Amaggi investe para implantar agricultura regenerativa em larga escala; Com 19 milhões de toneladas métricas de grãos e fibras comercializados globalmente, empresa lança nova fase de seu novo modelo de produção no campo.
A gigante agrícola brasileira Amaggi, que comercializa quase 19 milhões de toneladas métricas de grãos e fibras globalmente, está lançando uma nova fase de seu programa de agricultura regenerativa como parte de seu compromisso de ajudar a desacelerar as mudanças climáticas. A agricultura regenerativa geralmente envolve proteger e restaurar a saúde do solo, o que, por sua vez, ajuda a capturar mais carbono da atmosfera para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Há décadas a empresa aplica técnicas regenerativas em suas próprias fazendas, disse em entrevista a diretora de ESG da Amaggi, Juliana Lopes. Com uma trajetória sólida e que faz parte da história e do crescimento do agronegócio no Brasil, a AMAGGI tem sido pautada pela busca constante da excelência em todas as atividades.
Agora, o programa quer se expandir, disseminando as práticas para os fornecedores de sua cadeia de valor, já que a empresa busca atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050, disse ela. A Amaggi obtém 39% de sua soja da Amazônia e 41% do Cerrado, dois biomas ameaçados que cobrem quase dois terços do país.
Especialistas dizem que mudar da agricultura convencional para a regenerativa exige investimentos em máquinas, ferramentas de precisão e consultoria especializada. Especialistas dizem que mudar da agricultura convencional para a regenerativa exige investimentos em máquinas, ferramentas de precisão e consultoria especializada. Para a Amaggi, o desafio será convencer sua rede de 6.000 fornecedores a participar, com treinamento e incentivo financeiro.
“Vamos criar uma estrutura nos próximos 12 a 24 meses para replicar o modelo”, disse Lopes. “Não será suficiente fazer isso apenas em nossas fazendas”, acrescentou, referindo-se às práticas regenerativas que a Amaggi já aplica em 369 mil hectares de áreas próprias e arrendadas.
“Não será suficiente fazer isso apenas em nossas fazendas”, acrescentou, referindo-se às práticas regenerativas que a Amaggi já aplica em 369 mil hectares de áreas próprias e arrendadas
Lopes disse que o envolvimento dos produtores que vendem à empresa é fundamental para que Amaggi atinja suas metas de redução de emissões do chamado “Escopo 3”, que se refere a emissões de integrantes de sua cadeia de fornecimento. A produção própria de grãos da companhia representa 5% de todos os volumes comercializados pela empresa, disse Lopes, enquanto os fornecedores respondem por 95%.
Rotação de culturas, plantio direto e integração de pecuária e agricultura são técnicas de agricultura regenerativa, juntamente com o uso de insumos biológicos em vez de químicos. No clima tropical do país, no entanto, substituir 100% dos produtos químicos por insumos biológicos não é viável, disse Lopes.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Por que ficar perto de um cavalo pode acalmar seu corpo? A resposta está no coração
Pesquisadores identificaram que cavalos percebem mudanças fisiológicas humanas em segundos e podem influenciar diretamente respostas ligadas ao estresse, à ansiedade e ao equilíbrio emocional.
Continue Reading Por que ficar perto de um cavalo pode acalmar seu corpo? A resposta está no coração
Mosca-da-bicheira: AIEA e FAO lançam projeto emergencial contra surto nas Américas
A iniciativa conjunta contra a mosca-da-bicheira contará com um orçamento planejado de US$ 1 milhão e vai reunir especialistas de mais de 20 países afetados – incluindo nações da América do Sul onde o parasita é endêmico.
Continue Reading Mosca-da-bicheira: AIEA e FAO lançam projeto emergencial contra surto nas Américas
Embrapa lança obras para ampliar capacidade científica no Maranhão e no Matopiba
Estrutura será instalada no campus Maracanã do IFMA, em São Luís, e ampliará a capacidade de pesquisa e inovação para a agricultura maranhense e o Matopiba.
Continue Reading Embrapa lança obras para ampliar capacidade científica no Maranhão e no Matopiba
Exportações de algodão podem atingir novo recorde em junho
Durante as últimas safras, o País consolidou sua capacidade de abastecer o mercado internacional de forma contínua ao longo do ano.
Continue Reading Exportações de algodão podem atingir novo recorde em junho
Volume exportado do café recua frente à safra anterior
O resultado reflete o efeito dos preços elevados do grão ao longo da safra 2025/26, que compensaram, em grande medida, a queda no volume exportado.
Continue Reading Volume exportado do café recua frente à safra anterior
Oferta restrita sustenta preços do arroz
Produtores seguem retraídos diante dos atuais patamares de preços do arroz, considerados insuficientes para remunerar adequadamente a atividade.





