Nogueira Filho, gerente comercial da Incomagri.
A empresa que já disponibiliza o Overlander nos modelos de 2.000L e 2.700L, desenvolvidos para atender as necessidades dos agricultores mais exigentes, agora dá mais um importante passo em sua história com o Overlander 18.000. Equipado com dois tanques de aço inoxidável de 9 mil litros cada, totalizando 18 mil litros, e mais dois tanques de 1.000 litros para limpeza do sistema, este pulverizador gigante promete não somente aumentar a produtividade, mas também promover uma agricultura mais sustentável com sua autonomia incomparável.
Essa grande capacidade foi viabilizada devido ao extenso chassi e à alta potência do Nexat, que conta com dois motores Diesel de 550 hp cada, operando em sistema híbrido. As rodas são acionadas por motores elétricos acoplados a super redutores que garantem alto torque e controle absoluto para tocar o conjunto com alta performance e baixo consumo de combustível. No caso das operações de pulverização, espera-se operar com somente um motor Diesel acionado, entregando consumos de combustível ainda menores.
O protótipo do maior pulverizador do Brasil conta com uma barra de pulverização de 42 metros de comprimento com sistema de estabilização e controle automático da altura de operação. Além disso, a Incomagri pretende desenvolver a opção para um conjunto de barras de 56 metros. Também incorpora novas tecnologias que agregam valor na operação de pulverização, buscando ainda mais racionalização dos recursos e insumos, eficiência e rendimento operacional.

De acordo com o gerente, a expectativa é grande pelos primeiros resultados e indicadores de performance desse gigante que está sendo testado a campo, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, nesta safra 2024/25. “Saímos na frente e seremos o primeiro fabricante brasileiro a desenvolver um projeto 100% dedicado ao sistema holístico da Nexat”, destacou.
Diferenciais do maior pulverizador do Brasil
O Overlander 18.000, maior pulverizador do Brasil, não é apenas um pulverizador de grande capacidade, pois ele também proporciona ao produtor a realização de aplicações com misturas diferentes de calda, otimizando entradas na lavoura e alcançando um rendimento operacional jamais visto na agricultura mundial.
“Com quatro bombas de pulverização de 300l/min cada, duas para alimentar os circuitos de pulverização e duas para manter a calda homogeneizada, o sistema garante eficiência e precisão. Toda a comunicação do sistema é ISOBUS, controlada pela tela touch screen presente na cabine do Nexat”, detalhou Nogueira Filho.
Ainda segundo o profissional, com o Overlander 18.000, a Incomagri reafirma seu DNA inovador e seu compromisso com a excelência, trazendo ao mercado uma solução que combina alta tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional. “Este lançamento marca um novo capítulo na história da agricultura brasileira, colocando a empresa na vanguarda da inovação”, finaliza.
Sobre
A Incomagri é uma empresa familiar fundada em 1983 no município de Itapira-SP, onde está sediada até os dias atuais. Com uma linha de produtos variada a empresa fabrica pulverizadores, distribuidores de fertilizantes, sementes, carretas, distribuidores de esterco líquido, além de misturadores de ração, trituradores de milho. A marca conta com ampla rede de distribuição no Brasil e alguns países da América latina, África e Ásia. Para mais informações, visite http://www.incomagri.com e https://www.nexat.de/en/.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Ministério da Agricultura suspende lotes de vacina que pode ter matado mais de 100 animais
Decisão envolve a vacina Excell 10, após mortes de bovinos, caprinos e ovinos no Piauí; fabricante e órgãos de defesa sanitária investigam o caso
Boi gordo mantém viés de alta apoiado nas exportações e escalas curtas; até quando?
Cenário de firmeza nos preços do boi gordo é sustentado pela demanda externa aquecida e dificuldade dos frigoríficos em alongar escalas de abate, mas analistas alertam para riscos de acomodação no mercado interno
Continue Reading Boi gordo mantém viés de alta apoiado nas exportações e escalas curtas; até quando?
Camarão vendido no Walmart nos EUA é alvo de investigação por contaminação com Césio-137
Produto importado da Indonésia apresentou traços do material radioativo; FDA emitiu alerta, recomendou recall do camarão vendido no Walmart e reforçou riscos à saúde pública
No Pará, Mapa debate o papel estratégico do cooperativismo na produção sustentável
As cooperativas têm um papel estratégico na geração de renda, na preservação ambiental e no desenvolvimento regional.
Continue Reading No Pará, Mapa debate o papel estratégico do cooperativismo na produção sustentável
5 meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair
O país asiático – principal comprador do produto argentino – voltou a autorizar as compras da carne argentina em março deste ano.
Continue Reading 5 meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair
Brasil deve produzir cerca de 5,42 milhões de t de carne suína em 2025, projeta ABPA
Para a exportação em 2025, a ABPA estima até 1,45 milhão de toneladas, aumento de até 7,2%. A expectativa é de embarque de até 1,55 milhão de toneladas em 2026, incremento anual de até 7%.